Série B

Sampaio Corrêa derrota a Chapecoense fora de casa e se distancia do Z4 da Série B

Bolívia Querida venceu a primeira como visitante na Segundona e chega a três jogos de invencibilidade.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 29/05/2023 às 23h10
O Sampaio Corrêa venceu a Chapecoense na Arena Condá, em Chapecó.
O Sampaio Corrêa venceu a Chapecoense na Arena Condá, em Chapecó. (Julia Galvão)

CHAPECÓ - O Sampaio Corrêa conquistou, na noite desta segunda-feira (29), a sua primeira vitória como visitante nesta edição do Campeonato Brasileiro Série B. Em partida válida pela nona rodada da Segundona e disputada na Arena Condá, em Chapecó, a Bolívia Querida controlou os avanços da Chapecoense, foi eficiente no ataque e conquistou a vitória por 1 a 0, resultado que afasta a Bolívia Querida da zona de rebaixamento da competição nacional.

Jogando em casa, a Chapecoense tomou a iniciativa e tentou surpreender o Sampaio Corrêa com vários lançamentos em profundidade, porém, a defesa tricolor conseguiu afastar as tentativas da equipe catarinense. Com o passar do tempo, o Tubarão equilibrou o confronto e abriu o placar aos 33 minutos, após Mateus Pivô fazer o cruzamento para a pequena área e Rodrigo Freitas marcar um gol contra em dividida com Vinícius Alves. Na etapa final, o Sampaio manteve o empenho defensivo, assustou a Chape em alguns contragolpes e confirmou a vitória na Arena Condá.

Invicto há três rodadas na Série B, o Sampaio Corrêa chegou aos 12 pontos com a vitória em Chapecó e subiu para a 12ª colocação da competição nacional. Já a Chapecoense, que não vence há três partidas, continua com nove pontos e encerra a rodada na 16ª posição, no limite para entrar na zona de rebaixamento da Segundona.

Embalado pelo triunfo fora de casa, o Sampaio Corrêa volta a jogar como visitante pela Série B na noite deste sábado (3), às 19h, diante do Vila Nova, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Antes disso, na sexta-feira (2), a Chapecoense visita o Ceará na Arena Castelão, em partida que começa às 19h.

O jogo

Contando com o apoio da torcida na Arena Condá, a Chapecoense não demorou a assustar o Sampaio Corrêa. Logo aos oito minutos, Alisson Farias avançou pelo meio-campo e deu um passe na medida para Ribamar, que ficou em uma ótima situação para abrir o placar, mas demorou a chutar e finalizou em cima de Gabriel Furtado. A resposta do Sampaio veio aos 13, com Jhony Douglas, que arriscou o chute em cobrança de falta e parou em grande defesa de João Paulo.

Apostando nos lançamentos, a Chapecoense chegou com perigo mais uma vez aos 17 minutos, mas Felipe Ferreira, na tentativa de driblar o goleiro Luiz Daniel, foi travado e não conseguiu a conclusão para o gol. Já o Sampaio Corrêa, sem conseguir impor seu ritmo de jogo, explorava as jogadas de bola parada: Marcinho, aos 26, tentou marcar o primeiro gol da Bolívia Querida em cobrança de falta, porém, mandou a bola por cima do travessão.

Na reta final do primeiro tempo, o Sampaio Corrêa conseguiu equilibrar as ações e abriu o placar aos 33 minutos: após ser lançado em profundidade por Neto Paraíba, Mateus Pivô mandou a bola para a pequena área, e Rodrigo Freitas marcou gol contra, após dividida com Vinícius Alves. Depois disso, a Chape voltou ao ataque, entretanto, sem muita criatividade, não ofereceu maior perigo aos defensores do Sampaio.

Chape pressiona, e Sampaio segura vitória

A etapa final começou tímida na Arena Condá, com a Chapecoense valorizando a posse de bola, mas sofrendo para avançar diante de um Sampaio Corrêa bem posicionado em campo. Além da marcação firme, o Tricolor ainda ameaçava nos contragolpes: aos três minutos, Neto Paraíba cruzou para Vinícius Alves, que desviou de cabeça e mandou a bola pela linha de fundo. A Chape tentou responder aos 13, em chute de Murilo que foi defendido sem maiores problemas por Luiz Daniel.

Sem muito espaço, a Chapecoense insistiu nos levantamentos para a grande área, e o Sampaio Corrêa continuou afastando as tentativas dos donos da casa. Aos 27, Ronei cobrou falta para a grande área, Victor Ramos desviou de cabeça, e a bola sobrou para Giovanni Pavani, que tentou o chute e foi travado pela defesa da Bolívia Querida.

Desesperada pelo empate, a Chapecoense foi toda ao campo de ataque nos instantes decisivos da partida. Aos 44 minutos, Dudu Vieira arriscou de longe, a bola bateu na defesa do Sampaio Corrêa e quase foi parar dentro do gol. Já nos acréscimos, o goleiro Luiz Daniel brilhou pelo Tubarão, fazendo grandes defesas em finalizações de Danrlei e Maxwell. O Sampaio ainda teve chances de marcar o segundo gol em contragolpes rápidos, porém, os lances não fizeram falta para a equipe maranhense, que venceu a primeira fora de casa nesta Série B.

FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE: João Paulo; Ronei (Danrlei), Rodrigo Freitas, Victor Ramos e Mancha; Bruno Vinícius (Pablo Siles), Dudu Vieira, Felipe Ferreira (Murilo), Gabriel Xavier (Giovanni Pavani) e Alisson Farias (Maxwell); Ribamar. Treinador: Argel Fuchs

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateus Pivô, Gustavo Henrique, Gabriel Furtado (Joécio) e Alyson (Rafael Vila); Jhony Douglas, Neto Paraíba, Maurício, Marcinho (Rodrigo Souza) e Vitinho; Vinícius Alves (Venicius Cascais). Treinador: Márcio Fernandes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.