Série B

Com mais de 52% de chances de acesso, Sampaio Corrêa precisa de oito vitórias para carimbar vaga na Série A

Terceiro colocado da Série B, Tricolor faz as contas para voltar à elite após 34 anos.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
O Sampaio Corrêa vive grande momento no Campeonato Brasileiro Série B e está na briga por vaga na Primeira Divisão em 2021.
O Sampaio Corrêa vive grande momento no Campeonato Brasileiro Série B e está na briga por vaga na Primeira Divisão em 2021. (Lucas Almeida / L17 Comunicação / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Dono de uma grande campanha no Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa faz novas contas durante o segundo turno da competição nacional. Após chegar aos 44 pontos e garantir o primeiro objetivo na Segundona, que era evitar o rebaixamento, a Bolívia Querida projeta agora o tão sonhado acesso à Primeira Divisão, torneio que não disputa há 34 anos. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que trabalha com probabilidades na Série B, o torcedor tricolor tem motivos para ficar otimista: o Sampaio tem 52.8% de chances de integrar a elite do futebol nacional na temporada de 2021.

Atualmente na terceira colocação da Série B, o Sampaio Corrêa é um dos três times com mais de 50% de chances de acesso à Primeira Divisão, ao lado do América Mineiro, que está em segundo lugar e tem 96.1% de possibilidade de subir de divisão, e da líder Chapecoense, praticamente garantida na próxima edição da Série A, com 99.73% de chances. Quarto colocado da Segundona, o Cuiabá tem os mesmos 44 pontos do Sampaio, mas está abaixo do Tricolor na probabilidade de acesso, com 33.1% de possibilidade de encerrar a competição no G4.

O Departamento de Matemática da UFMG informa ainda que o Sampaio Corrêa precisa de mais oito vitórias em 11 jogos para confirmar o acesso sem depender de outros resultados. Com 68 pontos, destacam os matemáticos, a vaga na Série A em 2021 está garantida. A Bolívia Querida pode subir de divisão até com uma pontuação mais baixa: com 63 pontos, a chance de acesso da equipe maranhense é superior a 99%.

No momento, a única matemática que não é muito favorável ao Sampaio Corrêa é a da briga pelo título da Série B. Com 10 pontos a menos que a líder Chapecoense, o Tricolor tem apenas 1.3% de chance de faturar o quarto título nacional de sua história e o segundo nesta divisão: vale lembrar que o Tubarão conquistou a Segundona em 1972.

Sonhando alto e com a calculadora ligada, o Sampaio Corrêa volta a campo pela Série B na tarde desta sexta-feira (11), às 16h, diante do Operário Ferroviário, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa. A partida, válida pela 28ª rodada da Segundona, terá transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.