Campeonato Maranhense

Sampaio Corrêa vence clássico contra o Moto Club e avança à final do primeiro turno do Estadual

Com atuação segura, a Bolívia Querida garantiu a quinta vitória consecutiva na temporada de 2023.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/01/2023 às 01h21
Matheus Martins marcou um dos gols da vitória do Sampaio Corrêa sobre o Moto Club.
Matheus Martins marcou um dos gols da vitória do Sampaio Corrêa sobre o Moto Club. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Protagonistas da maior rivalidade do futebol maranhense, Sampaio Corrêa e Moto Club se enfrentaram na noite desta quinta-feira (26), no Estádio Castelão, em Superclássico válido pelas semifinais do primeiro turno do Campeonato Maranhense. Com 100% de aproveitamento na temporada, a Bolívia Querida mostrou a sua força contra o maior rival, para festa da torcida tricolor: com uma atuação segura e dominante, principalmente no primeiro tempo, o Sampaio confirmou o favoritismo, venceu o Moto por 2 a 0 e avançou à decisão.

Logo no primeiro minuto de partida, o Sampaio Corrêa abriu o placar com um belo gol do volante Emerson Souza, que aproveitou sobra de bola na entrada da grande área, chutou forte e acertou o canto direito do goleiro Éder. Mesmo em vantagem, o Tricolor manteve a pressão diante de um atordoado Moto Club, desperdiçou várias oportunidades de ampliar a vantagem, mas conseguiu marcar o segundo gol antes do intervalo: Matheus Martins, aos 40 minutos, cobrou pênalti com perfeição após ser derrubado por Fernando na grande área. No segundo tempo, o Moto adotou um esquema tático mais agressivo e equilibrou as ações, porém, o Sampaio se defendeu bem e confirmou a vitória sem maiores dificuldades no Superclássico.

Na final do primeiro turno do Campeonato Maranhense, o Sampaio Corrêa terá pela frente o Maranhão Atlético, que avançou ao mata-mata como líder do Grupo B, eliminou o IAPE nas semifinais e também está invicto no Estadual. O clássico Samará será disputado na tarde deste domingo (29), às 16h, no Estádio Castelão, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte: quem vencer, fica com a taça, enquanto um empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.

O Moto Club, por sua vez, amarga a segunda eliminação na temporada, já que caiu na primeira fase da Pré-Copa do Nordeste após ser goleado por 5 a 0 pelo América-RN. O Papão do Norte fará a sua estreia no segundo turno do Campeonato Maranhense na noite da próxima quarta-feira (1º), às 19h, diante do Pinheiro, no Estádio Costa Rodrigues.

O jogo

Confirmando seu excelente momento na temporada, o Sampaio Corrêa precisou de apenas um minuto para abrir o placar no Superclássico. Acionado na entrada da grande área, Nadson tentou o cruzamento para Vinícius Alves, o zagueiro Yago fez o corte de cabeça, e a bola sobrou para Emerson Souza acertar um chute forte no canto direito de Éder, que ficou sem reação no lance. Sem deixar o Moto Club respirar, o time do Sampaio Corrêa manteve a pressão: aos seis minutos, Pimentinha fez um lançamento na medida para Joécio, que cabeceou firme e quase anotou o segundo gol tricolor. Pouco depois, aos sete, o Moto respondeu com Rodrigo Mucuri, que foi lançado por Johnny na pequena área e conseguiu o desvio antes dos defensores do Sampaio, mas mandou a bola pela linha de fundo.

Valorizando a posse de bola e dificultando qualquer tentativa do Moto Club de equilibrar o confronto, o Sampaio Corrêa acumulou chances perdidas no campo de ataque. Pará, aos 13 minutos, cobrou falta com categoria, e Éder saltou para fazer uma grande defesa. Já aos 16, Matheus Martins fez bela jogada individual, chutou cruzado e acertou a trave esquerda. Sofrendo para avançar suas linhas, o Moto só assustou o rival aos 25, com Ronald, que bateu firme da entrada da área e obrigou Luiz Daniel a fazer a defesa em dois tempos.

Com o passar do tempo, o Sampaio Corrêa diminuiu o ritmo, mas manteve o domínio no Superclássico. Yann, aos 29 minutos, arriscou o chute e a bola passou muito perto do gol. De tanto insistir, a Bolívia Querida ampliou a vantagem aos 40 minutos: após ser derrubado por Fernando na grande área, Matheus Martins cobrou pênalti com categoria e deixou o Sampaio em uma situação muito confortável no confronto.

Moto melhora, mas Sampaio confirma vitória

Precisando de uma reação rápida, o Moto Club voltou do intervalo com o volante Paulo Matheus e o atacante Enzzo, nas vagas de Fernando e Juninho Arcanjo. Apostando em uma formação mais veloz pelas pontas, o Papão do Norte conseguiu equilibrar as ações diante do Sampaio Corrêa: logo aos cinco minutos, Enzzo encontrou espaço para arriscar o chute e chegou perto de marcar o primeiro gol do Papão. Já aos sete, Rodrigo Mucuri cobrou falta na grande área, Yago deu um leve desvio de cabeça e Johnny não conseguiu mandar a bola para o gol. Em seguida, aos oito, o Sampaio saiu jogando errado, e Johnny aproveitou o lance para bater forte, para mais uma boa defesa de Luiz Daniel.

Depois de segurar o melhor momento do Moto Club na partida, o Sampaio Corrêa voltou a trocar passes no meio-campo e envolver a equipe rubro-negra. Pimentinha, aos 22 minutos, aproveitou sobra de bola e mandou um belo chute, mas Éder, atento, evitou o terceiro gol da Bolívia Querida. Aos 25, foi a vez de Vinícius Alves finalizar após bela jogada de Pimentinha, entretanto, a zaga do Moto travou o chute.

Satisfeito com o placar e sem levar mais sustos do Moto Club, o Sampaio Corrêa manteve o jogo sob seu controle, apenas esperando o tempo passar. Mais na base do desespero do que da organização, o Moto tentou diminuir o prejuízo e colocar mais emoção no Superclássico, mas sem sucesso: o último avanço do Papão do Norte ocorreu aos 36, com Pepeu levantando a bola na grande área, para defesa tranquila de Luiz Daniel.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Yann (Matheus Ludke), Joécio, Allan Godói e Pará (Vitinho); Emerson Souza, Nadson (Maurício) e Rafael Vila (Eloir); Pimentinha, Matheus Martins (Gabriel Silva) e Vinícius Alves. Treinador: Felipe Conceição

MOTO CLUB: Éder; Arlen, Yago (Pepeu), Luís Felipe e Maxwell; Fernando (Enzzo), Serginho, Juninho Arcanjo (Paulo Matheus) e Ronald; Rodrigo Mucuri (Wanderley) e Johnny (Pedrinho). Treinador: Wallace Lemos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.