Copa do Brasil

Moto Club é goleado pelo Bahia no Nhozinho Santos e se despede da Copa do Brasil

Papão do Norte luta, mas não consegue segurar a pressão do Esquadrão e está fora da competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 23/02/2024 às 02h46
O Bahia goleou o Moto Club pela primeira fase da Copa do Brasil.
O Bahia goleou o Moto Club pela primeira fase da Copa do Brasil. (Letícia Martins / Esporte Clube Bahia)

SÃO LUÍS - Em busca de dias melhores após um início de temporada abaixo das expectativas, o Moto Club teve pela frente um de seus desafios mais difíceis e importantes em 2024 na noite desta quarta-feira (21): encarar o Bahia, uma das equipes de maior investimento financeiro do país, pela primeira fase da Copa do Brasil. Contando com o apoio da torcida rubro-negra, que compareceu em bom número ao Nhozinho Santos mesmo com a forte chuva em São Luís, o Papão do Norte tentou fazer um jogo equilibrado, porém, o Esquadrão confirmou o favoritismo, goleou por 4 a 0 e decretou a eliminação da equipe maranhense na competição nacional.

Apostando em um esquema tático com três zagueiros e uma marcação forte no meio-campo, o Moto Club segurou a pressão do Bahia durante boa parte do primeiro tempo, com destaque para a atuação do goleiro Deijair, porém, o Esquadrão abriu vantagem antes do intervalo: após Caíque Oliveira derrubar Cauly na grande área aos 40 minutos, a arbitragem marcou pênalti, que foi cobrado com categoria pelo atacante colombiano Óscar Estupiñán. Já na segunda etapa, o Bahia precisou de apenas 10 minutos para encaminhar o triunfo, com gols de Jean Lucas e Cauly. O Moto ainda foi ao ataque em busca de um gol para diminuir o prejuízo, entretanto, o Tricolor da Boa Terra se fechou bem e ainda encontrou espaço para marcar o quarto gol com Rafael Ratão, aos 47 minutos.

Saiba mais:

Tuca lamenta eliminação do Moto, mas diz que Estadual é o principal objetivo

VÍDEO: Confira os bastidores da goleada do Bahia sobre o Moto Club

Classificado para a segunda fase da Copa do Brasil, o Bahia enfrentará, como visitante, Portuguesa Santista ou Caxias na sequência da competição nacional. O Moto Club, por sua vez, amarga a segunda eliminação para um clube baiano na temporada: em janeiro, o Papão do Norte caiu para a Juazeirense na primeira fase da Pré-Copa do Nordeste. Agora, o Moto terá pela frente o segundo turno do Campeonato Maranhense e o Campeonato Brasileiro Série D.

Após se enfrentarem na Copa do Brasil, Moto Club e Bahia terão compromissos pelos seus respectivos Estaduais na tarde deste domingo (25), a partir das 16h. Enquanto o Papão do Norte encara o Pinheiro no Estádio Costa Rodrigues, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte, o Esquadrão visita a Juazeirense no Estádio Adauto Moraes.

O jogo

A proposta de jogo das duas equipes ficou bem evidente assim que a bola começou a rolar no Nhozinho Santos: enquanto o Moto Club, recuado, investia em lançamentos longos, o Bahia trocava passes no campo de ataque, esperando o momento certo para finalizar. Depois de um bom tempo de observação, o Esquadrão levou perigo aos 23 minutos: Cauly cobrou falta rasteira, no canto esquerdo, e Deijair espalmou a bola pela linha de fundo.

No lance seguinte, aos 24 minutos, o zagueiro Cuesta aproveitou escanteio cobrado por Cauly e desviou de cabeça, mas a bola bateu em Yago Ramon e saiu pela linha de fundo. Já aos 27, Cauly foi lançado na grande área, teve seu chute travado, e a bola sobrou pra Jean Lucas, que bateu colocado, para fora. O Bahia teve outra grande chance aos 28, após Thaciano ser lançado por Everton Ribeiro e bater cruzado, para mais uma defesa firme de Deijair.

Diante de um Moto Club que pouco ameaçava, o Bahia permaneceu no ataque. Aos 38, Óscar Estupiñán cruzou para Cauly, que chegou batendo e foi travado pela defesa do Papão do Norte. Já aos 40, o Tricolor teve sua insistência premiada: após Cauly ser derrubado por Caíque Oliveira na grande área, Óscar Estupiñán bateu pênalti com categoria, no canto esquerdo de Deijair, e abriu o placar para a equipe baiana. Pouco depois, aos 47, Everton Ribeiro teve a chance de ampliar a vantagem após receber passe de Luciano Juba, porém, a zaga do Moto voltou a afastar o perigo.

Bahia transforma triunfo em goleada no Nhozinho Santos

Precisando da virada para se classificar, o Moto Club voltou para o segundo tempo com as linhas avançadas e teve uma boa chance de empatar o jogo aos três minutos, porém, o chute colocado de Gersinho foi para fora. O Bahia, por sua vez, aproveitou os espaços deixados pelo Papão do Norte e chegou ao segundo gol aos seis minutos: após Deijair fazer uma defesaça em chute de Thaciano, a zaga rubro-negra afastou mal o perigo, e Jean Lucas, atento, pegou a sobra e encheu o pé para ampliar a vantagem tricolor no Nhozinho Santos. Pouco depois, aos nove, o Bahia marcou o terceiro gol com Cauly, que passou por dois marcadores e bateu por cima de Deijair.

Com a classificação encaminhada, o Bahia recuou, e o técnico Rogério Ceni aproveitou para fazer as primeiras mudanças na equipe. O Moto Club aproveitou para criar algumas oportunidades de gol, porém, sem sucesso: aos 28 minutos, Matheus Carioca apareceu na grande área como elemento surpresa e teve seu chute travado, enquanto Paulo Rangel, aos 29, tentou o desvio de cabeça após cobrança de escanteio e mandou a bola para fora.

Depois das tentativas seguidas do Moto Club, o Bahia voltou ao campo de ataque. Aos 33 minutos, Ademir foi derrubado na grande área por Pablo Alves e cobrou o pênalti no canto direito, mas Deijair saltou no lado certo e salvou o Papão do Norte com uma grande defesa. Quando o placar parecia definido, o Esquadrão ainda encontrou tempo para marcar o quarto gol: Rafael Ratão, aos 47, recebeu passe açucarado de Biel, bateu firme e fechou o placar no Nhozinho Santos.

FICHA TÉCNICA

MOTO CLUB: Deijair; Yago Ramon, Caíque Oliveira (Rodriguinho) e Matheus Carioca; Xaxado (Marcão), Railson (Rômulo Ferreira), Jefinho (Ryan), Geovani e Pablo Alves; Gersinho e Geovane Itinga (Paulo Rangel). Treinador: Tuca Guimarães

BAHIA: Marcos Felipe; Arias, Kanu, Cuesta e Luciano Juba; Rezende, Jean Lucas (Yago Felipe), Everton Ribeiro (Caio Alexandre) e Cauly (Ademir); Thaciano (Biel) e Óscar Estupiñán (Rafael Ratão). Treinador: Rogério Ceni

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.