Copa do Brasil

Maranhão Atlético perde de virada para o Ferroviário e está fora da Copa do Brasil

Quadricolor tem bom início, mas comete erros defensivos e se despede da competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 28/02/2024 às 22h13
Maranhão Atlético e Ferroviário se enfrentaram no Estádio Castelão, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Maranhão Atlético e Ferroviário se enfrentaram no Estádio Castelão, pela primeira fase da Copa do Brasil. (Iury Oliveira / Maranhão Atlético Clube)

SÃO LUÍS - Atual campeão maranhense e de volta à Copa do Brasil após 11 anos, o Maranhão Atlético encarou um velho conhecido na noite desta quarta-feira (28), pela primeira fase da competição nacional: o Ferroviário, que faturou o título do Campeonato Brasileiro Série D na última temporada com direito a uma classificação dramática diante do MAC nas quartas de final. Contando com o apoio da torcida no Estádio Castelão, o Maranhão vivia a expectativa de se vingar da equipe cearense e garantir uma premiação milionária com a vaga na segunda fase, porém, o Quadricolor voltou a cometer erros defensivos, perdeu por 2 a 1 para o Ferroviário, de virada, e está eliminado da Copa do Brasil.

Precisando da vitória para avançar à segunda fase da Copa do Brasil, o Maranhão Atlético teve um início forte de partida e abriu o placar logo aos 12 minutos, com o atacante Clessione, que aproveitou assistência de Franklin para colocar o Quadricolor em vantagem. Quando parecia que iria controlar as ações do jogo, o Maranhão sofreu um duro golpe com a rápida reação do Ferroviário: aos 14 minutos, Franklin errou um passe no campo de defesa e deixou Gabryel Martins livre para empatar o duelo no Castelão. Na sequência da partida, o Maranhão teve maior posse de bola e criou algumas chances de gol, mas o Ferroviário, além de se fechar bem, garantiu a vitória de virada com um gol de cabeça do zagueiro Geninho, aos 26 minutos do segundo tempo.

Com a eliminação na Copa do Brasil, o Maranhão Atlético volta as suas atenções para as demais competições da temporada de 2024. Além da disputa do Campeonato Maranhense, onde é líder isolado, o Quadricolor ainda tem pela frente a sequência da fase de grupos da Copa do Nordeste e o Campeonato Brasileiro Série D. O Ferroviário, por sua vez, vai encarar fora de casa o vencedor do duelo entre Humaitá e Sampaio Corrêa na segunda fase da Copa do Brasil.

Após se enfrentarem pela Copa do Brasil, Maranhão Atlético e Ferroviário terão compromissos por seus respectivos Estaduais na tarde deste sábado (2). Enquanto o MAC encara o Pinheiro a partir das 16h, no Estádio Nhozinho Santos, pela 10ª rodada do Campeonato Maranhense, o Ferroviário joga diante do Iguatu, no Estádio Morenão, na partida de volta das quartas de final do Campeonato Cearense.

O jogo

Assim que a bola começou a rolar no Castelão, o Maranhão Atlético foi ao ataque e não deu espaço para o Ferroviário respirar. Logo no primeiro minuto, Adeilson fez o lançamento para Vander invadir a área e tentar bater por cima do goleiro Douglas Dias, que deu um leve desvio na bola e evitou o gol do MAC. Sem diminuir o ritmo, o Quadricolor abriu o placar aos 12 minutos: após ser lançado em profundidade por Vinicius Barata, Franklin cruzou rasteiro na pequena área, e Clessione desviou a bola para o gol.

A vantagem do Maranhão Atlético, entretanto, durou pouco tempo. Aos 14 minutos, Franklin tentou um passe para Maicon no campo de defesa, mas errou o toque e deixou Gabryel Martins completamente livre para marcar o gol de empate do Ferroviário, na saída do goleiro Moisés. Após ser surpreendido pelo time cearense, o MAC desperdiçou duas chances em sequência para anotar o segundo gol: após Adeilson tentar o chute colocado e acertar o travessão aos 16 minutos, Cavi pegou a sobra e cruzou rasteiro para o desvio de Clessione, que obrigou Douglas Dias a fazer uma defesa difícil com o pé direito.

Depois de impor um ritmo forte no começo da partida, o Maranhão Atlético desacelerou, e o Ferroviário arriscou algumas finalizações. Lincoln, aos 23 minutos, mandou um voleio após cobrança de falta, e Moisés voou para espalmar, porém, a arbitragem marcou impedimento no lance. Já aos 39, Ciel arriscou o chute em cobrança de falta, obrigando Moisés a rebater a bola para a lateral. Pouco depois, aos 42, Ciel tentou uma finalização do meio-campo ao ver Moisés adiantado, mas o camisa 1 do MAC voltou a tempo de fazer uma defesa tranquila.

Maranhão Atlético tenta a vitória, mas Ferroviário mata o jogo

O Maranhão Atlético manteve a postura agressiva no início do segundo tempo diante do Ferroviário. Cavi, logo no primeiro minuto, chutou forte de longa distância, e a bola bateu na zaga antes de ficar tranquila para a defesa de Douglas Dias. Já aos três minutos, foi a vez de Ronald arriscar o chute da intermediária, com a bola passando perto da trave direita de Douglas Dias.

Satisfeito com o resultado, o Ferroviário se fechou e evitou os avanços do Maranhão Atlético, inclusive com faltas. Em um desses lances de bola parada, aos 18 minutos, Ronald tentou o chute forte pelo MAC e mandou por cima do gol de Douglas Dias. Firme na defesa, o time cearense também mostrou eficiência no ataque: aos 26 minutos, o zagueiro Geninho subiu mais que a zaga do Maranhão, cabeceou firme e deixou o Ferroviário bem perto da classificação.

Abatido e mostrando os sinais de desgaste da maratona de jogos nesse início de temporada, o Maranhão Atlético não teve forças para buscar a reação heroica no Castelão. O Quadricolor ainda teve duas boas chances de igualar o placar: Rafael, aos 32, arriscou um chute que passou perto do ângulo direito, e Maicon, já aos 43, aproveitou bate-rebate após levantamento na grande área e fez o desvio, que foi defendido por Douglas Dias. Pelo Ferroviário, Ciel ainda perdeu duas oportunidades aos 38 e aos 51, porém, os lances não fizeram falta para o Tubarão da Barra, que garantiu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA

MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Franklin (Bacurau), Maicon, Anderson Cearense e André Radija (Hugo Leonardo); Cavi (Kessinho), Vander (Capote) e Adeilson; Vinícius Barata, Ronald (Rafael) e Clessione. Treinador: Zé Augusto

FERROVIÁRIO: Douglas Dias; Wesley, Geninho, Willian Rocha e Ernandes (Bryan Gabriel); Lincoln, César Sampaio (Ralph) e Léo Rafael (Marcelinho); Gabryel Martins (Henrique Vermudt), Vinícius Alves (Vitinho) e Ciel. Treinador: Maurício Copertino

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.