Série D

Maranhão Atlético perde de virada para o Atlético Cearense e está eliminado da Série D

Mesmo jogando em casa, o Quadricolor não conseguiu evitar a quarta derrota consecutiva na Quarta Divisão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Lance do jogo entre Maranhão Atlético e Atlético Cearense, no Estádio Castelão.
Lance do jogo entre Maranhão Atlético e Atlético Cearense, no Estádio Castelão. (Sebastian Neto / Maranhão Atlético Clube)

SÃO LUÍS – Atravessando um jejum de vitórias no Campeonato Brasileiro Série D, o Maranhão Atlético confirmou, nesta sexta-feira (24), a eliminação na competição nacional com duas rodadas de antecedência. Em partida válida pela quarta rodada da fase de grupos da Quarta Divisão e disputada no Estádio Castelão, o Quadricolor até teve um início promissor diante do Atlético Cearense, mas não conseguiu manter o ritmo, permitiu a reação da equipe cearense e foi derrotado por 2 a 1. Foi a quarta derrota consecutiva do Maranhão nesta edição da Série D.

De volta ao Castelão após duas partidas consecutivas como visitante na Série D, o Maranhão Atlético abriu o placar aos quatro minutos, com Isaías, que aproveitou cruzamento de Marciano e anotou o seu terceiro gol na Quarta Divisão. O Atlético Cearense, entretanto, não se abateu com a pressão inicial do MAC e buscou o empate com o zagueiro Martinez, aos 27 minutos. Na etapa final, o Maranhão voltou ao ataque, mas esbarrou em grandes defesas do goleiro Artur, enquanto o Atlético Cearense mostrou eficiência: aos 28 minutos, Danielzinho aproveitou cruzamento de Dan e anotou o gol da vitória da Águia.

Com quatro derrotas consecutivas, o Maranhão Atlético continua na última posição do Grupo 5 da Série D, sendo uma das sete equipes que ainda não pontuaram na competição nacional. O Quadricolor ainda pode alcançar a vice-liderança da chave, mas não tem chance de ficar entre os 15 melhores segundos colocados. Já o Atlético Cearense, com 12 pontos em quatro jogos e 100% de aproveitamento, está na liderança isolada do Grupo 5 e confirmou vaga para a segunda fase da Quarta Divisão de forma antecipada.

Eliminado, o time do Maranhão Atlético volta a campo no próximo domingo (2), às 17h, contra o Central (PE), no Estádio Castelão, em partida válida pela quinta rodada da primeira fase da Série D. O duelo entre o Quadricolor e a Patativa do Agreste terá transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Antes disso, no próximo sábado (1º), o Atlético Cearense recebe o Altos (PI) no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, a partir das 16h.

O jogo

Precisando da vitória para continuar com chance de classificação, o Maranhão Atlético sufocou o Atlético Cearense no início de jogo no Castelão. Aos dois minutos, Denílson serviu Marciano, que chutou forte, para fora. Pouco depois, aos quatro, o Quadricolor abriu o placar: após cruzamento de Marciano, Isaías finalizou bem, a bola bateu na trave e entrou. Everlan ainda deu um último toque para o fundo da rede, mas a arbitragem confirmou Isaías como autor do gol.

Animado pelo início avassalador, o Maranhão Atlético continuou no campo de ataque. Aos 21 minutos, Palito fez um passe na medida para chute forte de Isaías, que obrigou Artur a fazer grande defesa. O Atlético Cearense, entretanto, não se intimidou com a pressão do MAC e começou a dominar a partida: aos 23, Dan cobrou falta e Anderson Sobral cabeceou a bola na trave.

Com as linhas avançadas e pressionando o Maranhão Atlético, o Atlético Cearense conseguiu o gol de empate aos 27 minutos. Após cobrança de falta de Dan, a bola sobrou para o zagueiro Martinez, que precisou de duas tentativas para vencer Rodrigo Ramos e deixar tudo igual no Castelão. O Maranhão ainda desperdiçou uma grande oportunidade de marcar o segundo gol aos 40 minutos, com Marciano, que finalizou duas vezes e parou em duas defesas de Artur.

Maranhão para em goleiro, e Atlético consegue a virada

Os primeiros minutos do segundo tempo foram marcados pela intensidade das duas equipes, que procuravam insistentemente o segundo gol. Aos três minutos, o MAC quase balançou as redes em um erro da defesa do Atlético Cearense: após cobrança de escanteio de Everlan, Martinez desviou contra, e Artur, atento, salvou a equipe visitante. A resposta do Atlético veio aos sete, com Anderson Sobral, que recebeu passe de Dan e cabeceou por cima do gol de Rodrigo Ramos.

Desesperado em busca da vitória, o Maranhão Atlético acumulou chances perdidas no campo de ataque e transformou o goleiro Artur, do Atlético Cearense, no protagonista da partida: além de espalmar finalização de Chico Bala, aos 12 minutos, o camisa 1 da Águia freou nova tentativa de Marciano, aos 18. Com a defesa trabalhando bem, o ataque do Atlético teve tranquilidade para confirmar a virada no Castelão com Danielzinho, aos 28 minutos, aproveitando cruzamento de Dan e desviando a bola para o gol.

Com a virada do Atlético Cearense, a equipe do Maranhão Atlético se desorganizou e quase sofreu o terceiro gol aos 30 minutos, mas Rodrigo Ramos parou a finalização de Zizu. Últimas cartadas do MAC, o meia Wesley e o atacante Vitinho não conseguiram mudar o cenário da partida e evitar a eliminação precoce da equipe maranhense na Quarta Divisão.

FICHA TÉCNICA

MARANHÃO ATLÉTICO: Rodrigo Ramos; Denílson, Ramon, Robinho e Chico Bala; Willian Daltro, Jefferson Abreu, Everlan (Cleber Pereira) e Palito (Vitinho); Marciano (Wesley) e Isaías. Treinador: Lucas Andrade

ATLÉTICO CEARENSE: Artur; Ronaldo (Valclício), Martinez, Anderson Sobral e Elvis; Daniel, Danielzinho (Ronda), Caio Acaraú (Olavio) e Zizu; Dan e Rômulo. Treinador: Luan Carlos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.