Série D

Maranhão Atlético abre placar, mas Cordino reage e busca empate no Castelão

Quadricolor deixa escapar classificação antecipada na Série D, e a Onça continua a três pontos do G4 do Grupo 2.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 08/07/2023 às 19h20
Maranhão Atlético e Cordino se enfrentaram no Estádio Castelão.
Maranhão Atlético e Cordino se enfrentaram no Estádio Castelão. (Hiago Ferreira / Maranhão Atlético Clube)

SÃO LUÍS - Representantes do futebol maranhense no Campeonato Brasileiro Série D, Maranhão Atlético e Cordino se enfrentaram na tarde deste sábado (8), no Estádio Castelão, em partida válida pela 12ª rodada da fase de grupos da Quarta Divisão. Com objetivos distintos na competição nacional, o Quadricolor e a Onça de Barra do Corda travaram um duelo emocionante e ficaram no empate por 1 a 1, que foi frustrante para as duas equipes: enquanto o MAC perdeu a chance de garantir classificação antecipada para a segunda fase da Série D, o Cordino não conseguiu encostar no G4 do Grupo 2.

Jogando em casa e animado com a possibilidade de carimbar a vaga na segunda fase da Série D, o Maranhão Atlético foi dominante no primeiro tempo diante do Cordino: após várias chances criadas, o Quadricolor abriu o placar aos 45 minutos, com o atacante Daniel Passira. O MAC tentou manter o ritmo no segundo tempo, porém, o volante Cavi foi expulso, e a Onça aproveitou a superioridade numérica para empatar o duelo com Allyson, que aproveitou boa jogada de Debu e deixou tudo igual para a equipe de Barra do Corda aos 20 minutos. Depois disso, o Cordino pressionou em busca da virada, mas o Maranhão segurou o empate.

Com o empate no Castelão, o Maranhão Atlético chegou aos 18 pontos e permanece na vice-liderança do Grupo 2 da Série D, ainda sem garantir oficialmente a classificação para a segunda fase. O MAC, entretanto, ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético Cearense no decorrer da 12ª rodada da fase de grupos. O Cordino, por sua vez, continua na sexta posição da chave, com 11 pontos, três a menos que o quarto colocado Tocantinópolis.

Após se enfrentarem no Castelão, Maranhão Atlético e Cordino voltam a campo pela Série D em partidas marcadas para a tarde do próximo domingo (16): enquanto o Quadricolor recebe o Tocantinópolis às 16h, no Estádio Castelão, a Onça de Barra do Corda encara o Ferroviário a partir das 17h, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Os dois confrontos terão cobertura completa do Imirante Esporte e da rádio Mirante AM.

O jogo

Assim que a partida começou no Castelão, o Maranhão Atlético avançou suas linhas e foi para cima do Cordino. Daniel Passira, aos três minutos, arriscou o chute, e Dida Tucuruí, bem posicionado, segurou firme. A resposta do Cordino veio aos oito: Debu encontrou espaço no ataque, chutou forte, e Moisés fez grande defesa. Já aos 11, o MAC chegou novamente com Ronald, que bateu bem na bola e parou em uma defesa difícil de Dida Tucuruí.

Diante de um Cordino que pouco ameaçava, o Maranhão Atlético manteve o ritmo no campo de ataque. Fabrício, aos 24 minutos, finalizou bem, mas Dida Tucuruí, atento, salvou o Cordino mais uma vez. Pouco depois, aos 26, foi a vez de Gabriel Fontes arriscar a finalização de longa distância, e Dida Tucuruí segurou sem dar rebote.

Na reta final do primeiro tempo, o Maranhão Atlético intensificou as ações ofensivas, enquanto o Cordino tentava segurar o empate até o intervalo. De tanto insistir, o MAC chegou ao gol aos 45 minutos: após um leve desvio de Leone após cobrança de escanteio, a bola ficou com Daniel Passira, que não perdeu a oportunidade e balançou as redes pelo Quadricolor.

Com um a mais, Cordino reage no segundo tempo

Em situação de "tudo ou nada" na Série D, o Cordino melhorou de produção no começo do segundo tempo e viu o Maranhão Atlético se complicar com a expulsão do volante Cavi. Com mais espaço, a Onça de Barra do Corda mostrou suas garras aos 20 minutos: após bela jogada individual, Debu serviu Allyson, que não desperdiçou a chance e empatou o confronto no Castelão.

Atordoado pela expulsão e pelo gol do Cordino, o Maranhão Atlético tentou se recompor e reestabelecer seu domínio, mas a Onça de Barra do Corda se manteve confortável no decorrer do segundo tempo. Paulo Victor, aos 29 minutos, arriscou de longe e acertou a trave de Moisés.

Empurrado pela torcida, o Maranhão Atlético tentou uma pressão nos instantes finais de partida no Castelão, porém, o Cordino se defendeu bem e ainda desperdiçou uma ótima chance para virar o placar: após Debu arriscar o chute aos 31 minutos e Moisés desviar a bola, que acertou o travessão, Allyson pegou a sobra e bateu firme, mas a bola foi para fora.

FICHA TÉCNICA

MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Franklin (Gustavo Costa), Leone, Maicon e Gabriel Fontes; Cavi, Vander e Jorge (Bedeu); Ronald (Capote), Fabrício e Daniel Passira (Rafael). Treinador: Zé Augusto

CORDINO: Dida Tucuruí; Everton (Gabriel), Moisés, Keven e Jonatan (Vitor Carré); Cássio (Dudu), Jocivan, Victor Viana (Allyson) e Paulo Victor; Debu e Ulisses (Diogo). Treinador: Marlon Cutrim

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.