Copa do Brasil

Sampaio Corrêa sofre gol no fim, perde para o Maringá e cai na primeira fase da Copa do Brasil

Tricolor deixa escapar premiação de R$ 1,4 milhão com a eliminação precoce na competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 02/03/2023 às 22h38
Maringá e Sampaio Corrêa se enfrentaram pela primeira fase da Copa do Brasil.
Maringá e Sampaio Corrêa se enfrentaram pela primeira fase da Copa do Brasil. (Well Medeiros)

MARINGÁ - Com requintes de crueldade, o Sampaio Corrêa se despediu precocemente da Copa do Brasil na noite desta quinta-feira (2). Em duelo válido pela primeira fase da competição nacional, a Bolívia Querida tentou segurar a pressão do Maringá, que contava com o apoio da torcida no Estádio Willie Davids, e quase conseguiu uma classificação heroica fora de casa, porém, a equipe maringaense marcou um gol no último lance do confronto, garantiu a vitória por 2 a 1 e encerrou o sonho do Tubarão de chegar mais longe no torneio.

Precisando de um empate para se classificar na Copa do Brasil, o Sampaio Corrêa pressionou a saída de bola do Maringá e teve duas boas chances de abrir o placar no início da partida no Willie Davids, porém, os donos da casa se seguraram, assumiram o domínio do jogo aos poucos e foram para o intervalo em vantagem: Serginho, aos 17 minutos, aproveitou cobrança de escanteio e mandou a bola para o gol. Na volta do intervalo, o Tubarão melhorou e conseguiu o empate logo aos sete minutos, em cabeçada certeira de Vinícius Alves após cruzamento de Matheus Martins. Depois disso, o Sampaio se fechou para segurar o resultado, porém, o Maringá insistiu no ataque e conseguiu a classificação com um gol do zagueiro Vilar, já aos 53 minutos.

Com a queda na primeira fase da Copa do Brasil, o Sampaio Corrêa deixou de ganhar R$ 1,4 milhão de premiação e agora volta as atenções para a sequência da temporada: o Tricolor está nas semifinais do segundo turno do Campeonato Maranhense, disputa a fase de grupos da Copa do Nordeste e ainda tem o Campeonato Brasileiro Série B pela frente. O Maringá, por sua vez, vai encarar o Marcílio Dias na segunda fase da Copa do Brasil, em jogo único marcado para o Estádio Willie Davids, com data e horário a serem definidos pela Diretoria de Competições da CBF.

Sem muito tempo para lamentar, o Sampaio Corrêa terá pela frente um importante duelo pela fase de grupos da Copa do Nordeste: a Bolívia Querida enfrenta o Santa Cruz na noite deste domingo (5), às 18h30, no Estádio do Arruda, no Recife, com cobertura completa do Imirante Esporte e transmissão da rádio Mirante AM. Também neste domingo, mas às 19h, o Maringá joga contra o Cianorte, no Estádio Albino Turbay, no duelo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense.

O jogo

Assim que a bola começou a rolar no Willie Davids, o Sampaio Corrêa foi todo ao ataque e quase abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo: após tabela com Matheus Martins, Vitinho invadiu a área e chutou forte, obrigando o goleiro Dheimison a espalmar a bola pela linha de fundo. Pouco depois, aos dois minutos, Matheus Martins tentou a jogada individual, a zaga do Maringá afastou mal, e Rafael Vila, livre na entrada da área, bateu por cima do gol. Pressionado, o time maringaense só levou perigo ao Tubarão aos quatro minutos, com Bruno Lopes sendo lançado na grande área por Caíque e batendo cruzado, para grande defesa de Luiz Daniel.

Depois de segurar a pressão inicial do Sampaio Corrêa, o Maringá começou a impor seu estilo de jogo e levar perigo ao time maranhense. Robertinho, aos 16 minutos, chutou de longe, Luiz Daniel deixou a bola passar por seus braços e a bola saiu pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, aos 17, a equipe paranaense abriu o placar com Serginho, que aproveitou desvio de Everton Morelli após o levantamento na grande área e só teve o trabalho de bater para o gol vazio. Sentindo o bom momento dos donos da casa, o Sampaio só voltou a finalizar aos 23: após receber passe na entrada da grande área, Vinícius Alves fez a proteção e serviu Pimentinha, que bateu colocado para defesa tranquila de Dheimison.

Animado, o Maringá permaneceu no campo de ataque, enquanto o Sampaio Corrêa sofria para responder nos contragolpes. Aos 29 minutos, Marcos Vinícius arriscou de muito longe, e Luiz Daniel se esticou todo para fazer a defesa no canto direito. Já aos 32, Marcos Vinícius fez o lançamento para Serginho, que dominou na grande área, bateu colocado e quase acertou o ângulo esquerdo. Depois de segurar toda a iniciativa do time maringaense, o Sampaio perdeu uma grande oportunidade de igualar o placar aos 47 minutos: após cobrança de falta de Pimentinha, Joécio apareceu livre na grande área e conseguiu o desvio, mas a bola foi por cima do gol.

Sampaio empata rápido e fecha espaços, mas Maringá vence no último lance

Determinado a buscar o empate diante do Maringá, o Sampaio Corrêa avançou as suas linhas no início do segundo tempo, valorizou a posse de bola e não demorou a colher os frutos de sua postura. Aos sete minutos, Matheus Martins recebeu passe na ponta-esquerda e fez um cruzamento na medida para Vinícius Alves, que ganhou a disputa no alto e cabeceou firme, sem chances para Dheimison. Surpreendido pela iniciativa do Sampaio, o Maringá só voltou a assustar o adversário aos 17: livre na entrada da grande área, Matheus Bianqui chutou forte e tirou tinta da trave esquerda da Bolívia Querida.

Satisfeito com o empate e sem conseguir novos espaços no ataque, o Sampaio Corrêa recuou e passou a jogar no erro do Maringá, que insistia nos cruzamentos para a grande área, sempre afastados por Joécio ou Allan Godói. Em um dos raros momentos onde os zagueiros do Tubarão não conseguiram fazer o corte, Mirandinha ganhou a disputa na entrada da grande área e chutou firme, mas Luiz Daniel segurou firme, sem dar rebote.

Firme na defesa, o Sampaio Corrêa desperdiçou, aos 37 minutos, uma grande oportunidade de conquistar a virada e encaminhar a classificação: após receber passe em profundidade, Cláudio Cebolinha ficou cara a cara com Dheimison e tentou bater na saída do goleiro do Maringá, que fez uma defesa espetacular, mantendo a sua equipe viva no jogo. Sem muita alternativa, o time maringaense continuou com os levantamentos para a grande área e conseguiu a vitória no último lance da partida: aos 53 minutos, o zagueiro Vilar aproveitou bate-rebate após grande defesa de Luiz Daniel e marcou o gol que decretou a eliminação do Sampaio na Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA

MARINGÁ: Dheimison; Marcos Vinícius, Wesley, Vilar e Caique (Leandrinho); João Denoni (Mirandinha), Everton Morelli e Matheus Bianqui; Robertinho (Iago), Serginho (Alemão) e Bruno Lopes (Gui Sales). Treinador: Jorge Castilho

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateus Ludke, Joécio, Allan Godói e Vitinho; Emerson Souza, Nadson (Maurício) e Rafael Vila (Luiz Otávio); Pimentinha (Gabriel Furtado), Matheus Martins (Cláudio Cebolinha) e Vinícius Alves (Rafael Furtado). Treinador: Felipe Conceição

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.