SÃO LUÍS - De volta aos braços da torcida tricolor no Estádio Castelão após a grande vitória fora de casa sobre o Tombense, o Sampaio Corrêa enfrentou o Ituano na noite desta sexta-feira (14), em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, com o objetivo de manter a arrancada na reta final do primeiro turno, se distanciar de vez da zona de rebaixamento e começar a sonhar com as primeiras posições da competição nacional. Animado, o Sampaio até lutou, entretanto, não conseguiu impor o domínio que esperava, levou alguns sustos do Ituano e teve que se contentar com o empate por 0 a 0 em São Luís.
Determinado a conquistar a vitória em casa, o Sampaio Corrêa tentou pressionar o Ituano desde o começo do jogo no Castelão, mas o Tricolor sofreu para passar pela forte marcação do Galo de Itu. A exceção foi o atacante Pimentinha, que entortou a defesa rubro-negra em várias jogadas pela ponta-direita e teve a melhor chance do primeiro tempo, com uma finalização na trave aos 40 minutos. Já na etapa final, o Ituano assumiu o domínio da partida e impôs dificuldades ao Sampaio, que ainda ficou com um jogador a mais após a expulsão do meia Rafael Carvalheira pelo Galo de Itu, porém, não conseguiu aproveitar suas chances no ataque.
Com o empate no Castelão, Sampaio Corrêa e Ituano chegam aos 20 pontos cada e permanecem nas posições em que iniciaram a 17ª rodada da Série B. Por ter melhor saldo de gols (-2 contra -6), o Galo de Itu está na 14ª posição da Segundona, enquanto a Bolívia Querida ocupa o 15º lugar. As duas equipes estão a 10 pontos do quarto colocado Novorizontino e têm oito pontos de vantagem para o Tombense, primeira equipe na zona de rebaixamento da competição nacional.
O Sampaio Corrêa volta a campo pela Série B na noite da próxima quarta-feira (19), às 21h30, diante do Avaí, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. A partida entre o Leão e a Bolívia Querida terá cobertura completa do Imirante Esporte e transmissão da rádio Mirante AM. O Ituano, por sua vez, enfrenta a Chapecoense na terça-feira (18), às 19h, na Arena Condá, em Chapecó.
O jogo
Com a confiança nas alturas e empurrado pela torcida tricolor, o Sampaio Corrêa tentou impor seu estilo de jogo no Castelão, mas o Ituano foi o responsável pela primeira oportunidade de gol. Logo no primeiro minuto, Felipe Saraiva invadiu a área, arriscou o chute e quase surpreendeu a Bolívia Querida. A resposta do Sampaio não demorou: Pimentinha, aos oito minutos, tentou o chute colocado, e a bola passou por cima do gol. Já aos nove, Neto Paraíba roubou a bola de Pacheco e tocou para Ytalo, que ajeitou para Marcinho chutar e parar em defesa firme do goleiro Jefferson Paulino.
Depois das duas finalizações seguidas do Sampaio Corrêa, o jogo ficou truncado, com as marcações anulando os ataques, às vezes exagerando na força. Sem conseguir encontrar espaços na defesa do Ituano, o Tricolor tentou surpreender em uma cobrança de falta: Jhony Douglas, aos 37, arriscou o chute forte de longa distância, e a bola passou por cima do gol.
Em um raro momento de criatividade ofensiva, o Ituano quase marcou o primeiro gol aos 38 minutos: após sobra de bola em cruzamento na grande área, Felipe Saraiva bateu firme, por cima do gol de Luiz Daniel. O Sampaio Corrêa não se intimidou e respondeu com uma grande jogada aos 40: na grande área, Pimentinha deu um belo drible de corpo sobre Mário Sérgio, bateu firme e acertou a trave do Galo de Itu.
Ituano perde chances, e Sampaio não aproveita jogador a mais
Após um primeiro tempo de pouca inspiração, o Ituano voltou para o segundo tempo com uma postura agressiva e sufocou o Sampaio Corrêa. Aos sete minutos, Felipe Saraiva driblou Mateus Pivô, chutou e foi travado pela defesa, com o rebote caindo nos pés de Rafael Carvalheira, que bateu forte e só não marcou o gol porque Alyson, quase em cima da linha, afastou o perigo pela Bolívia Querida. O Sampaio até respondeu aos nove, com um chute de Pimentinha que foi defendido por Jefferson Paulino, mas o momento era do Galo de Itu: aos 10, Rafael Carvalheira recebeu passe de Felipe Saraiva e chutou para fora.
Com a estratégia bem montada, o Ituano manteve a pressão diante de um Sampaio Corrêa que sofria para ficar com a bola. Thiaguinho, aos 13 minutos, arriscou o chute forte, e Luiz Daniel espalmou pelo Tricolor. Quando o cenário do jogo parecia amplamente favorável ao Galo de Itu, os visitantes sofreram uma ducha de água fria com a expulsão de Rafael Carvalheira, aos 20 minutos. Foi a deixa para o Sampaio voltar ao ataque: Robinho, aos 25, teve uma boa chance e parou em uma defesa firme de Jefferson Paulino.
Mesmo com um a menos, o Ituano ainda teve forças para criar mais uma ótima oportunidade: aos 30 minutos, Quirino aproveitou levantamento na grande área, desviou de cabeça, e a bola passou bem perto do gol. Depois disso, o Galo de Itu não conseguiu mais se impor e teve que se contentar em segurar os avanços do Sampaio Corrêa: aos 35 minutos, Pimentinha cobrou escanteio na grande área, Joécio cabeceou, e a bola saiu pela linha de fundo. Já aos 38, Alyson fez um bonito domínio na entrada da área, ajeitou e chutou, mas bateu mal na bola e perdeu a última grande chance do Tricolor no Castelão.
FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateus Pivô, Gabriel Furtado (Joécio), Gustavo Henrique e Alyson; Jhony Douglas (Vinícius Alves), Maurício (Mikael), Neto Paraíba (Robinho) e Marcinho (Emerson Carioca); Pimentinha e Ytalo. Treinador: Márcio Fernandes
ITUANO: Jefferson Paulino; Pacheco, Claudinho, Rafael Pereira e Mário Sérgio; José Aldo (Marthã), Thiaguinho (Lucas Siqueira) e Rafael Carvalheira; Hélio Borges (Quirino), Felipe Saraiva (Felipe Fonseca) e Paulo Victor (Aluísio). Treinador: Marcinho Freitas
Saiba Mais
- Vice-líder Novorizontino bate Chape a três rodadas do fim
- VÍDEO: Santos bate o Ituano e volta a abrir vantagem na liderança da Série B
- VÍDEO: Santos vence o Ceará e permanece na liderança da Série B
- VÍDEO: Chapecoense vence o Santos de virada e se distancia do Z4 da Série B
- VÍDEO: Goiás vence e impede Santos de assumir liderança da Série B
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.