Liga de Basquete Feminino

MVP da LBF em 2019, Raphaella Monteiro está de volta ao Sampaio Basquete

Ala de 24 anos se destacou na campanha do bicampeonato brasileiro.

Imirante Esporte, com informações da LBF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Raphaella Monteiro foi eleita a melhor atleta da temporada regular da LBF em 2019.
Raphaella Monteiro foi eleita a melhor atleta da temporada regular da LBF em 2019. (Matheus Marques)

SÃO LUÍS - Atual campeão, o Sampaio Basquete sai na frente no mercado para brigar por mais um título. Depois de trazer Isabela Ramona, Tainá Paixão, Tati Pacheco e o técnico Virgil Lopez, o Tricolor anunciou nesta terça-feira (21) o retorno da melhor jogadora da última LBF CAIXA 2019, Raphaella Monteiro.

“Estou feliz em estar de volta. Vamos trabalhar por mais um ano vitorioso, visando o título. O profissionalismo, o trabalho competitivo e a receptividade dos maranhenses são coisas que contaram muito para que eu retornasse”, declarou a jogadora.

A carioca de 24 anos e 1,81m teve um 2019 de ouro. Com atuações e números consistentes, a camisa 5 liderou o Sampaio em quadra desde o começo do campeonato, especialmente no período em que as repatriadas Tainá Paixão, Clarissa e Briahanna Jackson ainda não haviam desembarcado em São Luís.

De 25 jogos, Monteiro foi a mais eficiente e a MVP em 10 deles – recordista no quesito. Terminou a campanha vitoriosa com 11,7 pontos, 7,4 rebotes, 17,6 em eficiência, 4 duplos-duplos e o segundo melhor aproveitamento de toda a LBF CAIXA nos arremessos de 2 pontos (56,3%). Também entrou no quinteto ideal da temporada, ao lado de Melisa Gretter, Izabela, Aline Moura e Érika.

Além do êxito com o clube, Raphaella integrou a Seleção medalha de ouro do PAN 2019 e bronze da Copa América. Nas últimas semanas, treina com o grupo em preparação ao Pré-Olímpico de Bourges, na França. O Brasil brigará com Austrália, Porto Rico e a seleção da casa por uma vaga em Tóquio.

Após a conquista do seu primeiro título nacional, a ala teve uma breve passagem pelo Ituano Basquete, ao lado de Tati Pacheco, quando ambas foram vice-campeãs do Campeonato Paulista.

A revelação da LBF CAIXA 2016/2017 tem quatro temporadas e dois Jogos das Estrelas no currículo – em 2019, inclusive, foi uma das capitãs, após ter sido escolhida por votação entre público geral, imprensa, técnicos e capitãs das dez equipes da LBF CAIXA. Antes de ser repatriada pelo Sampaio no ano passado, Monteiro foi campeã da Liga Portuguesa Feminina e da Supertaça lusitana em 2018 pelo União Sportiva, dos Açores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.