Maranhão na Copa!

Seleção Brasileira contará com as maranhenses Ary Borges e Camila na Copa do Mundo

Meio-campista e goleira vão disputar um Mundial pela primeira vez na carreira.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

As maranhenses Ary Borges e Camila estão na lista da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo.
As maranhenses Ary Borges e Camila estão na lista da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. (Thais Magalhães / CBF)

SÃO LUÍS - A convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de Futebol Feminino, realizada pela técnica Pia Sundhage na tarde desta terça-feira (27), foi histórica e especial para duas atletas maranhenses: a meio-campista Ary Borges, atualmente no Racing Louisville-EUA, e a goleira Camila, do Santos, estão entre as 23 selecionadas para defender o Brasil e vão disputar a Copa pela primeira vez na carreira.

Ary Borges, utilizou o seu perfil nas redes sociais para comemorar a convocação para defender a Seleção Brasileira na disputa pelo inédito título da Copa do Mundo Feminina. "Vamos à Copa do Mundo! Que sensação inexplicável. Obrigada à todos que me ajudaram a chegar até aqui e que vivem esse sonho comigo", escreveu a meio-campista.

Ary Borges, de 23 anos, já atuou em 28 partidas pela Seleção Brasileira e marcou cinco gols. Com a camisa do Brasil, a maranhense disputou a Copa do Mundo Sub-20 em 2018 e foi campeã da Copa América em 2022. Em clubes, Ary passou por Centro Olímpico, Sport, São Paulo e Palmeiras, onde conquistou a Copa Libertadores na temporada de 2022, pouco antes de se transferir para o Racing Louisville, dos Estados Unidos.

Já Camila, de 22 anos, recebeu a notícia da convocação junto com as atletas do Santos. Em um vídeo divulgado nas redes sociais das Sereias da Vila, como é conhecido o time feminino do Peixe, Camila aparece emocionada no chão, sob os gritos de "ão, ão, ão, Camila é Seleção" das companheiras de elenco. Em outro vídeo, a goleira grita "eu vou para a Copa" enquanto anda de bicicleta.

Camila Rodrigues iniciou a carreira em 2017, jogando pelo Sampaio Corrêa, e atuou ainda pelo Viana antes de sair do Maranhão. A goleira também acumulou passagens por Chapecoense, Internacional e Iranduba até chegar ao Santos, em 2020. Camila ainda não entrou em campo pela Seleção Brasileira e tem apenas uma convocação: em abril, a maranhense ficou no banco de reservas do Brasil na Finalíssima contra a Inglaterra e no amistoso diante da Alemanha.

Antes de Ary Borges e Camila, o futebol maranhense foi representado em outras quatro Copas do Mundo pela zagueira Tânia Maranhão, que defendeu a Seleção Brasileira nos Mundiais de 1995, 1999, 2003 e 2007, quando o Brasil fez a sua melhor campanha no torneio, sendo vice-campeão após derrota na final para os Estados Unidos. Além da participação em Copas, Tânia é a única atleta maranhense com duas medalhas olímpicas, faturando a prata em 2004 e 2008, e também já foi duas vezes campeã dos Jogos Pan-Americanos.

Ary Borges e Camila se apresentam à Seleção Brasileira ainda nesta semana, para o amistoso de despedida da torcida brasileira, que será neste domingo (2), contra o Chile, em Brasília. Em seguida, o Brasil viaja para Gold Coast, na Austrália, onde fará as suas primeiras atividades de preparação para a Copa, e depois segue para Brisbane, sua base no Mundial, com hotel e centro de treinamento exclusivos.

A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo será no dia 24 de julho, às 8h (horário de São Luís), diante do Panamá, no Estádio Hindmarsh, em Adelaide, na Austrália. O Brasil está no Grupo F do Mundial, que conta ainda com França e Jamaica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.