Campeonato Maranhense

Imperatriz vence fora de casa e empurra o Moto Club para a zona de rebaixamento do Estadual

Cavalo de Aço continua na terceira colocação, perto da vaga nas semifinais; Papão do Norte está em sétimo e penúltimo lugar.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 29/02/2024 às 22h45
O Imperatriz venceu o Moto Club em jogo realizado no Estádio Nhozinho Santos.
O Imperatriz venceu o Moto Club em jogo realizado no Estádio Nhozinho Santos. (Gabriel Dias / Sociedade Imperatriz de Desportos)

SÃO LUÍS - Embalado por uma vitória fora de casa diante do Pinheiro, o Moto Club voltou a campo pelo Campeonato Maranhense na noite desta quinta-feira (29), no Estádio Nhozinho Santos, diante do Imperatriz, no encerramento da nona rodada do Estadual. Precisando da vitória para se afastar das últimas colocações e ganhar força na briga pelo G4, o Papão do Norte lutou para fazer valer o fator casa, entretanto, o Cavalo de Aço mostrou a sua força em São Luís: com um início forte e uma atuação eficiente, o Imperatriz venceu por 1 a 0, se recuperou da derrota sofrida para o Tuntum na rodada anterior e colocou o Moto de volta para a zona de rebaixamento do Maranhense.

Contando com o apoio da torcida, o Moto Club tinha a expectativa de impor seu ritmo diante do Imperatriz, mas o Cavalo de Aço precisou de apenas quatro minutos para abrir o placar no Nhozinho Santos: após cobrança de escanteio de Jardisson, o atacante Ivan Fortuna foi oportunista e fez o desvio de cabeça para o gol. Depois disso, o Moto passou o jogo todo no "abafa" em busca do empate, mas o Imperatriz, além de se segurar bem, desperdiçou boas oportunidades para garantir uma vitória mais elástica em São Luís.

A vitória fora de casa mantém o Imperatriz em uma situação confortável na classificação do Campeonato Maranhense, onde ocupa a terceira colocação e está perto de garantir a classificação antecipada para as semifinais. O Cavalo de Aço chegou aos 17 pontos, cinco a menos que o líder Maranhão Atlético e oito a mais que o Pinheiro, equipe de melhor campanha fora do G4 do Estadual. O Moto Club, por sua vez, voltou para a zona de rebaixamento do Maranhense com a derrota em casa: a equipe rubro-negra tem os mesmos oito pontos do sexto colocado Chapadinha, mas fica na sétima e penúltima posição do Estadual por ter pior saldo de gols que o Galo da Chapada.

Os próximos jogos de Moto Club e Imperatriz no Campeonato Maranhense ocorrem na tarde deste domingo (3), a partir das 16h. Enquanto o Moto encara o Chapadinha no Estádio Lucídio Frazão, em confronto direto para escapar do rebaixamento no Estadual, o Imperatriz visita o lanterna Cordino no Estádio Leandrão, em Barra do Corda, em duelo onde pode assumir provisoriamente a vice-liderança da competição. As duas partidas contarão com cobertura completa do Imirante Esporte e da rádio Mirante AM.

O jogo

Antes que o cenário do duelo ficasse mais evidente no Nhozinho Santos, o Imperatriz tratou de abrir o placar diante do Moto Club: aos quatro minutos, Ivan Fortuna aproveitou cobrança de escanteio de Jardisson, se antecipou aos defensores rubro-negros e marcou de cabeça para o Cavalo de Aço. Com dificuldades para criar jogadas diante do forte ritmo imposto pelo Imperatriz no início da partida, o Moto só conseguiu finalizar com perigo aos 15 minutos, com Gersinho, que arriscou o chute e mandou a bola pela linha de fundo.

Com o passar do tempo, o Moto Club equilibrou as ações e foi acumulando chances, enquanto o Imperatriz tentava explorar os contragolpes e levantamentos para a grande área. Aos 21 minutos, Yago Ramon cabeceou após cruzamento de Gersinho e quase empatou a partida para o Papão do Norte. Já aos 38, foi a vez de Railson arriscar de longe, para boa defesa de Régis.

Na volta do intervalo, o Imperatriz pressionou o Moto Club em busca do segundo gol. Ivan Fortuna, aos dois minutos, foi lançado na grande área, passou pela marcação e arriscou o chute, que foi defendido por Deijair e bateu no travessão em seguida. Aos oito minutos, Elves teve uma boa chance em cobrança de falta, mas mandou a bola por cima do gol.

Já na reta final da partida, o Moto Club foi todo ao campo de ataque, e o Imperatriz ganhou espaço para explorar os contra-ataques. Brunão, aos 34, teve a chance de encaminhar a vitória do Cavalo de Aço, porém, parou em uma defesa difícil de Deijair. O Papão do Norte, por sua vez, não estava com a pontaria afiada para buscar o empate: Paulo Rangel, aos 41, chutou a bola para fora, e Alex Rocha, já aos 48, quase marcou um gol olímpico, após cobrar escanteio direto para o gol e acertar a trave.

FICHA TÉCNICA

MOTO CLUB: Deijair; Yago Ramon (Paulo Rangel), Caíque e Marcão (Richardson); Railson (Alex Rocha), Rodriguinho (Ryan), Matheus Claudino, Geovani (Jeferson) e Pablo; Gersinho e Geovani Itinga. Treinador: Tuca Guimarães

IMPERATRIZ: Régis; Fabrício, Erivelton, Doda e Elves; Madson, Gleidson (Carlos Índio) e Jardisson; Wellington Junior (Felipinho), Café (Xingu) e Ivan Fortuna (Brunão). Treinador: Reginaldo França

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.