Kitesurf

De olho em vaga olímpica, Bruno Lobo vai participar de competição na Espanha

Kitesurfista maranhense busca bom resultado no Troféu Princesa Sofia, um dos eventos mais importantes da vela.

Imirante Esporte, com informações da Assessoria

O kitesurfista maranhense Bruno Lobo é o principal atleta da modalidade no país.
O kitesurfista maranhense Bruno Lobo é o principal atleta da modalidade no país. (Divulgação)

PALMA DE MALLORCA (ESPANHA) - Um dos principais nomes do esporte do Maranhão, o kitesurfista Bruno Lobo vive a expectativa pela primeira grande competição da temporada de 2023. Atleta número 1 de sua modalidade no Brasil, Bruno está confirmado na 52ª Edição do Troféu Princesa Sofia, competição que será realizada entre os dias 4 e 8 de abril, em Palma de Mallorca, na Espanha.

O Troféu Princesa Sofia, que também é válido como primeira etapa da Copa do Mundo de Vela, reúne os principais atletas de todas as categorias olímpicas da modalidade. Por causa do alto nível da competição, Bruno Lobo encara a disputa em águas espanholas como um importante teste para dois grandes desafios que terá no segundo semestre, valendo a classificação para os Jogos Olímpicos de 2024: o Campeonato Mundial de Vela, que será disputado em agosto, na Holanda, e os Jogos Pan-Americanos, marcados para novembro, em Santiago, no Chile.

"A expectativa é de começar o ano bem e conquistar um grande resultado no Troféu Princesa Sofia. A pré-temporada foi boa, tive um training camp nos Estados Unidos e na Espanha, com treinos muito produtivos. Vou dar o meu melhor para fazer boas regatas, pegar ritmo de competição e ganhar confiança para os próximos eventos. É uma temporada muito importante e vamos com tudo para representar o Maranhão e o Brasil da melhor maneira possível", afirmou Bruno Lobo.

Bruno Lobo viaja para a Espanha com o astral elevado após fazer história em duas competições realizadas em novembro, em São Luís. O kitesurfista maranhense faturou pela terceira vez o Campeonato Pan-Americano de Fórmula Kite e garantiu o sexto título brasileiro de Fórmula Kite, mostrando mais uma vez porque é um dos principais nomes da modalidade no continente.

Também em 2022, Bruno Lobo foi campeão da Copa Brasil de Vela, que foi válida como segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite e disputada em Ilhabela-SP, com vitórias em todas as 13 regatas da competição, garantiu a 18ª colocação e foi o melhor das Américas no Mundial de Fórmula Kite, em Cagliari, na Itália, ficou com a nona colocação no Circuito Europeu, realizado entre setembro e outubro, em Lepanto, na Grécia, faturou o título da categoria Hydrofoil na Copa Brasil de Vela de Praia, com vitórias nas 10 regatas da competição disputada no mês de agosto, em Fortaleza, e conquistou a sétima posição no Circuito Mundial de Kitesurf, que ocorreu no fim de julho, em Gizzeria, na Itália.

No primeiro semestre de 2022, Bruno Lobo ficou em sétimo lugar na disputa da Fórmula Kite na Copa do Mundo de Vela, que ocorreu em junho, na Holanda, e sagrou-se campeão da etapa do Campeonato Espanhol na cidade de Palamós, vencendo 10 das 12 regatas disputadas. O maranhense também garantiu a quarta colocação no Campeonato Asiático de Kitesurf na Tailândia e acabou ficando no Top 20 na disputa da Semana Olímpica Francesa em Hyères, na França.

Referência no Brasil e nas Américas

Nos últimos anos, o maranhense Bruno Lobo tornou-se a principal referência no kitesurf tanto no Brasil quanto nas Américas. Hexacampeão brasileiro de Hydrofoil, o atleta é dono de uma vasta coleção de títulos: foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, tricampeão das Américas (2020-2021-2022), octacampeão maranhense, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.