Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete vence o Sodiê Mesquita e abre vantagem nas quartas de final da LBF 2023

Tricolor precisa de mais uma vitória em São Luís para avançar às semifinais da competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

- Atualizada em 17/07/2023 às 23h09
O Sampaio Basquete venceu o Sodiê Mesquita fora de casa.
O Sampaio Basquete venceu o Sodiê Mesquita fora de casa. (Maurício Almeida / Sodiê Mesquita)

MESQUITA - O Sampaio Basquete iniciou, na noite desta segunda-feira (17), a sua participação nos playoffs da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2023 com a primeira partida das quartas de final contra o Sodiê Mesquita, disputada na Arena Sodiê, em Mesquita. Mesmo atuando fora de casa, a Bolívia Querida impôs seu ritmo de jogo, teve um excelente aproveitamento na quadra de ataque, venceu a equipe mesquitense por 78 a 67 e deu um grande passo em busca da vaga nas semifinais da competição nacional.

Contando com o elenco completo pela primeira vez na LBF 2023, o Sampaio Basquete teve um bom início na quadra de ataque, mas o Sodiê Mesquita também estabeleceu um ritmo forte, converteu arremessos difíceis e se manteve por perto no placar, indo para o intervalo com um prejuízo de apenas três pontos. No terceiro quarto, com uma defesa mais agressiva e pontuando após os erros adversários, a Bolívia Querida teve seu melhor momento e deu um grande passo para a vitória, que foi confirmada nos últimos 10 minutos sem maiores dificuldades.

Campeã da Copa América pela Seleção Brasileira, a ala Emanuely de Oliveira foi a cestinha do Sampaio Basquete na vitória sobre o Sodiê Mesquita, com 19 pontos. A dupla de garrafão titular da Bolívia Querida também se destacou: enquanto Gabi Guimarães foi eleita a MVP (jogadora mais valiosa) da partida, com 15 pontos e nove rebotes, Mari Dias anotou 14 pontos e pegou oito rebotes. Pelo Sodiê Mesquita, a pivô Brenda Barros marcou 20 pontos.

Com a vitória no Rio de Janeiro, o Sampaio Basquete abriu 1 a 0 na série melhor de três das quartas de final contra o Sodiê Mesquita e precisa de mais um triunfo em casa para avançar às semifinais da LBF 2023, enquanto a equipe mesquitense terá de vencer duas partidas em São Luís para garantir a classificação. Sampaio e Sodiê Mesquita voltam a se enfrentar na próxima segunda-feira (24), às 19h, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, em duelo que terá transmissão do canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinicius e comentários de Gustavo Arruda.

O jogo

Liderado por Patty, Gabi Guimarães e Mari Dias, o Sampaio Basquete teve um ótimo aproveitamento de arremessos no início de partida contra o Sodiê Mesquita e chegou a abrir nove pontos de vantagem em pouco mais de seis minutos. A equipe da casa, entretanto, também apostou na velocidade do ataque para incomodar o Sampaio, que fechou o primeiro quarto com uma vitória por 23 a 20.

No segundo quarto, aproveitando as boas entradas de Raphaella Monteiro e Érika de Souza, o Sampaio Basquete manteve o ritmo na quadra de ataque, forçou alguns erros do Sodiê Mesquita e foi a 11 pontos de liderança no placar. Parecia que o Tricolor ia decolar de vez no jogo, mas o time mesquitense mostrou valentia mais uma vez, pontuou após desperdícios de bola da equipe maranhense e foi para o intervalo perdendo por apenas três pontos.

Disposto a encaminhar a vitória no terceiro quarto, o Sampaio Basquete apostou na entrada de duas atletas da Seleção Brasileira: Tainá Paixão e Emanuely de Oliveira. Com Tainá ditando o ritmo, Emanuely convertendo arremessos e uma defesa sufocante, o Tricolor, que chegou a abrir 16 pontos de vantagem, fechou o quarto em 61 a 48.

No último quarto, Sodiê Mesquita e Sampaio Basquete tiveram uma queda de produção: enquanto a equipe mesquitense sentia o desgaste da partida, o Tricolor gastava o relógio para confirmar a vitória. O time da casa ainda chegou a cortar o prejuízo para sete pontos, porém, o Sampaio manteve a tranquilidade e confirmou a vitória por 78 a 67.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.