Jogos Pan-Americanos

Rayssa Leal celebra conquista de ouro no Pan e agradece apoio da torcida chilena

Maranhense de 15 anos venceu a inédita disputa do skate street no evento continental.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte*

- Atualizada em 22/10/2023 às 00h02
Rayssa Leal é a primeira medalhista de ouro da história do skate street nos Jogos Pan-Americanos.
Rayssa Leal é a primeira medalhista de ouro da história do skate street nos Jogos Pan-Americanos. (Alexandre Loureiro/COB)

SANTIAGO (CHILE) - A skatista maranhense Rayssa Leal fez história e conquistou, na tarde deste sábado (21), a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2023, realizados em em Santiago, no Chile. Após vencer a disputa do skate street, modalidade que fez a sua estreia no Pan e foi realizada na pista da Explanada de Deportes Urbanos, Rayssa festejou a dobradinha com a também brasileira Pâmela Rosa, medalhista de prata, e agradeceu ao público chileno pelo carinho durante a competição.

"Foi muito especial essa medalha, mais uma vez representando muito bem o skate feminino e o Brasil. Vai ficar na história, porque é o primeiro campeonato pan-americano de skate, para mim é surreal. Consegui acertar minha manobra, então é só felicidade, estou muito feliz. Tava dividindo o quarto com a Pam, a gente se aproximou bem mais, estamos fazendo tudo juntas. Mais um campeonato conseguindo dobradinha, espero que continue assim. O Pan vai todo mundo da seleção brasileira, então é muito divertido! Parecia que estava competindo em casa, estava lotado. Poder sentir esse calor da torcida, mesmo com o frio enorme que estava fazendo, é muito emocionante", afirmou a maranhense.

Rayssa Leal foi a última atleta na disputa entre as nove competidoras do skate street no Pan. Na primeira volta, a maranhense garantiu pontuação de 76.03, enquanto a segunda, 44.82, foi descartada. Nas manobras, as tentativas 3 e 4 foram as que renderam notas mais altas - 76.72 e 84.23, respectivamente - e se somaram à pontuação total: 236.98.

Com a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, Rayssa Leal amplia a sua vasta coleção de conquistas no skate street. A maranhense, que tem apenas 15 anos, já faturou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2020, levou o ouro nos X-Games e sagrou-se campeã mundial da modalidade na temporada de 2022.

De olho em Paris 2024

O skate street não dá vagas para os Jogos Olímpicos de 2024, que serão disputados em Paris, na França, mas Rayssa Leal e Pâmela Rosa estão bem colocadas na briga pela classificação. Enquanto Rayssa ocupa a vice-liderança do ranking mundial, Pâmela está na sétima colocação.

*Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.