Copa do Nordeste

Sampaio Corrêa vence o Náutico com gol no fim e retorna ao G4 da Copa do Nordeste

Tricolor tem ótima atuação no Castelão e sobe na classificação do Grupo A do Nordestão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 19/02/2023 às 19h07
Joécio comemora: o Sampaio Corrêa derrotou o Náutico no Castelão.
Joécio comemora: o Sampaio Corrêa derrotou o Náutico no Castelão. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Com o alerta ligado após duas derrotas consecutivas na Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa voltou a campo pela competição regional na noite deste sábado (18), para enfrentar o Náutico, em duelo válido pela quarta rodada da fase de grupos e disputado no Estádio Castelão. Precisando de uma vitória em casa para não se complicar de vez no Nordestão, a Bolívia Querida não sentiu a pressão, foi dominante durante toda a partida e derrotou o Timbu por 1 a 0.

Apostando em um meio-campo criativo e contando com o retorno de Pimentinha, o Sampaio Corrêa teve uma ótima atuação no primeiro tempo diante do Náutico, porém, não conseguiu abrir vantagem graças a uma série de defesas do goleiro alvirrubro Vagner. Na etapa final, o Tricolor fez algumas mudanças no setor ofensivo, continuou em cima do Timbu e garantiu a vitória aos 41 minutos, com o zagueiro Joécio, aproveitando rebote em finalização de Pimentinha.

A vitória no Castelão foi importantíssima para as pretensões do Sampaio Corrêa na Copa do Nordeste: com seis pontos, o Tricolor entrou na zona de classificação para as quartas de final, ocupando a terceira colocação do Grupo A, atrás apenas de Fortaleza e Sport. Já o Náutico, com sete pontos, perdeu a chance de assumir a liderança isolada do Grupo B e estacionou na segunda posição.

De astral renovado, o Sampaio Corrêa volta a campo pela Copa do Nordeste na noite da próxima quarta-feira (22), às 19h, diante do CSA, no Estádio Castelão, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. O Náutico, por sua vez, enfrenta o Vitória na quinta-feira (23), às 19h, no Estádio Barradão, em Salvador.

O jogo

Disposto a fazer valer o fator casa, o Sampaio Corrêa avançou suas linhas e pressionou o Náutico no início da partida no Castelão. Logo aos cinco minutos, Roney recebeu passe na ponta-esquerda, avançou e arriscou o chute, que passou perto do gol. Já aos nove, Rafael Furtado aproveitou um bate-rebate na grande área e mandou a bola para o gol, com o goleiro Vagner batido, porém, o zagueiro Odivan travou a finalização em cima da linha. Em seguida, Rafael Vila pegou a sobra e chutou forte, parando em boa defesa de Vagner.

Completamente à vontade, o Sampaio Corrêa manteve o ritmo no ataque, enquanto o Náutico se limitava a tentar afastar o perigo. Aos 19 minutos, Warley tentou o chute, foi travado pela defesa alvirrubra e aproveitou a sobra para servir Rafael Vila, que chutou rasteiro, obrigando Vagner a se esticar todo para espalmar a bola pela linha de fundo. O Tricolor assustou o Timbu novamente aos 22, com Rafael Furtado, que foi lançado por Warley e cabeceou por cima do gol.

Sem deixar o Náutico respirar, o Sampaio Corrêa desperdiçou sua melhor oportunidade de gol aos 35 minutos: Warley arriscou a finalização na entrada da grande área, a bola desviou na zaga do Timbu e foi na direção do gol, mas Vagner, que estava indo para o outro lado, conseguiu voltar a tempo de desviar a bola para a trave. No rebote, Rafael Furtado bateu de primeira e também parou em Vagner. Já aos 41, o lateral Yann apareceu como elemento surpresa pelo Sampaio e chutou cruzado, entretanto, a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Pressão do Sampaio surte efeito no fim

O cenário da partida não mudou no começo no segundo tempo: com velocidade e maior posse de bola, o Sampaio Corrêa se manteve no ataque, diante de um Náutico que tentava responder nos contragolpes. O atacante Matheus Martins, que entrou no intervalo, teve uma boa chance pelo Sampaio aos seis minutos, após arriscar um chute que passou perto do gol. Emerson Souza, aos 12, também tentou a finalização de longa distância, sem sucesso.

A intensa atividade no campo de ataque durante toda a partida fez o Sampaio Corrêa diminuir um pouco o ritmo no decorrer do segundo tempo, entretanto, a superioridade tricolor se manteve no Castelão. Aos 34 minutos, o estreante Venicius foi lançado na grande área e tentou a finalização, mas foi travado no último instante por Jean Mangabeira.

Depois de pressionar o Náutico em quase toda a partida, o Sampaio Corrêa teve sua insistência premiada aos 41 minutos. Após ser lançado na ponta-direita, Pimentinha passou pela marcação, bateu colocado, o goleiro Vagner deu rebote, e Joécio, mesmo com pouco espaço, desviou para o gol. Depois disso, o Tricolor valorizou a posse de bola para confirmar a vitória no Castelão.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Yann (Matheus Ludke), Joécio, Gabriel Furtado e Vitinho; Emerson Souza, Warley (Nadson) e Rafael Vila (Eloir); Pimentinha, Roney (Matheus Martins) e Rafael Furtado (Venicius). Treinador: Felipe Conceição

NÁUTICO: Vagner; Diego Ferreira, Anilson, Odivan e Diego Matos; Juan Gauto (Jean Mangabeira), Nathan (Mateus Cocão), Souza (Lucas Paraíba) e Kayon (Régis Tosatti); Paul Villero (Fernando Neto) e Júlio. Treinador: Dado Cavalcanti

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.