Troféu Mirante

Recordista do Troféu Mirante revela os segredos para vencer

Mesa-tenista Jaynara Macedo conquistou seis vezes o Troféu Mirante.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47

SÃO LUÍS – O Troféu Mirante Esporte chega à sua décima edição. A maior premiação do esporte maranhense ocorrerá no próximo dia 29, no Teatro Arthur Azevedo, e será o momento de serem conhecidos os melhores atletas de 2014. E, como o Troféu Mirante Esporte completa dez anos, o Imirante.com, em parceria com o jornal O Estado, preparou reportagens especiais sobre a premiação que vão ao ar a partir desta sexta-feira (9). A primeira delas você confere abaixo. Boa leitura.

 Jaynara Macedo é recordista do troféu Mirante Esporte: seis conquistas. (Foto: Divulgação)
Jaynara Macedo é recordista do troféu Mirante Esporte: seis conquistas. (Foto: Divulgação)

Ela tem apenas 22 anos, mas uma história grandiosa no esporte maranhense. Contabiliza feitos marcantes no tênis de mesa. Já foi campeã brasileira, medalhista na Copa Brasil, tem simplesmente 23 medalhas nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), foi indicada para seletiva Sul-Americana, é hexacampeã maranhense e, além de tudo isso, é a maior vencedora do Troféu Mirante Esporte com seis títulos. Esta é Jaynara Souza de Macedo.

Para se ter ideia do que esta bela jovem representa para o tênis de mesa maranhense, basta dizer que ela venceu seis das nove edições do Troféu Mirante Esporte. E qual seria o segredo para tanto sucesso? A recordista mostra humildade e destaca o fator determinação.

“O segredo para vencer é ter determinação e garra. É você acreditar em si mesmo de que é capaz, dando sempre o seu melhor. Na mesa nada está perdido, tudo pode acontecer e a situação do jogo mudar totalmente. Aí é que vem a garra e concentração, pois é nessa perseverança que as coisas dão certo e você acaba vencendo. Receber o Troféu Mirante Esporte é grandioso. É ter a resposta de que todo o seu esforço e treinamento durante o ano valeu a pena. O troféu não representa um simples objeto. Na verdade, representa a maior de todas as vitórias do ano”, disse.

Da primeira conquista de Jaynara no Troféu Mirante Esporte, em 2005, já são dez anos. De lá para cá, muita coisa mudou. Aquela menina, promessa do tênis de mesa maranhense, cresceu e virou mulher. Já não se dedica exclusivamente aos treinamentos. Tornou-se enfermeira, mas não abandou o esporte.

“O tênis de mesa faz parte da minha vida desde os 10 anos. Me ajudou a ter disciplina e foco em qualquer coisa que eu faça na minha vida. Me ajudou a fazer novas amizades, conhecer muitos lugares, a ser reconhecida pelas conquistas que tive. A saber respeitar todas as pessoas que me rodeiam, dentro e fora das mesas. Me deu oportunidades como bolsas escolares, empregos, etc. Atualmente, curso Educação Física pelo amor ao esporte afim de querer contribuir profissionalmente as novas gerações que virão”, comentou.

 Jaynara Macedo venceu Troféu Mirante pela última vez em 2012. (Foto: Divulgação)
Jaynara Macedo venceu Troféu Mirante pela última vez em 2012. (Foto: Divulgação)

Troféu Mirante Esporte

Uma das histórias mais marcantes na vida de Jaynara Macedo foi ter tido a oportunidade de concorrer e vencer o Troféu Mirante Esporte. A mesatenista reconhece o valor que a maior premiação esportiva do Estado teve em sua vida. Para ela, é uma forma de reconhecimento para o atleta que se dedica a cada dia para fazer o melhor.

“O Troféu Mirante é muito importante, pois já que é a maior premiação local para o atleta. Com certeza a principal contribuição é no intuito de abrir portas para o patrocínio, que é a grande dificuldade dos atletas maranhenses. Sendo premiado, você fica mais divulgado e facilita o reconhecimento do seu trabalho no esporte”, afirmou a recordista do troféu.

Sobre a premiação, Jaynara sorri ao recordar das edições que participou. A primeira, em 2005, foi inesquecível. “O primeiro troféu foi bem legal, mas eu estava muito nervosa, pois eu era uma das mais novas que concorria ao Troféu Mirante. Na verdade, eu estava meio assustada, pois o auditório estava muito lotado. Também lembro que não fui com um salto muito confortável e fiquei com medo de tropeçar quando subisse ao palco (risos). Mas, graças a Deus, apesar da leve timidez, deu tudo certo. E eu acho esse troféu o mais bonito”, destacou.

Recado

Em sua décima edição, o Troféu Mirante Esporte premiará atletas de 25 modalidades. Ao todo, 77 desportistas foram indicados pelas federações esportivas. Para estes atletas, a recordista de conquistas do troféu manda um recado.

“Não importa o resultado da premiação. Só em estar sendo indicado como um dos favoritos da modalidade já é uma grande vitória. Eu desejo ainda mais sucesso e medalhas douradas a todos, que continuem seus treinamentos e dando o seu melhor em tudo, pois a recompensa sempre vem”, concluiu Jaynara Macedo.

BATE-BOLA

Hobby: jogar tênis de mesa

Decepção: Não ter tido um patrocínio para disputar ainda mais jogos

Sonho: Em ter um centro de treinamento de tênis de mesa, incluindo lutas e danças

Realização: Estou cursando Educação Física e trabalhando no meio esportivo

Paixão: fascinada por esportes e por viagens

Medo: de não conseguir realizar todos os meus sonhos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.