Campeonato Brasileiro Série B

Sampaio Corrêa perde para o Brasil de Pelotas e se afunda na zona do rebaixamento

Com mais uma derrota em casa, o Tricolor se complicou na luta pela permanência na Série B.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h17
Sampaio Corrêa e Brasil de Pelotas se enfrentaram no Castelão.
Sampaio Corrêa e Brasil de Pelotas se enfrentaram no Castelão. (Lucas Almeida / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS – Mais uma vez, o Sampaio Corrêa decepcionou o seu torcedor no Estádio Castelão e sofreu uma derrota que atrapalha muito os planos de permanência no Campeonato Brasileiro Série B para a próxima temporada. Em partida válida pela 25ª rodada da Segundona e disputada na noite desta terça-feira (4), a Bolívia Querida voltou a cometer erros no setor defensivo, perdeu por 2 a 1 para o Brasil de Pelotas e ficou ainda mais distante de deixar a zona de rebaixamento da competição nacional.

Jogando em casa, o time do Sampaio Corrêa apresentou pouca criatividade ofensiva no primeiro tempo e foi castigado pelo Brasil de Pelotas, que não foi brilhante, mas esbanjou eficiência: Michel, aos 27 minutos, recebeu cruzamento de Lourency e abriu o placar para o Xavante. Na segunda etapa, o Brasil segurou a pressão do Sampaio, que acertou duas bolas na trave, e encaminhou a vitória aos 17 minutos, com mais um gol de Michel. Apesar de reagir rápido e diminuir o prejuízo com um gol do zagueiro Odair Lucas aos 20, o Sampaio não teve forças para buscar a virada em casa.

Com apenas 21 pontos em 25 jogos e apenas uma vitória nas últimas 15 rodadas, o Sampaio Corrêa permanece na penúltima posição da Série B, tendo a mesma pontuação do lanterna Boa Esporte. O Brasil de Pelotas, por sua vez, chegou aos 28 pontos e ocupa agora a 16ª colocação, fora da zona de rebaixamento.

O Sampaio Corrêa volta a campo na noite deste sábado (8), às 19h, em partida válida pela 26ª rodada da Série B. Desta vez, a equipe maranhense enfrenta a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Também neste sábado, mas às 16h30, o Brasil de Pelotas encara o Londrina, em duelo que será disputado no Estádio do Café.

O jogo

Pressionados pela ameaça do rebaixamento na Série B, Sampaio Corrêa e Brasil de Pelotas não se arriscaram muito nos primeiros minutos de partida no Castelão. Empurrado pela torcida, o Tricolor tentou valorizar a posse de bola e arriscar algumas jogadas pelas pontas, mas o Xavante, bem posicionado, neutralizou as primeiras tentativas dos donos da casa. Apesar do controle defensivo, o Brasil não conseguiu se impor no campo de ataque.

Com dificuldades para criar jogadas, o Sampaio Corrêa mudou o estilo de jogo e apostou nos cruzamentos para a grande área, principalmente com Jocinei. O Brasil de Pelotas, entretanto, cortou todas as tentativas tricolores e ainda abriu o placar na primeira grande chance da partida: aos 27 minutos, Lourency passou como quis por Luis Gustavo e cruzou na medida para Michel, que desviou de cabeça para o gol, sem chances para Busatto.

Mesmo sem muita criatividade no ataque e tendo que lidar com as saídas do zagueiro Rogério e do lateral Julinho, lesionados, o Sampaio Corrêa esboçou uma pressão na reta final do primeiro tempo. Aos 41 minutos, Bruninho deu um passe na medida para Matheusinho, que desperdiçou a chance. Pouco depois, aos 46, Matheusinho teria nova oportunidade, após grande jogada de Fernando Sobral, mas Marcelo Pitol fez grande defesa e garantiu a vantagem parcial do Brasil de Pelotas.

Sampaio Corrêa pressiona, mas Brasil garante vitória

Depois de um primeiro tempo apático, o Sampaio Corrêa voltou com outra postura para a etapa final. Logo aos dois minutos, Uilliam ganhou a disputa contra os defensores do Brasil de Pelotas, finalizou de longe e acertou o travessão de Marcelo Pitol. Pouco depois, aos 10, Jocinei cobrou falta com força e também parou na trave. Dois minutos depois, Fernando Sobral chutou da entrada da área, Marcelo Pitol fez a defesa parcial, a bola foi em direção ao gol, mas Rafael Dumas dividiu com o meia do Sampaio e manteve a bola em cima da linha, até que Pitol ficasse com ela.

Quando o empate do Sampaio Corrêa parecia questão de tempo, o Brasil de Pelotas esfriou o ânimo da torcida tricolor. Aos 17 minutos, Michel aproveitou cobrança de escanteio e anotou o segundo gol do Xavante. A Bolívia Querida, porém, reagiu rápido: aos 20 minutos, Marcos Aurélio cobrou falta para a grande área, Marcelo Pitol não conseguiu fazer o corte, e a bola sobrou para Odair Lucas, que diminuiu o prejuízo tricolor.

O gol animou o Sampaio Corrêa, que foi ao ataque e pressionou o Brasil de Pelotas em busca do empate. Apesar das tentativas, a Bolívia Querida não conseguiu furar o bloqueio do Xavante e ainda ficou exposto na defesa: aos 43 minutos, Léo Bahia foi lançado em profundidade, bateu na saída de Busatto e acertou o travessão. Nos acréscimos, Odair Lucas recebeu passe de Uilliam e teve a chance do empate, mas finalizou para fora e não conseguiu evitar mais uma derrota tricolor na Segundona.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Busatto; Luis Gustavo, Rogério (Odair Lucas), Maracás e Julinho (Bruno Moura); Adílson Goiano, Jocinei e Fernando Sobral; Matheusinho, Bruninho (Marcos Aurélio) e Uilliam. Treinador: Paulo Roberto

BRASIL DE PELOTAS: Marcelo Pitol; Éder Sciola, Leandro Camilo, Rafael Dumas e Alex Ruan; Leandro Leite, Itaqui (Gilson), Valdemir e Pereira (Diego Miranda); Lourency e Michel (Léo Bahia). Treinador: Rogério Zimmermann

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.