RIO DE JANEIRO - O pivô maranhense Ruan Miranda ajudou o Flamengo a conquistar, no último sábado (19), o bicampeonato da Champions League das Américas de Basquete (BCLA). Em decisão realizada no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro teve uma atuação de altíssimo nível e venceu o Boca Juniors, da Argentina, por 83 a 57, contando com uma performance excelente de Ruan, que atuou por pouco mais de 26 minutos e chegou perto de um duplo-duplo, após marcar 11 pontos e pegar nove rebotes.
Ruan Miranda conquistou a Champions League das Américas de Basquete pela segunda vez na carreira. Em 2021, o pivô maranhense estava no elenco do Flamengo que venceu a decisão contra o Real Estelí, da Nicarágua. A Champions das Américas também é o segundo título de Ruan desde que retornou ao Rubro-Negro: em fevereiro, o camisa 30 foi o cestinha da equipe carioca na vitória por 64 a 61 sobre o Minas na grande decisão da Copa Super 8, que reúne os oito melhores times do 1º turno do Novo Basquete Brasil (NBB).
"Ainda sem acreditar que sou bicampeão da BCLA! Eu disse que voltei para ganhar tudo no Flamengo, e faltam mais dois títulos", celebrou Ruan Miranda em seus perfis nas redes sociais, se referindo ao NBB, cujos duelos das oitavas de final já começam nesta quarta-feira (23), e ao Mundial de Clubes de Basquete, que será realizado em Singapura, em data a ser definida.
Talento maranhense
Sobrinho da multicampeã Iziane Castro, Ruan Miranda defende o Flamengo pela segunda vez na carreira. O pivô de 23 anos chegou ao Rubro-Negro ainda jovem, após uma rápida passagem pelo time masculino do Sampaio Basquete, e conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, maior torneio de basquete do continente. Ruan, no entanto, teve pouco espaço na equipe profissional do Flamengo no início da carreira e foi mais acionado em torneios como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), principal competição de base da modalidade no país.
Sem espaço no Flamengo, Ruan Miranda foi para o Cerrado Basquete, onde faturou os prêmios de MVP (jogador mais valioso) da LDB e Destaque Jovem da temporada 2022/23. Em seguida, o pivô fechou com o Paulistano, sagrando-se campeão da LDB 2023 e do Campeonato Paulista de Basquete antes de acertar transferência para o Capitanes de Ciudad de México, equipe que disputa a Liga de Desenvolvimento da NBA (G-League). Após uma temporada no Capitanes, Ruan permaneceu no México para disputar a liga local pelo Astros de Jalisco antes de confirmar o retorno ao Flamengo.
Além de se destacar em suas passagens por clubes, Ruan Miranda brilhou ainda em competições pela Seleção Brasileira de Basquete 3x3. O pivô maranhense ajudou o Brasil a conquistar a inédita quarta colocação na Copa do Mundo da modalidade e defendeu o país nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Já em 2022, no 5x5, Ruan foi campeão do Globl Jam com a Seleção Brasileira Sub-23, sendo titular nas cinco partidas do torneio disputado em Toronto, no Canadá. No final de 2024, o pivô foi convocado pela Seleção Brasileira para jogos das Eliminatórias da AmeriCup, contra Uruguai e Panamá.
Saiba Mais
- Ruan Miranda destaca emoção e protagonismo em título do Flamengo na Copa Super 8
- Pivô maranhense Ruan Miranda é decisivo em título do Flamengo na Copa Super 8
- Flamengo avança na "Libertadores" do basquete com brilho maranhense
- Com maranhense em quadra, Brasil vence o Panamá nas Eliminatórias da Americup
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.