SÃO LUÍS - Foi com um sofrimento maior que o esperado, mas o Maranhão Atlético mantém vivo o sonho de conquistar o Campeonato Maranhense pela segunda vez consecutiva. Depois de ser derrotado por 1 a 0 pelo Tuntum na partida de ida das semifinais do Estadual, o Quadricolor voltou a encarar o Leão dos Cocais na noite desta quinta-feira (11), em um duelo de fortes emoções no Castelão: após abrir os dois gols de vantagem que precisava, ceder um gol ao Tuntum no fim e vencer por 2 a 1 no tempo regulamentar, o MAC derrotou a equipe tuntunense por 6 a 5 nos pênaltis e carimbou o passaporte para mais uma decisão do Maranhense.
Determinado a garantir a classificação ainda no tempo normal, o Maranhão Atlético acumulou chances perdidas, mas abriu o placar ainda no primeiro tempo, com Felipe Cruz, aos 38 minutos. Já na segunda etapa, o MAC teve sua insistência premiada e chegou ao segundo gol com um chute cruzado de Ronald, aos 31 minutos. Na reta final de jogo, o Tuntum desperdiçou um pênalti com Kaká, mas diminuiu o prejuízo aos 51 minutos, com Richard, e forçou a disputa de pênaltis no Castelão. Já nas penalidades, o Maranhão foi perfeito em suas cobranças e garantiu a vitória por 6 a 5 diante do Tuntum, que viu Mateus Magallanes desperdiçar a sua finalização.
Com a vitória no tempo normal e nos pênaltis diante do Tuntum, o Maranhão Atlético garantiu a vaga para a final do Campeonato Maranhense e continua na briga pelo 16º título estadual, o segundo de forma consecutiva. De quebra, o MAC está classificado para a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série D de 2025, além de garantir, no mínimo, a vaga para a fase preliminar da próxima Copa do Nordeste. O Tuntum, por sua vez, se despede do Campeonato Maranhense na quarta posição, registrando a sua melhor campanha na história da competição. Agora, o Leão dos Cocais vive a expectativa pela presença em uma competição nacional na próxima temporada, o que vai depender da confirmação da terceira vaga do Maranhão na Copa do Brasil, o que forçaria o terceiro colocado Imperatriz a escolher entre a Copa do Brasil ou a Série D em 2025, deixando a equipe tuntuense com a vaga restante.
Na final do Campeonato Maranhense, o Maranhão Atlético enfrentará o Sampaio Corrêa, que se classificou após duas vitórias sobre o Imperatriz nas semifinais. As datas e horários dos dois jogos entre o Quadricolor e a Bolívia Querida, que serão realizados no Estádio Castelão, ainda aguardam confirmação por parte da Federação Maranhense de Futebol (FMF).
O jogo
Precisando de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para avançar à final do Campeonato Maranhense, o Maranhão Atlético pressionou o Tuntum desde o começo da partida. Vander, aos quatro minutos, teve a primeira grande chance do MAC, com um chute firme para defesa de Chicão. Pouco depois, aos seis, Vander recebeu lançamento de Ronald na grande área, porém, não conseguiu pegar em cheio na bola, que saiu pela linha de fundo. Mesmo com dificuldades para avançar, o Tuntum assustou aos 13 minutos, com Romero, que arriscou o chute de muito longe e acertou a trave esquerda de Moisés após a bola pegar curva.
A pressão do Maranhão Atlético continuou no decorrer do primeiro tempo. Aos 18 minutos, Franklin tentou de longa distância, e mandou por cima do gol. Já aos 21, André Radija cobrou falta na grande área, Franklin deu um leve desvio de cabeça, e Chicão foi obrigado a fazer uma grande defesa. Pouco depois, aos 25, Franklin deu um passe na medida para Vander, que arriscou o chute cruzado e quase abriu o placar para o Quadricolor.
Como o Tuntum pouco avançava e parecia satisfeito em segurar o empate sem gols, o Maranhão Atlético permaneceu no campo de ataque na reta final do primeiro tempo. Aos 31 minutos, Felipe Cruz ganhou a disputa com a zaga tuntuense e tentou a finalização, que foi defendida por Chicão. Já aos 38, o MAC finalmente abriu o placar: após ser lançado por Vander, Felipe Cruz chutou com categoria e colocou o Quadricolor em vantagem antes do intervalo.
Maranhão chega ao segundo gol, mas Tuntum leva decisão para os pênaltis no fim
Com foco em marcar o segundo gol e encaminhar a classificação, o Maranhão Atlético manteve a postura agressiva, enquanto o Tuntum explorava os contragolpes. Aos 12 minutos, Felipe Cruz tabelou com Vander na grande área e tentou o chute na saída de Chicão, que salvou o Leão dos Cocais mais uma vez. Já aos 25, André Radija cobrou falta com categoria, e a bola passou perto do gol.
Sem diminuir o ritmo, o Maranhão Atlético mantinha o bombardeio sobre o Tuntum. Pedro Gustavo, aos 30 minutos, apareceu como elemento surpresa na grande área após levantamento de André Radija e cabeceou para fora. Já aos 31, o MAC conseguiu marcar o segundo gol, com Ronald, que chutou cruzado e acertou o canto esquerdo de Chicão.
Depois do segundo gol do Maranhão Atlético, o Tuntum subiu mais ao ataque, já que precisava diminuir o prejuízo para levar a disputa para as cobranças de pênaltis. Aos 37 minutos, o Leão dos Cocais teve uma grande chance após Romero ser derrubado por Ronald na grande área e a arbitragem marcar pênalti, mas Kaká parou em defesa de Moisés, que saltou no canto direito e evitou o gol dos visitantes. Já nos acréscimos, aos 51 minutos, quando a classificação do Maranhão parecia definida, o Tuntum mostrou valentia e forçou a decisão por pênaltis: após sobra de bola na grande área, Wadson arriscou o chute cruzado, e a bola chegou até Richard, que fez o desvio para o gol.
Pênaltis
Maranhão Atlético e Tuntum esbanjaram categoria em suas cinco primeiras cobranças de pênalti: Romero, Rodrigo, Ferreira, João Victor e Adrian marcaram para o Leão dos Cocais, enquanto André Radija, Capote, Pedro Gustavo, Cavi e Clessione balançaram as redes pelo MAC. A definição ficou para a primeira série de cobranças alternadas, com Mateus Magallanes mandando a bola por cima do gol pelo Tuntum, e Adeilson acertando a finalização do Maranhão, que vai a mais uma decisão do Campeonato Maranhense.
FICHA TÉCNICA
MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Franklin, Maicon, Pedro Gustavo e André Radija; Cavi, Vander (Clessione) e Adeilson; Ronald, Vinicius Barata (Capote) e Felipe Cruz (Rafael). Treinador: Zé Augusto
TUNTUM: Chicão; Romário (Ferreira), João Victor, Yuri (Mateus Magallanes) e Wadson; Rodrigo, Romero e Neto Maranhão (Kaká); Micael, Marciano (Richard) e Cléber Pereira (Adrian). Técnico: Marlon Cutrim
Saiba Mais
- Campeonato Maranhense de 2025 tem tabela básica divulgada pela FMF
- Campeonato Maranhense mantém fórmula de disputa para 2025
- Real Codó bate o São Luís e conquista acesso inédito no Campeonato Maranhense
- Seleção do Campeonato Maranhense 2024 é dominada por Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa
- Decisão: Ouça o gol de Maranhão 0 x 1 Sampaio
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.