Copa do Nordeste

Sampaio Corrêa perde para o Ceará e está eliminado da Copa do Nordeste

Tricolor tem "apagão" no segundo tempo, sofre três gols em sete minutos e cai nas quartas de final do Nordestão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Ceará e Sampaio Corrêa se enfrentaram na Arena Castelão, pelas quartas de final da Copa do Nordeste.
Ceará e Sampaio Corrêa se enfrentaram na Arena Castelão, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. (Kely Pereira / AGIF)

FORTALEZA - Não faltou disposição e entrega, mas o Sampaio Corrêa terá que adiar o sonho do bicampeonato da Copa do Nordeste para 2022. Em jogo único pelas quartas de final da competição regional, disputado na tarde deste domingo (18), a Bolívia Querida tinha uma dura missão diante do Ceará, atual campeão do Nordestão, equipe de primeira divisão do futebol brasileiro e mandante do duelo decisivo na Arena Castelão. Invicto há seis partidas na Copa do Nordeste, o Sampaio tentou impor seu ritmo e jogar de igual para igual, entretanto, o Vozão se segurou bem, mostrou sua força no segundo tempo e venceu por 3 a 0, resultado que elimina o time maranhense da "Lampions League".

Depois de um primeiro tempo equilibrado, com o Ceará tendo maior posse de bola e o Sampaio Corrêa ameaçando nos contragolpes, o Vozão pressionou na etapa final e conseguiu furar o bloqueio tricolor aos 27 minutos, após chute cruzado de Bruno Pacheco desviar em Allan Godói e parar no fundo das redes. Atrás no placar, o Sampaio se lançou todo ao ataque e pagou um preço caro por isso: com mais espaço para atacar, o Ceará fez o segundo gol com Saulo Mineiro, aos 29 minutos, enquanto Felipe Vizeu, já aos 33, fechou o placar a favor do Alvinegro, que ainda perdeu um pênalti nos acréscimos com Vina.

Eliminado da Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa registrou nesta temporada a sua segunda melhor participação na competição regional, superada apenas pela conquista do título em 2018. Já o Ceará, em busca do segundo título consecutivo no Nordestão, enfrentará o Vitória em semifinal marcada para a tarde do próximo sábado (24), novamente na Arena Castelão.

A próxima partida do Sampaio Corrêa será realizada na tarde desta quarta-feira (21), às 15h30, diante do IAPE, no Estádio Castelão, pela sétima e última rodada da primeira fase do Campeonato Maranhense. O duelo entre o Tubarão e o Canário da Ilha terá transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Também nesta quarta, mas às 19h15, o Ceará estreia na Copa Sul-Americana contra o Jorge Wilstermann, da Bolívia, na Arena Castelão.

O jogo

Focado em fazer valer o fator casa, o Ceará foi com tudo para o campo de ataque, sem deixar o Sampaio Corrêa respirar. Em menos de quatro minutos, o atacante colombiano Stiven Mendoza arriscou duas finalizações pelo Vozão, ambas saindo pela linha de fundo. Depois desses avanços do Ceará, o Sampaio tentou valorizar a posse de bola e procurar espaços na defesa alvinegra, sem muito sucesso.

Após os primeiros 15 minutos, o duelo foi marcado pelo equilíbrio na Arena Castelão, com forte marcação no meio-campo e as duas defesas anulando os ataques. Com esse cenário, as chances de gol só apareceriam em erros defensivos, o que aconteceu aos 27 minutos: após cruzamento de Bruno Pacheco, a zaga do Sampaio Corrêa não conseguiu afastar o perigo e a bola sobrou para Gabriel Dias, que chutou para fora e perdeu uma boa oportunidade pelo Ceará.

Seguro na defesa, o Sampaio Corrêa continuava trocando passes em busca de um espaço na forte marcação do Ceará. A melhor chance do Tubarão aconteceu aos 33 minutos: após Sávio cobrar escanteio e a zaga alvinegra afastar o perigo, a bola sobrou nos pés de André Luiz, que arriscou o chute e quase abriu o placar na Arena Castelão.

Ceará garante classificação com três gols em sete minutos

Assim como no primeiro tempo, o Ceará teve uma postura agressiva nos minutos iniciais da etapa final, enquanto o Sampaio Corrêa apostava na força de sua defesa. Logo aos dois minutos, Felipe Vizeu arriscou o chute e quase marcou pelo Alvinegro. Já aos sete, Pedro Naressi também teve uma boa oportunidade, que foi defendida por Mota. Pouco depois, aos 12, foi a vez de Vina arriscar o chute e parar em grande defesa do goleiro do Sampaio.

Como o Sampaio Corrêa não ameaçava muito no campo de ataque, o Ceará continuou com as linhas avançadas em busca do primeiro gol. Vina, aos 26, teve a chance de abrir o placar e acertou a trave de Mota. No lance seguinte, aos 27, a pressão do Vozão surtiu efeito após Bruno Pacheco aproveitar bate-rebate e chutar cruzado, com a bola batendo em Allan Godói e parando no fundo da rede.

Mesmo em vantagem, o Ceará não quis saber de recuar e foi ao ataque para encaminhar a classificação diante de um Sampaio Corrêa em apuros. Aos 29, Saulo Mineiro puxou o contragolpe, bateu para o gol e Mota fez a defesa, mas Mendoza pegou a sobra e serviu Saulo Mineiro, que não desperdiçou a segunda chance e marcou mais um gol para o Vozão. Já aos 33, Bruno Pacheco serviu Felipe Vizeu, que ganhou da defesa do Sampaio na grande área e finalizou bem, sem chances para Mota. Vina, aos 47, ainda perdeu um pênalti, chutando no travessão, mas o lance não fez falta para o Ceará, que comemorou a classificação em casa.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ: Richard; Gabriel Dias (Buiú), Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Pedro Naressi, Charles (Marlon), Lima (Saulo Mineiro) e Vina; Mendoza (Yony González) e Cléber (Felipe Vizeu). Treinador: Guto Ferreira

SAMPAIO CORRÊA: Mota; Sávio (Michel), Joécio, Allan Godói e Marlon; André Luiz, Ferreira (Gabriel Popó) e Eloir (Joanderson); Pimentinha (Pablo), Dudu (Jajá) e Jefinho. Treinador: Rafael Guanaes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.