Campeonato Brasileiro Série B

Sampaio Corrêa é derrotado pelo Juventude e permanece na zona de rebaixamento

Tricolor desperdiçou a chance de sair da zona da degola e se complicou na Segundona.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Juventude e Sampaio Corrêa duelaram no Estádio Alfredo Jaconi.
Juventude e Sampaio Corrêa duelaram no Estádio Alfredo Jaconi. (Arthur Dallegrave / EC Juventude)

CAXIAS DO SUL – O Sampaio Corrêa sofreu, na noite desta sexta-feira (26), mais um duro golpe na luta para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro Série B. Em um “jogo de seis pontos” contra o Juventude, que também passa por um momento delicado na Segundona, o Tricolor não conseguiu se impor em campo, encontrou dificuldades com o gramado pesado do Alfredo Jaconi e foi derrotado por 1 a 0 pelo time verde e branco, em duelo válido pela 33ª rodada da competição nacional. Foi a segunda derrota consecutiva do Sampaio, que vê as suas chances de permanência na Série B diminuírem a cada partida.

Com a forte chuva em Caxias do Sul, o time do Sampaio Corrêa não conseguiu trocar passes e pressionar o Juventude, que se defendia bem e ameaçava nos cruzamentos para a grande área. Depois de um primeiro tempo morno, os donos da casa abriram o placar aos quatro minutos da etapa final: após cobrança de falta de Hugo Sanches, a bola passou pela grande área, bateu em uma poça d’água e enganou Andrey, que não conseguiu fazer a defesa. Pressionado pelo tropeço fora de casa, o Sampaio esboçou uma pressão nos últimos minutos, mas o Juventude segurou a vitória em casa.

O tropeço no Alfredo Jaconi manteve o Sampaio Corrêa com 32 pontos, mas o time maranhense ocupa agora a 18ª posição da Série B, já que o Juventude chegou aos 35 pontos com o triunfo em casa e assumiu a 17ª colocação. O CRB, também com 35 pontos e um jogo a menos, é o primeiro time fora da zona de rebaixamento.

A próxima partida do Sampaio Corrêa na Série B será na próxima sexta-feira (2), às 21h30, contra o CSA, no Estádio Castelão, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Antes disso, na quinta-feira (1º), o Juventude recebe o Brasil de Pelotas no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

O jogo

Com o gramado do Alfredo Jaconi castigado por uma forte chuva, Juventude e Sampaio Corrêa começaram o jogo em um ritmo lento. Em um dos raros momentos em que conseguiu passar pela marcação dos donos da casa e pelas poças d’água, o Tricolor quase abriu o placar: aos 11 minutos, Mateusinho arriscou da entrada da área, Douglas Silva espalmou, e Uilliam não conseguiu concluir o rebote para o gol.

Mesmo jogando em casa, o Juventude não conseguia se impor diante do Sampaio Corrêa, que aproveitava o campo pesado para fechar os espaços dos atletas do Alviverde. Os donos da casa, entretanto, conseguiram uma jogada perigosa aos 25 minutos, com Lucas, que recebeu passe de Elias e chutou forte, obrigando Andrey a fazer uma defesa difícil.

Na reta final do primeiro tempo, as duas equipes se soltaram mais e criaram chances para abrir o placar. Aos 35 minutos, Elias arriscou pelo Juventude, em chute de fora da área, e a bola passou perto do canto esquerdo de Andrey. A resposta do Sampaio veio aos 41, com Bruno Moura, que recebeu passe de Fernando Sobral e chutou forte, assustando Douglas Silva, que defendeu no susto, com o peito.

Juventude abre placar em gol de falta e segura pressão do Sampaio

Antes que o cenário se desenhasse no segundo tempo, um lance curioso mudou o jogo a favor do Juventude. Aos quatro minutos, Hugo Sanches cobrou falta para a grande área, a bola passou por todo mundo, bateu em uma poça d’água e foi parar no gol, após passar por baixo de Andrey. No prejuízo, o Sampaio tentou uma resposta aos 12 minutos: Jocinei, quase do meio-campo, bateu forte e tentou surpreender Douglas Silva, que estava atento e fez a defesa em dois tempos.

Com a vantagem e o gramado pesado, o Juventude abriu mão do ataque e passou a proteger o seu campo, enquanto o Sampaio Corrêa, mesmo com maior posse de bola, sofria para encaixar algumas jogadas. Mateusinho, aos 23, teve a chance do empate pelo Tricolor, mas finalizou em cima dos defensores alviverdes.

Depois de muita espera, o Sampaio Corrêa finalmente encaixou um contragolpe aos 37 minutos, mas a jogada não terminou do jeito que o Tricolor esperava. Após erro do Juventude, Fernando Sobral avançou com a bola e serviu Mateusinho, que demorou para concluir, ficou sem ângulo e chutou para fora. Nos acréscimos, até o goleiro Andrey apareceu na grande área para tentar o gol de empate do Sampaio, que não saiu, para festa da torcida do Juventude.

FICHA TÉCNICA

JUVENTUDE: Douglas Silva; Felipe Mattioni, Micael, Bonfim e Matheus Bertotto; Rodrigo, Lucas, Caio Rangel (Gabriel Valentini) e Denner (Tony); Hugo Sanches e Elias (Douglas Kemmer). Treinador: Luiz Carlos Winck

SAMPAIO CORRÊA: Andrey; Bruno Moura, Odair, Joécio e Julinho; Adílson Goiano, Diego Silva (Jocinei), Fernando Sobral e Danielzinho (Esquerdinha); Mateusinho e Uilliam (Jheimy). Treinador: Marcinho Guerreiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.