Jovem talento

Após passagem pela Europa, maranhense de 14 anos fecha com o Flamengo

Nascido em Rosário, Manu chamou a atenção de Barcelona e Benfica, mas não pôde ser regularizado.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
O maranhense Manu, de apenas 14 anos, é uma das promessas das categorias de base do futebol brasileiro.
O maranhense Manu, de apenas 14 anos, é uma das promessas das categorias de base do futebol brasileiro. (Arquivo Pessoal)

RIO DE JANEIRO - Jovem promessa das categorias de base do futebol brasileiro, o maranhense Emanuel Ferreira, o Manu, de 14 anos, defenderá o time sub-15 do Flamengo a partir de abril. Nascido em Rosário, cidade a 75km de São Luís, Manu assinará contrato de formação com o Rubro-Negro após passagens pelo Barcelona, da Espanha, e pelo Benfica, de Portugal.

Leia também: Garoto maranhense vira alvo de polêmica entre Grêmio e Barcelona

Aprovado em testes no Grêmio quando tinha apenas nove anos, Manu foi convidado para realizar treinamentos no Barcelona em 2017, mas não pôde ser registrado pelo clube catalão, já que o Tricolor Gaúcho notificou os espanhóis por aliciamento: de acordo com a Fifa, um jovem com a idade de Manu não pode deixar o país por motivos futebolísticos. Depois disso, o Benfica deu uma chance ao jovem maranhense, que participou de treinos e competições não oficiais pela equipe portuguesa, mas os Encarnados também foram ameaçados de punição ao tentar regularizar Manu.

Depois de todo o impasse na Europa, o Flamengo fechou acordo com o Grêmio para regularizar Manu, com a promessa de um percentual dos direitos econômicos do jovem atleta quando ele puder assinar contrato profissional, aos 16 anos. De acordo com o pai de Manu, José Ferreira, o plano de carreira do Rubro-Negro para o maranhense também seduziu a família. O Flamengo, por sua vez, mantém a cautela: apesar de destacarem o jovem como técnico e inteligente, os responsáveis pela base da equipe carioca avaliam que Manu precisa desenvolver a parte física e evitar que a badalação precoce não atrapalhe sua formação.

Manu, por sua vez, não esconde a felicidade de voltar a jogar depois do período de inatividade causada pela ameaça de punição da Fifa e pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). "Estou muito ansioso com essa volta. Voltar a treinar, jogar, competir... Depois de um ano e meio parado, vou voltar a fazer o que eu mais amo, que é jogar futebol. Treinar sozinho não é a mesma coisa. Estou muito feliz por jogar no Flamengo", disse Manu em entrevista ao ge.

*Com informações do ge.globo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.