SÃO LUÍS – Atual campeão maranhense, o Santa Quitéria iniciou, na tarde desta quinta-feira (28), a sua participação no Campeonato Brasileiro Feminino Série A-2, diante do Tiradentes (PI). Em partida disputada no Estádio Castelão, em São Luís, a Raposa do Baixo Parnaíba lutou muito em busca da primeira vitória na competição nacional, mas encontrou dificuldades no setor defensivo e foi derrotada por 7 a 3 pelo representante piauiense.
Mesmo jogando fora de casa, o Tiradentes ditou o ritmo e abriu o placar logo aos seis minutos, com Ferrer. Antes do intervalo, Júlia ampliou a vantagem do time piauiense, com gols aos 20 e 37 minutos. No segundo tempo, o Santa Quitéria descontou o prejuízo com Dica, aos três minutos, mas Ferrer, aos 25, e Júlia, aos 30, encaminharam o triunfo do Tiradentes.
Já na reta final de partida, o Santa Quitéria esboçou uma reação com dois gols de Mayra, aos 31 e 41 minutos. A esperança do time maranhense, entretanto, durou até os acréscimos: Yasmin marcou dois gols e confirmou a vitória do Tiradentes no Castelão.
Com a vitória em São Luís, o Tiradentes chegou aos três pontos e assumiu provisoriamente a liderança do Grupo 1 do Brasileiro Feminino A-2. Já o Santa Quitéria, sem pontos e com saldo de gols negativo, ocupa a última posição da chave, que conta com seis equipes.
O próximo compromisso do Santa Quitéria no Brasileiro Feminino A-2 será diante do Ceará, em partida que será realizada no dia 11 de abril, às 16h, no Estádio Castelão, em São Luís. O Tiradentes, por sua vez, encara o Esmac no dia 13 de abril, no Estádio Albertão, em Teresina.
Regulamento
Os 36 clubes do Brasileiro Feminino Série A-2 foram divididos em seis chaves, e se enfrentarão em turno único dentro do grupo na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançam às oitavas de final. Depois disso, as equipes jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.
Auxílio
Nos deslocamentos acima de 700 km, a CBF disponibilizará alimentação, hospedagem e 23 passagens aéreas aos integrantes da equipe, sendo que distâncias inferiores serão por via rodoviária. Além disso, o time visitante de cada partida receberá a quantia de até 5 mil reais, como ajuda de custo, e o mandante receberá até 10 mil reais, para despesas como ambulância, gandulas, arbitragem e antidoping.
Confira os grupos do Brasileiro Feminino Série A2:
Grupo 1: Ceará-CE, ESMAC-PA, Oratório-AP, Santa Quitéria-MA, São Valério-TO e Tiradentes-PI
Grupo 2: Atlético-AC, EB Sport-AM, Operário-MT, Pinheirense-PA, Porto Velho-RO e São Raimundo-RR
Grupo 3: Botafogo-PB, Canindé-SE, Cruzeiro-RN, Lusaca-BA, Náutico-PE e UDA-AL
Grupo 4: Atlético-MG, Grêmio-RS, Moreninhas-MS, Palmeiras-SP, Portuguesa-SP e Toledo-PR
Grupo 5: Aliança-GO, CRESPOM-DF, Cruzeiro-MG, Fluminense-RJ, Taubaté-SP e Vasco da Gama-RJ
Grupo 6: América-MG, Botafogo-RJ, Chapecoense-SC, Duque de Caxias-RJ, São Paulo-SP e Vila Nova-ES
Saiba Mais
- Ferroviária vence e assume liderança do Brasileiro Feminino
- São Paulo quebra hegemonia do Corinthians e fatura Supercopa Feminina
- IAPE é campeão maranhense adulto feminino e vai disputar Brasileiro e Copa do Brasil
- CBF convoca clubes das três divisões nacionais femininas para debater calendário de 2025
- Fluminense vence o Internacional nos pênaltis e conquista a Copinha Feminina
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.