Copa do Nordeste

Maranhão Atlético arranca empate fora de casa contra o Altos na Copa do Nordeste

Quadricolor tem boa atuação, mas não converte chances e continua sem vencer no Nordestão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 14/02/2024 às 21h43
Lance da partida entre Altos e Maranhão Atlético, pela Copa do Nordeste.
Lance da partida entre Altos e Maranhão Atlético, pela Copa do Nordeste. (Josué Barros / Maranhão Atlético Clube)

TERESINA - Depois de ser derrotado em casa pelo Náutico e perder a sua invencibilidade na temporada de 2024, o Maranhão Atlético encarou o Altos na noite desta quarta-feira (14), no Estádio Lindolfo Monteiro, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Em busca de sua primeira vitória na história do Nordestão, o MAC fez uma boa partida jogando como visitante, porém, não conseguiu transformar seu domínio em vantagem no placar e teve que se contentar com o empate por 1 a 1 diante da equipe piauiense.

Desde o começo da partida no Lindolfo Monteiro, o Maranhão Atlético atuou com as linhas altas e valorizando a posse de bola, mas foi surpreendido pela eficiência do Altos, que abriu o placar logo aos nove minutos do primeiro tempo, com Marcelinho, aproveitando assistência de Hudson. Depois de desperdiçar várias chances durante a etapa inicial de partida, o MAC voltou ainda mais agressivo do intervalo e conseguiu o empate aos três minutos do segundo tempo, em cabeçada firme de Clessione após cobrança de escanteio de André Radija. Animado, o Maranhão lutou em busca da virada, entretanto, o Altos segurou o empate em Teresina.

Ainda sem saber o que é vencer na Copa do Nordeste, o Maranhão Atlético conquistou o seu segundo ponto na competição regional com o empate no Lindolfo Monteiro e permanece na sétima colocação do Grupo A. Já o Altos, que somou o seu terceiro empate consecutivo no Nordestão, chegou aos três pontos e ocupa a sexta posição do Grupo B.

Após se enfrentarem na Copa do Nordeste, Maranhão Atlético e Altos voltam as atenções para os seus respectivos Estaduais. Enquanto o MAC encara o Chapadinha neste sábado (17), às 16h, no Estádio Castelão, pela oitava rodada do Campeonato Maranhense, o Altos encara o Picos também neste sábado, a partir das 16h, no Estádio Gerson Campos, em duelo válido pelo Campeonato Piauiense.

O jogo

Sem se intimidar com a derrota na rodada anterior da Copa do Nordeste e o fato de estar jogando fora de casa, o Maranhão Atlético foi para cima do Altos assim que a bola começou a rolar no Lindolfo Monteiro. Logo aos dois minutos, Adeilson conseguiu uma roubada de bola no campo de ataque e serviu Clessione, que bateu firme e parou em grande defesa de Careca. Já aos sete, foi a vez de Franklin arriscar o chute e quase abrir o placar para o MAC.

Mesmo pressionado pelo início forte do Maranhão Atlético, o Altos manteve a concentração e abriu o placar logo aos nove minutos: após cruzamento rasteiro de Hudson, Marcelinho se antecipou aos defensores do MAC e abriu o placar para o time piauiense. Em vantagem, o Altos voltou a segurar as investidas do Maranhão: aos 21 minutos, Ronald arriscou o chute em cobrança de falta, Clessione fez o desvio, e Careca se esticou todo para fazer a defesa no canto esquerdo. No lance seguinte, aos 22, André Radija cobrou escanteio direto para o gol, mas Careca, atento, evitou o gol olímpico.

O cenário do confronto não passou por maiores alterações na reta final do primeiro tempo. Enquanto o Maranhão Atlético permanecia no campo de ataque, tentando encontrar espaços, o Altos se segurava bem e ameaçava em seus poucos avanços. Aos 40 minutos, Arlan conseguiu o desvio após bola levantada na grande área, e Moisés salvou o MAC com uma defesa difícil.

Maranhão Atlético busca empate no Lindolfo Monteiro

O segundo tempo começou da mesma maneira que o primeiro, com domínio completo do Maranhão Atlético, diante de um Altos com dificuldade para sair jogando. Cavi, logo no primeiro minuto, arriscou o chute e quase empatou o duelo. Já aos três, o MAC conseguiu deixar tudo igual: após cobrança de escanteio de André Radija, Clessione subiu mais que a zaga do time piauiense e cabeceou firme, no canto direito de Careca. Animado, o Quadricolor quase conseguiu a virada aos cinco minutos, mas Careca conseguiu defender a finalização de Adeilson.

Com o jogo empatado, Altos e Maranhão Atlético intensificaram as marcações, o que resultou em uma série de passes errados no meio-campo e lançamentos longos sem maiores consequências. Em um de seus raros avanços, o Altos quase marcou o segundo gol aos 29 minutos: após sobra de bola na intermediária, Hudson bateu firme na bola, e Moisés fez mais uma boa defesa.

Depois de um bom tempo sem maiores oportunidades de gol, as duas equipes fizeram um último esforço nos acréscimos da etapa final. Aos 45 minutos, Arielson aproveitou sobra de bola na entrada da área após cruzamento de Roger Gaúcho, mas pegou mal na bola, que saiu pela linha de fundo, e perdeu uma grande chance de garantir a vitória para o Altos. O Maranhão Atlético, por sua vez, chegou com perigo aos 50: após levantamento de Adeilson na grande área, Rafael desviou de cabeça, e Careca segurou firme, decretando o empate no Lindolfo Monteiro.

FICHA TÉCNICA

ALTOS: Careca; Luís Guilherme, Ricardo, Arlan e Arthuzinho; Hudson, Lucas Gomes (Lucas Manga) e Marcelinho (Arielton); Válber Júnior (Roger Gaúcho), Rhuann (Adriano Napão) e Matheus Taumaturgo. Treinador: Flávio Araújo

MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Franklin, Anderson Cearense, Maicon e André Radija; Cavi, Vander (Bruno Menezes) e Adeilson; Vinícius Barata (Capote), Ronald e Clessione (Rafael). Treinador: Zé Augusto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.