Liga de Basquete Feminino

David Pelosini destaca "casca" do Sampaio Basquete após vitória em clássico

A Bolívia Querida derrotou o Unimed Campinas e continua na liderança da LBF 2025.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

David Pelosini, técnico do Sampaio Basquete.
David Pelosini, técnico do Sampaio Basquete. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - O Sampaio Basquete venceu o clássico contra o Unimed Campinas por 60 a 56 na noite desta quinta-feira (22), no Ginásio Costa Rodrigues, e permanece na liderança isolada da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2025. Em entrevista ao Imirante Esporte após a partida, o técnico David Pelosini destacou a eficiência da Bolívia Querida nos momentos decisivos diante da equipe campineira, minimizou os momentos de instabilidade no confronto e falou sobre as dificuldades encontradas pelo Tricolor em meio ao returno da competição nacional, com pouco tempo para treinamentos e adaptação das últimas atletas contratadas.

"A casca desse time foi fundamental para a vitória, é um time experiente que sabe o que fazer na hora da decisão, com muita qualidade. Tivemos algumas oscilações por causa da demanda dos treinamentos intensos da semana, a gente meio que desconsiderou o jogo já pensando na Copa LBF, pois temos três jogadoras que acabaram de chegar, duas delas com mais jogos do que treinos (Thayná e Letícia Josefino) e uma que só treinou e foi para o jogo (Isabela Jourdain). Além disso, enfrentamos um time que é campeão paulista, que está treinando junto a temporada inteira, e esse sincronismo que elas jogam fez com que o jogo ficasse bom. Nosso time tem uma qualidade ímpar, mas o conjunto do adversário e o momento de estresse físico que estamos passando, por mais que isso já fosse previsto, fizeram que o jogo ficasse bom", declarou David Pelosini.

Além disso, David Pelosini detalhou os ajustes do Sampaio Basquete para a Copa LBF, competição de intertemporada que reúne os quatro melhores times do primeiro turno da LBF nos dias 31 de maio e 1º de junho, no Ginásio Castelinho, em São Luís. O treinador falou da importância de uma preparação intensa em busca do inédito título da Bolívia Querida e lamentou a ausência da pivô Gabi Guimarães, que está a serviço da Seleção Brasileira Feminina 3x3 no Torneio Qualificatório para a Copa do Mundo.

"A Copa LBF é um torneio curto, de duas partidas muito intensas. Se a gente não simular isso antes, duas ou três vezes, a gente não vai estar preparado para o que precisa ser feito. Temos esse desafio de ter pouco tempo com o time todo junto, temos o desfalque da Gabi, três atletas acabaram de chegar, e agora a gente precisa correr contra o tempo. Se a gente não chega em condições totais em todos os aspectos do jogo, será complicado. Não basta só ter excelentes jogadoras, precisamos ter tempo de trabalho, e agora acho que vamos conseguir isso", afirma o treinador.

A vitória diante do Unimed Campinas foi importante para o Sampaio Basquete manter a primeira colocação da LBF 2025. A Bolívia Querida tem 13 vitórias em 15 partidas e registra aproveitamento de 86.7%, enquanto o vice-líder SESI Araraquara soma 11 vitórias após 13 duelos e tem 84,6% de aproveitamento.

O Sampaio Basquete volta a jogar pela LBF 2025 na noite da próxima terça-feira (27), às 19h30, diante do Santo André, no Ginásio Castelinho, no último compromisso da equipe tricolor antes da disputa da Copa LBF. A partida terá transmissão ao vivo no canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinicius e comentários de Gustavo Arruda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.