Futebol

Presidente do Sampaio Corrêa anuncia reforços e confirma saídas de Léo Condé e Gabriel Poveda

Em live nas redes sociais, Sergio Frota elogiou a temporada de 2022 e projetou centenário da Bolívia Querida.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 17/11/2022 às 02h31
Sergio Frota, presidente do Sampaio Corrêa.
Sergio Frota, presidente do Sampaio Corrêa. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - O Sampaio Corrêa promoveu, na noite desta quarta-feira (16), uma live nas redes sociais com a presença do presidente Sergio Frota, que fez uma análise sobre a temporada de 2022 e falou do planejamento para 2023, ano do centenário da Bolívia Querida. Ao lado do vice-presidente e diretor jurídico Perez Silva da Paz, Frota confirmou que o técnico Léo Condé e o atacante Gabriel Poveda não permanecerão no Sampaio, revelou os primeiros reforços para o próximo ano, anunciou mais renovações de contrato e ressaltou que ainda está trabalhando para manter outras peças do elenco que garantiu o quinto lugar no último Campeonato Brasileiro Série B.

De acordo com Sergio Frota, Léo Condé está de saída do Sampaio Corrêa por questões particulares, enquanto Gabriel Poveda, valorizado pela artilharia da Série B, com 19 gols, optou por não renovar contrato e vai buscar um novo clube para a próxima temporada. O presidente do Sampaio afirma que tentou a manutenção da dupla, mas respeita as decisões de ambos.

"Nós acertamos a questão financeira, fizemos o que foi possível, mas o Condé não vai ficar por problemas particulares, o que eu lamento muito. Ele disse que não vai para nenhum clube no momento, e eu acredito, o Condé é um homem muito sério. Vou respeitar o momento particular dele", declarou Frota, que confirmou a permanência do restante da comissão técnica.

Além de anunciar a saída de Léo Condé, Sergio Frota falou sobre as características que procura no novo treinador do Sampaio Corrêa e revelou que já tem em mente alguns candidatos ao cargo. "Tem que valorizar a posse de bola, ter contra-ataque rápido, boa leitura de jogo e montar um time compacto", explicou o presidente.

Durante a live, Sergio Frota também anunciou os quatro primeiros contratados pelo Sampaio Corrêa para a temporada de 2023: o volante Emerson Souza (ex-Londrina) e os atacantes Vinícius Alves (ex-XV de Piracicaba), Matheus Martins (24 anos, ex-Aruko-PR) e Rafael Furtado, que estava no Santa Cruz e é irmão do zagueiro Gabriel Furtado, cuja renovação de contrato foi confirmada pelo presidente durante o programa.

Gabriel Furtado, de 22 anos, era o reserva imediato de Joécio e Allan Godói na disputa da Série B e atuou em apenas oito partidas do Sampaio Corrêa na competição nacional, porém, deixou boa impressão entre os torcedores tricolores. Além da permanência de Furtado, Sergio Frota informou que o atacante Andrey fica no clube para a próxima temporada, após disputar oito jogos pela Bolívia Querida em 2022.

Entre os jogadores que atuaram pelo Sampaio Corrêa em 2022 e estão com a situação indefinida para a próxima temporada, Sergio Frota demonstrou otimismo na permanência do atacante Ygor Catatau, que tem contrato com o Madureira até março, e revelou que vai abrir negociação para manter o atacante Rafael Costa. Por outro lado, o presidente do Tricolor disse que acha difícil o volante André Luiz seguir no clube em 2023.

Fora das questões contratuais, Sergio Frota criticou os erros de arbitragem contra o Sampaio Corrêa na Série B de 2022, disse que as propostas de compra de parte da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) não foram satisfatórias para o clube, afirmou que uma "marca de renome mundial" pode aparecer como novidade para os uniformes do Tricolor em 2022 e falou sobre a possível utilização do Estádio Nhozinho Santos em 2023. Frota elogiou o Municipal e não descartou disputar alguns jogos em situações específicas, mas rechaçou transformar o local no principal estádio tricolor por questões de segurança, melhor adaptação do elenco ao gramado do Castelão e o receio de possíveis punições por mau comportamento da torcida.

Na temporada de 2023, o Sampaio Corrêa terá calendário cheio, com participações em quatro competições: além de lutar pelo tetra do Campeonato Maranhense, a Bolívia Querida disputará a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e o Campeonato Brasileiro Série B.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.