Série C

Sampaio Corrêa busca empate fora de casa contra o Ferroviário, mas continua no Z4 da Série C

Bolívia Querida é dominante no segundo tempo, porém, não consegue a virada e permanece em situação delicada na Terceirona.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 05/08/2024 às 22h08
Ferroviário e Sampaio Corrêa se enfrentaram no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.
Ferroviário e Sampaio Corrêa se enfrentaram no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. (Lenilson Santos / Ferroviário AC)

FORTALEZA - Precisando de uma vitória para sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro Série C, o Sampaio Corrêa enfrentou o Ferroviário na noite desta segunda-feira (5), no Estádio Presidente Vargas, em duelo válido pela 16ª rodada da competição nacional. Diante de um adversário que contou com o apoio da torcida e também tem o objetivo de escapar da queda para a Série D, o Sampaio mostrou poder de reação, foi dominante no segundo tempo, mas teve que se contentar com o empate por 1 a 1, que mantém a equipe maranhense em estado de alerta na Terceirona.

Jogando em casa, o Ferroviário foi para cima do Sampaio Corrêa no primeiro tempo, explorando principalmente as jogadas aéreas. Em um desses lances, a equipe cearense abriu o placar aos 30 minutos, com Marcelinho, que aproveitou cobrança de escanteio de Nicholas e cabeceou livre na pequena área. Na segunda etapa, no entanto, o Sampaio melhorou de produção, contando principalmente com uma atuação inspirada do atacante Vitinho, que fez bela jogada individual aos 13 minutos e deu um passe na medida para João Felipe deixar tudo igual no Presidente Vargas. Depois disso, a Bolívia Querida intensificou a pressão sobre o Ferroviário, mas desperdiçou várias oportunidades de gol em sequência e não conseguiu a virada.

O empate no Presidente Vargas mantém Ferroviário e Sampaio Corrêa na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro Série C, restando três rodadas para o encerramento da fase classificatória. O Ferroviário, com 14 pontos, está na 19ª e penúltima posição da competição nacional, enquanto o Sampaio, que tem 15 pontos, subiu para o 17º lugar da Terceirona.

Agora, o Sampaio Corrêa terá uma semana de preparação para mais um importante duelo na luta pela permanência na Série C. A Bolívia Querida enfrenta o ABC na noite do próximo sábado (12), às 20h, no Estádio Castelão, com transmissão da rádio Mirante News FM e cobertura completa do Imirante Esporte. O Ferroviário, por sua vez, fará mais um confronto direto para escapar do Z4, desta vez contra o Caxias, em duelo marcado para a noite deste sábado (10), às 19h30, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

O jogo

Nos primeiros instantes de partida no Presidente Vargas, o Sampaio Corrêa tentou explorar as jogadas rápidas com Pimentinha, mas o Ferroviário, além de marcar firme, também levava perigo em suas investidas. Logo aos sete minutos, Ciel fez o desvio de cabeça após cobrança de escanteio, e a bola passou perto do gol. Já aos 11, Marcelinho arriscou de longe, e Rafael Mariano, bem posicionado, segurou firme.

Depois de segurar a pressão inicial do Ferroviário, o Sampaio Corrêa valorizou a posse de bola e tentou criar oportunidades de gol. Aos 21 minutos, Gabriel Silva aproveitou sobra de bola em cobrança de falta e chutou forte, porém, a zaga da equipe cearense conseguiu travar a finalização.

Quando o Sampaio Corrêa parecia ter equilibrado o jogo, o Ferroviário mostrou a sua força: aos 30 minutos, Nicholas cobrou escanteio, Rafael Mariano não conseguiu afastar, e Marcelinho, livre na pequena área, cabeceou para o gol. Depois disso, o Sampaio voltou a explorar as jogadas com Pimentinha, porém, o Ferroviário se manteve em vantagem ao fim do primeiro tempo.

Sampaio busca empate e desperdiça chances de virar o jogo

Com foco em resolver o jogo o quanto antes, o Ferroviário foi para cima do Sampaio Corrêa no início do segundo tempo. Aos seis minutos, Nicholas chutou forte, a bola desviou na zaga da Bolívia Querida, e Rafael Mariano fez uma defesa espetacular para evitar o segundo gol da equipe cearense. O Sampaio, porém, não se abateu com a iniciativa dos donos da casa e chegou ao empate aos 13 minutos: após bela jogada individual, Vitinho fez o cruzamento na medida para João Felipe, que se antecipou aos zagueiros e desviou para as redes.

Depois do empate, o Ferroviário tentou equilibrar novamente o confronto, mas o Sampaio Corrêa, além de controlar a pressão, começou a levar perigo nos contragolpes. Aos 27 minutos, Vitinho cruzou para João Felipe, que não conseguiu cabecear com firmeza e mandou a bola para fora.

Na reta final do jogo, o Ferroviário começou a apresentar sinais de cansaço e permitiu espaços ao Sampaio Corrêa, que criou várias oportunidades em busca da virada. Vitinho, aos 45 minutos, bateu na saída do goleiro Geaze e acertou a trave direita. Em seguida, aos 47, foi a vez de Ferreira aparecer livre na grande área, chutar cruzado e parando em grande defesa de Geaze. Por fim, aos 48, Rafael Luiz recebeu um passe na entrada da área e arriscou o chute colocado, mas a bola foi para fora, e o Sampaio teve que se contentar com o empate.

FICHA TÉCNICA

FERROVIÁRIO: Douglas Dias (Geaze); Igor Dutra, Léo Gobo, Bruno Reis e Mattheus Silva; Robson Lopes, Renan Luís (Vinícius Alves) e Nicholas (Romarinho); Gabryel Martins (Lincoln), Marcelinho (Kiuan) e Ciel. Treinador: Paulinho Kobayashi

SAMPAIO CORRÊA: Rafael Mariano; Rafael Luiz, Betão, Fábio Aguiar e Itambé (Thallyson); Cavi, Jhonata Varela (Ferreira) e Gabriel Silva (Nadson); Pimentinha, Roney (Vitinho) e João Felipe (Renan Gorne). T: Felipe Surian

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.