Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete tem atuação dominante e vence o Ponta Grossa sem sustos na LBF 2024

O Tricolor conquistou a sexta vitória consecutiva e está na liderança isolada da competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 11/05/2024 às 22h17
O Sampaio Basquete venceu o Ponta Grossa em duelo realizado no Ginásio Costa Rodrigues.
O Sampaio Basquete venceu o Ponta Grossa em duelo realizado no Ginásio Costa Rodrigues. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - De volta aos braços da torcida tricolor após seis partidas consecutivas como visitante em pouco mais de um mês na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2024, o Sampaio Basquete enfrentou o Ponta Grossa na tarde deste sábado (11), no Ginásio Costa Rodrigues, com o objetivo de manter a vantagem na liderança da competição nacional. Com uma atuação de alto nível nos dois lados da quadra, a Bolívia Querida confirmou o favoritismo, venceu a equipe paranaense por 96 a 47 e deu sequência ao excelente momento que vive na LBF 2024.

Contando com a estreia da armadora Chrislyn Carr e da pivô Trinity Baptiste, o Sampaio Basquete teve um início avassalador diante de Ponta Grossa, que poupou a armadora Manuela Rios, a ala-pivô Karina Jacob e a pivô Nádia no duelo em São Luís. Após abrir 16 pontos de vantagem ainda no primeiro quarto, o Tricolor foi para o intervalo vencendo a equipe paranaense por 55 a 22. Mesmo com a vitória encaminhada, o Sampaio manteve a intensidade diante de Ponta Grossa, disparou no placar e confirmou o resultado positivo sem maiores dificuldades, chegando perto de um placar centenário.

A vitória elástica do Sampaio Basquete sobre o Ponta Grossa foi construída com a grande atuação das duas referências tricolores no garrafão. Enquanto a ala-pivô Sassá foi a cestinha da Bolívia Querida, com 25 pontos, a pivô Trinity Baptiste levou o prêmio de MVP (jogadora mais valiosa) da partida, após anotar 20 pontos, pegar nove rebotes e distribuir cinco assistências. Na rotação do Sampaio, a destaque foi a armadora Lays, com 10 pontos. Pelo lado de Ponta Grossa, a ala-pivô Giovanna Carey fez 16 pontos.

Com a sexta vitória consecutiva, o Sampaio Basquete permanece na liderança isolada da LBF 2024. O time maranhense venceu 13 das 14 partidas que disputou até o momento e tem 92,9% de aproveitamento na competição nacional. Já o Ponta Grossa, que tem três vitórias em 16 partidas e 18,8% de aproveitamento, está na 10ª colocação da LBF e permanece na briga por uma vaga nos playoffs.

O Sampaio Basquete já volta a jogar pela LBF 2024 na noite desta terça-feira (14), a partir das 19h30, diante do Corinthians, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. A partida terá transmissão ao vivo no canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinicius e comentários de Gustavo Arruda. O Ponta Grossa, por sua vez, encara o Sodiê Mesquita no dia 22 de maio, às 19h30, no Ginásio Borell du Vernay, em confronto direto pelo G8 da LBF.

O jogo

Reforçado e contando com o apoio da torcida, diante de um Ponta Grossa desfalcado, o Sampaio Basquete precisou de pouco mais de três minutos de partida para atingir os 10 pontos de vantagem. Apostando principalmente nas jogadas de garrafão com Sassá e Trinity Baptiste, o Tricolor disparou no placar e fechou o primeiro quarto com a vitória por 27 a 11.

Apesar da boa vantagem, o Sampaio Basquete continuou firme no ataque e na defesa, impedindo qualquer possibilidade de reação de Ponta Grossa. Escolhendo bem os seus arremessos e dificultando as ações do time paranaense, o Tubarão chegou aos 30 pontos de liderança e foi para o intervalo vencendo por 55 a 22.

No terceiro quarto, Ponta Grossa melhorou um pouco a produção ofensiva diante de um Sampaio Basquete que baixou um pouco o ritmo, porém, o cenário do jogo não sofreu mudanças drásticas. Com paciência e inteligência, o Sampaio continuou abrindo vantagem, deixando o placar em 76 a 38 após o período.

Já no último quarto, o Sampaio Basquete voltou a acelerar um pouco mais a partida, no embalo da torcida no Ginásio Costa Rodrigues, que pedia a contagem centenária. Com uma transição veloz e eficiente, aliado a uma defesa sólida, o Tricolor passou dos 50 pontos de vantagem, não conseguiu chegar aos 100 pontos que a torcida pediu, mas nada que impedisse a festa pelo placar final de 96 a 47 para o time maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.