Série D

Maranhão Atlético perde para o Tocantinópolis no Nhozinho Santos

Quadricolor continua na liderança do Grupo 2 da Série D, mas vê rivais se aproximando na classificação.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 02/06/2024 às 18h59
Lance da partida entre Maranhão Atlético e Tocantinópolis, pela sexta rodada da Série D.
Lance da partida entre Maranhão Atlético e Tocantinópolis, pela sexta rodada da Série D. (Iury Oliveira / Maranhão Atlético Clube)

SÃO LUÍS - Líder isolado do Grupo 2 do Campeonato Brasileiro Série D, o Maranhão Atlético enfrentou o Tocantinópolis na tarde deste domingo (2), no Estádio Nhozinho Santos, em duelo válido pela sexta rodada da competição nacional. Mirando um bom resultado em casa para manter a boa vantagem em relação aos rivais do grupo, o Quadricolor criou várias oportunidades de gol, mas o Tocantinópolis se segurou bem, foi eficiente no ataque e garantiu a vitória por 1 a 0, para frustração da torcida do MAC.

Desde o começo de partida no Nhozinho Santos, o Maranhão Atlético dominou as ações diante do Tocantinópolis, mas a pontaria do ataque quadricolor não era das melhores. Com uma defesa firme, o TEC avançou suas linhas e abriu o placar aos 28 minutos, em um belo chute de Bismarck, aproveitando erro do MAC na saída de bola. Já no segundo tempo, o Maranhão teve maior posse de bola e pressionou em busca do empate, porém, o Tocantinópolis aguentou firme e conquistou a vitória fora de casa.

Mesmo com a derrota em casa, o Maranhão Atlético permanece na liderança do Grupo 2 da Série D, entretanto, a distância para os rivais foi reduzida. O Quadricolor tem 12 pontos, dois a menos em relação a River e Tocantinópolis, que encerra a rodada na terceira colocação, dentro da zona de classificação para a segunda fase da competição nacional.

O Maranhão Atlético volta a campo pela Série D na tarde do próximo sábado (8), às 16h, diante do Altos, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, com cobertura completa do Imirante Esporte e da rádio Mirante News FM. O Tocantinópolis, por sua vez, encara o Águia de Marabá no próximo domingo (9), a partir das 16h, no Estádio Ribeirão.

O jogo

Disposto a fazer a festa da torcida e confirmar o favoritismo, o Maranhão Atlético precisou de pouco tempo de jogo para pressionar o Tocantinópolis. Logo aos seis minutos, Adeilson arriscou o chute, e a bola passou perto do gol. Já aos 13, Felipe Cruz aproveitou cobrança de escanteio de André Radija e cabeceou para fora. Pouco depois, aos 14, Adeilson fez bela jogada individual, passou por três marcadores do TEC, chutou e quase abriu o placar para o Quadricolor.

Sem diminuir o ritmo, o Maranhão Atlético chegou novamente com perigo aos 23: Ronald aproveitou o espaço e arriscou o chute, para grande defesa do goleiro Anderson Testa. Depois disso, o Tocantinópolis avançou e conseguiu equilibrar o confronto: aos 25, Tiaguinho foi lançado por Everson Bilau e fez o desvio de cabeça, mandando a bola pela linha de fundo. Já aos 28, o TEC abriu o placar com Bismarck, que aproveitou erro de Vander na saída de bola, arriscou o chute e acertou o ângulo direito de Moisés.

No prejuízo, o Maranhão Atlético voltou ao campo de ataque, tentando empatar o jogo antes do intervalo. Aos 35 minutos, Cavi fez o levantamento para a grande área, Matheus Rubens tentou o desvio, mas não conseguiu marcar o gol. Já aos 39, Felipe Cruz foi lançado por Vinícius Barata e chegou a driblar o goleiro Anderson Testa, entretanto, perdeu ângulo no momento da finalização, e a defesa do TEC conseguiu se recuperar.

Tocantinópolis segura avanços do Maranhão e garante vitória

O cenário da partida não sofreu maiores mudanças no segundo tempo: enquanto o Maranhão Atlético, com maior posse de bola, buscava uma reação na partida, o Tocantinópolis se defendia e tentava explorar os contragolpes. Aos oito minutos, Ronald teve uma boa chance em cobrança de falta, mas a finalização bateu na barreira, sem maior perigo ao gol do TEC.

Com as mudanças no decorrer da etapa final, o Maranhão Atlético manteve a pressão sobre o Tocantinópolis. Aos 30 minutos, Capote tentou a finalização, e a zaga do TEC conseguiu travar a tentativa do MAC. Pouco depois, aos 32, Capote fez bela tabela com Rafael e tentou o chute, mas Yan, que substituiu Anderson Testa no intervalo, segurou sem sustos.

Na reta final de jogo, o Maranhão Atlético ocupou todo o campo de ataque, mas faltou criatividade para encontrar espaços na defesa do Tocantinópolis. A última grande chance do MAC ocorreu aos 34 minutos: após chute cruzado de Bacurau, a bola sobrou para Matheus Rubens, que pegou de primeira, mas isolou. Depois disso, o Tocantinópolis segurou a bola e esfriou o jogo, confirmando uma importante vitória fora de casa na Série D.

FICHA TÉCNICA

MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Franklin (Matheus Rubens), Fernando, Denílson e André Radija (Capote); Cavi (Bacurau), Vander e Adeilson; Ronald, Vinícius Barata e Felipe Cruz (Rafael). Treinador: Vinícius Saldanha

TOCANTINÓPOLIS: Anderson Testa (Yan); David Filipe (Gustavo Costa), Dedé, Pedrão e Tiaguinho; Paulinho Souza, Daniel Barros e Bismarck (Samuel); Everson Bilau, Gustavo Santos (Chaparal) e Wanderson (Gustavo Gomes). Treinador: Reginaldo França

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.