ARARAQUARA - Depois de muita expectativa, o Sampaio Basquete iniciou, na noite desta sexta-feira (17), a sua participação na inédita Copa LBF, que acontece em meio à disputa da Liga de Basquete Feminino 2024 e reúne as quatro melhores equipes do primeiro turno da competição nacional. Em semifinal realizada no Ginásio Gigantão, em Araraquara, a Bolívia Querida teve uma grande atuação nos dois lados da quadra, venceu a equipe andreense por 84 a 63 e carimbou o passaporte para a primeira decisão da história da Copa LBF.
Líder isolado da LBF 2024, o Sampaio Basquete começou a Copa LBF com tudo, iniciando a semifinal diante de Santo André com 10 pontos consecutivos e fechando o primeiro quarto com a vitória por 28 a 16. A equipe andreense até conseguiu cortar o prejuízo para nove pontos antes do intervalo e fez um jogo equilibrado durante o terceiro período, entretanto, o Sampaio freou qualquer possibilidade de reação do adversário no último quarto graças a uma defesa agressiva e confirmou a vitória por 84 a 63 em Araraquara.
O Sampaio Basquete contou com partidas de alto nível de suas atletas de garrafão para conquistar a vitória diante de Santo André. Enquanto a pivô Trinity Baptiste foi a cestinha tricolor e chegou perto de um duplo-duplo, com 25 pontos e nove rebotes, a ala-pivô Sassá fez 14 pontos e pegou nove rebotes. A armadora Alana Gonçalo, por sua vez, flertou com um triplo-duplo, após marcar 15 pontos, pegar sete rebotes e distribuir seis assistências. Pelo lado de Santo André, a cestinha foi a ala-pivô Evelyn Larissa, que fez 13 pontos.
Classificado, o Sampaio Basquete decidirá o título da Copa LBF diante do vencedor da semifinal entre SESI Araraquara e Ituano, que também ocorre nesta sexta-feira (17). A final será realizada na noite deste sábado (18), a partir das 21h, com cobertura completa do Imirante Esporte. Também neste sábado, mas às 18h, o Santo André encara o perdedor da segunda semifinal na disputa do terceiro lugar da Copa LBF.
O jogo
O Sampaio Basquete impôs um ritmo forte logo no começo de partida contra Santo André: liderado por Alana, a Bolívia Querida marcou 10 pontos consecutivos. Depois do susto, a equipe andreense cortou um pouco do prejuízo, porém, o Sampaio contou com boas jogadas de Trinity Baptiste para voltar a abrir vantagem e fechar o placar do primeiro quarto em 28 a 16.
Já no segundo quarto, o Santo André melhorou e conseguiu equilibrar um pouco as ações, mas o Sampaio Basquete manteve uma boa produção ofensiva. Com o empenho coletivo nos dois lados da quadra, o Tricolor foi para o intervalo vencendo o time andreense por 46 a 37.
O terceiro quarto foi o mais equilibrado da partida em Araraquara, com o Santo André trabalhando para se manter vivo no jogo e o Sampaio Basquete acertando bons lances na quadra de ataque para encaminhar a vitória. Administrando bem a vantagem, o Sampaio fechou o período vencendo por 65 a 55.
Durante o último quarto, o Santo André intensificou o volume na quadra de ataque, porém, sem converter a maioria de seus arremessos, enquanto o Sampaio Basquete aproveitava a forte defesa e a transição rápida para aumentar a vantagem, confirmando uma tranquila vitória no Ginásio Gigantão.
Saiba Mais
- Sampaio Basquete anuncia a contratação da ala-armadora Carol Ribeiro
- Sampaio Basquete contrata a pivô Letícia Josefino para a LBF 2025
- Thayná Silva é o nono reforço do Sampaio Basquete para a temporada 2025
- Presente de natal! Sampaio Basquete anuncia retorno de Tainá Paixão
- Sampaio Basquete confirma retorno de Gabi Guimarães, MVP da última edição da LBF
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.