Copa do Nordeste

Moto Club é goleado fora de casa pelo América-RN e está eliminado da Pré-Copa do Nordeste

Papão do Norte foi presa fácil para o Dragão, em noite inspirada de Wallace Pernambucano.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 05/01/2023 às 23h20
Wallace Pernambucano comemora: com quatro gols de seu centroavante, o América-RN eliminou o Moto Club do Pré-Nordestão.
Wallace Pernambucano comemora: com quatro gols de seu centroavante, o América-RN eliminou o Moto Club do Pré-Nordestão. (Canindé Pereira / América-RN)

NATAL - A temporada de 2023 começou com um grande pesadelo para o Moto Club e sua torcida. Em partida única pela primeira fase da Pré-Copa do Nordeste, disputada na noite desta quinta-feira (5), o Papão do Norte tentou segurar a pressão do América-RN, atual campeão brasileiro da Série D, e garantir sua sobrevivência na competição regional, mas passou longe de seu objetivo: sem conseguir impor seu ritmo de jogo, o Moto foi goleado por 5 a 0 pelo Alvirrubro na Arena das Dunas, em Natal, e está fora da briga por vaga na fase de grupos do Nordestão.

Precisando de uma vitória para avançar no Pré-Nordestão ou de um empate para levar a disputa para os pênaltis, o Moto Club até conseguiu acertar uma bola na trave do América-RN no começo da partida, mas ficou nisso. Empurrado pela torcida, o Dragão encaminhou a vitória sobre o Papão do Norte logo no primeiro tempo, com um show do atacante Wallace Pernambucano, que abriu o placar aos 10 minutos e fez outros dois gols após cobranças de escanteio. Na volta do intervalo, o inspirado Wallace ainda marcou o quarto gol na partida, para festa da torcida do América-RN e frustração dos atletas do Moto. Perto do fim do jogo, Ítalo Carvalho fechou a goleada do Dragão sobre a equipe rubro-negra.

Com a eliminação na Pré-Copa do Nordeste, o Moto Club terá apenas o Campeonato Maranhense para disputar no restante da temporada, já que não garantiu vagas em competições nacionais após quedas precoces no Estadual e na Série D em 2022. Já o América-RN terá pouco tempo para festejar a goleada, pois já encara o CSA neste domingo (8), às 16h, no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe, valendo vaga na fase de grupos do Nordestão.

Agora, o Moto Club terá uma semana para se recuperar da goleada e se preparar para a estreia no Campeonato Maranhense, que será na próxima quinta-feira (12), às 19h, diante do Cordino, no Estádio Leandrão, em Barra do Corda, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Para voltar ao cenário nacional em 2024, o Papão do Norte precisa avançar à final do Estadual.

O jogo

Mesmo atuando fora de casa, o Moto Club foi quem teve a primeira grande chance da partida. Aos quatro minutos, o zagueiro Luís Felipe desviou uma cobrança de escanteio e a bola bateu na trave antes de ficar com o goleiro Bruno Pianissola fica com ela. O lance foi o suficiente para acordar o América-RN, que foi ao ataque e abriu o placar aos 10 minutos: após receber passe de Luiz Paulo, Téssio fez um cruzamento na medida para Wallace Pernambucano, que cabeceou firme, sem chances para Éder Moreira.

Sem diminuir o ritmo, o América-RN quase fez o segundo gol aos 14 minutos, com Araújo, que chutou forte após passe de Téssio e obrigou Éder Moreira a salvar o Moto Club. Pouco depois, aos 18, o Alvirrubro ampliou a vantagem na Arena das Dunas, mais uma vez com Wallace Pernambucano, que subiu sozinho após cobrança de escanteio de Téssio.

Dominado, o Moto Club teve uma boa chance para diminuir o prejuízo aos 21 minutos, mas Johnny parou em uma boa defesa de Bruno Pianissolla. Como o Papão do Norte não conseguia impor seu ritmo no ataque, o América-RN permanecia no ataque, encontrando espaços na defesa rubro-negra: aos 32, Wallace Pernambucano contou com mais uma cobrança de escanteio de Téssio para anotar o terceiro gol dos donos da casa.

América-RN não diminui o ritmo e transforma vitória em goleada

Mesmo com a larga vantagem, o América-RN se manteve no ataque, enquanto o Moto Club, que apostou nas entradas de Pedrinho e Wanderley no intervalo, sofria para criar boas jogadas e incomodar os donos da casa. Elvinho, aos quatro minutos, e Téssio, aos 13, perderam grandes chances pelo Dragão, mas essas oportunidades não fizeram falta, graças ao herói do jogo: aos 16 minutos, Téssio tentou o passe para Elvinho, a zaga do Moto tentou afastar, mas a bola caiu nos pés de Wallace Pernambucano, que não perdoou e marcou seu quarto gol na partida.

Com a goleada confirmada, o técnico Leandro Sena fez quatro mudanças e o América-RN reduziu um pouco o ritmo. Tentando reduzir o placar, o Moto Club foi ao ataque e perdeu sua melhor oportunidade de gol aos 25 minutos: após ser lançado na grande área, Johnny finalizou rasteiro e parou em uma difícil defesa de Bruno Pianissolla.

Diante de um Moto Club abatido e pouco agressivo, o América-RN subiu novamente suas linhas e fez o quinto gol aos 32 minutos, com Ítalo Carvalho, que aproveitou boa jogada de Luiz Paulo e finalizou sem chances para Éder Moreira. Já aos 45, praticamente no último lance da partida, Éder Moreira ainda salvou o Moto de sofrer o sexto gol, defendendo um chute de Wermeson com os pés.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-RN: Bruno Pianissolla; Allef, Jean Pierre, Edson Silva e Luiz Paulo; Araújo, Rafinha (Juninho), Téssio (Norberto) e Elvinho (Nikollas); Iago (Wermeson) e Wallace Pernambucano (Ítalo Carvalho). Treinador: Leandro Sena

MOTO CLUB: Éder Moreira; Arlen, Bruno Villagra, Luís Felipe e Maxwell; Léo Couto, Paulo Matheus (Wanderley), Ronald (Pedrinho) e Juninho Arcanjo (Blade); Denilson (Fernando) e Johnny (Gustavo). Treinador: Wallace Lemos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.