SÃO LUÍS - O Sampaio Basquete está em sua segunda semana de pré-temporada, de olho na estreia na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2025, diante do Cerrado Basquete-DF. Contratado para ser o técnico da Bolívia Querida nesta edição da competição nacional, David Pelosini concedeu entrevista à TV Mirante, onde comemorou o acerto com a equipe maranhense, falou sobre o estilo de jogo que deseja implementar no Tricolor e ressaltou a importância da dedicação defensiva em busca do título nacional.
"Estou muito feliz em ser recebido pelo Sampaio Basquete e pelo Murilo (Dias, presidente) ter confiado a mim essa difícil missão, que é ser campeão da LBF. No basquete brasileiro, normalmente se jogam com três pequenas e duas grandes, e nosso time vai ter duas pequenas e três grandes na maior parte da temporada. Você encontra algumas vantagens nessa característica muito peculiar, alguns times internacionais jogam dessa forma e vejo que o Brasil tem tudo para jogar dessa forma, desde que os trabalhos de base entendam que jogadoras maiores nem sempre têm essa característica de jogar de pivô. Quanto mais a gente conseguir desenvolver o basquete nesse sentido, mais perto das grandes potências a gente vai estar, e o Sampaio vai me dar essa possibilidade. Você, como técnico, tem que lidar com as peças que tem, e nós temos um time grande e atlético. Meu primeiro pedido para elas é ser a melhor defesa da LBF, depois nós vamos ver o resto. Gosto muito desse mundo defensivo, é uma característica minha", afirma David Pelosini, que chega ao Sampaio Basquete após trabalhar nas categorias de base e na equipe profissional masculina do Pinheiros.
Além disso, David Pelosini explicou como vai executar os treinamentos no Sampaio Basquete e falou sobre as suas características na beira da quadra, destacando que é importante deixar as atletas concentradas e confiantes em busca das melhores tomadas de decisões nas partidas.
"Sou um treinador muito exigente e positivo no treino, mas nos jogos eu sou mais acolhedor. O basquete é um esporte de moral e personalidade, e a minha principal função é dar essa moral, dar informação e mostrar qual é o caminho. Não tenho todas as soluções, a jogadora quando está lá na quadra é quem toma a decisão, a solução final, e o meu papel é mostrar o caminho, como a gente pode sair vitorioso e pensar um jogo de cada vez", explica o treinador.
Sampaio Basquete e Cerrado Basquete se enfrentam na noite da próxima segunda-feira (10), a partir das 19h30, no Ginásio Castelinho, em São Luís, em duelo que terá transmissão ao vivo no canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinícius e comentários de Gustavo Arruda.
Saiba Mais
- Após bater último invicto, Sampaio se prepara para desafio no Sul
- AO VIVO E COM IMAGENS: Sampaio Basquete x SESI Araraquara
- Sampaio Basquete conclui preparação para encarar o SESI Araraquara no Castelinho
- Sampaio Basquete terá desafio gigante em jogaço que promete
- Sassá desabafa após lesão, agradece carinho dos torcedores e projeta futuro no Sampaio Basquete
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.