Proposta

Deputado quer mudar nome do Castelão para Herbert Fontenele

Edilázio Júnior sugeriu mudança de nome ao maior templo do esporte maranhense.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
Deputado Edilázio Junior quer mudar nome do Estádio Castelão.
Deputado Edilázio Junior quer mudar nome do Estádio Castelão. (Kristiano Simas/Agência AL)

SÃO LUÍS – O maior templo do esporte maranhense é o Estádio Governador João Castelo, chamado carinhosamente como Castelão. No entanto, a praça esportiva poderá ter seu nome modificado para Herbert Fontenele, em homenagem ao cronista esportivo que morreu na última terça-feira (16) em decorrência de complicações de um câncer de próstata. Pelo menos esta é a proposta do deputado estadual Edilázio Júnior (PV).

De acordo com o parlamentar, a mudança de nome seria uma justa homenagem ao “comentarista do povão”, além de uma forma de se “adequar” à Constituição. Isso porque, segundo a Constituição, é proibido colocar nomes de pessoas vivas em logradouros públicos.

“Fiz uma indicação para que o Estádio Castelão passasse a se chamar Herbert Fontenele. O que acontece é que a Constituição estadual e federal veda o nome de pessoas vivas em logradouros públicos. O nome popular Castelão ninguém vai poder tirar, como é o Maracanã. O nome do Maracanã é Mário Filho. Então, eu acho justo nós colocarmos o nome físico do estádio de Herbert Fontenele. Ele passou toda a vida dele ali. Ele participou da construção do estádio. Passou toda sua vida em campo entrevistando os jogadores ou em uma cabine de radio transmitindo. Acho que é uma homenagem justa. Vamos aguardar o governador Flávio Dino para ver se ele aceita fazer esta homenagem e compartilha desta ideia para que possamos prestar essa homenagem a este grande cronista esportivo que nós perdemos”, disse Edilázio Junior em entrevista à rádio Mirante AM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.