Série B

Sampaio Corrêa vence o Vasco em jogo épico em São Januário e respira na luta pelo G4 da Série B

Bolívia Querida conseguiu virada durante o segundo tempo e garantiu vitória com gol nos acréscimos.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 28/10/2022 às 03h24
O Sampaio Corrêa derrotou o Vasco em uma partida emocionante em São Januário.
O Sampaio Corrêa derrotou o Vasco em uma partida emocionante em São Januário. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

RIO DE JANEIRO - Prestes a encerrar sua participação no Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa enfrentou o Vasco na noite desta quinta-feira (27), em São Januário, em partida válida pela 37ª e penúltima rodada da competição nacional. Mesmo com remotas chances de acesso à Série A e tendo que lidar com a pressão da torcida vascaína, a Bolívia Querida se superou, fez uma de suas melhores atuações na temporada, derrotou a equipe carioca por 3 a 2 em um jogo histórico e manteve, ainda que tímida, a possibilidade matemática de chegar ao G4 da Segundona.

Saiba mais:

Gabriel Poveda desabafa após vitória sobre o Vasco: "Mostramos a grandeza do Sampaio"

Atuações do Sampaio Corrêa: Joécio e Poveda brilham em vitória contra o Vasco

VÍDEO: Assista aos melhores momentos de Vasco x Sampaio Corrêa

VÍDEO: Torcida exalta "time de guerreiros" do Sampaio Corrêa em São Januário

VÍDEO: Jorginho assume responsabilidade após derrota do Vasco para o Sampaio Corrêa

O Sampaio Corrêa foi a campo com o objetivo de fazer um jogo equilibrado, porém, foi surpreendido pela pressão do Vasco, que abriu o placar logo aos três minutos, com o zagueiro Anderson Conceição, aproveitando cruzamento de Figueiredo. No prejuízo, a Bolívia Querida respirou fundo, conseguiu impor seu ritmo de jogo com o passar do tempo e chegou ao empate aos 17 minutos, com um golaço do lateral Pará, que acertou um chute forte da entrada da área. Na etapa final, o Sampaio segurou os avanços do Vasco e conseguiu a virada com um gol do artilheiro Gabriel Poveda, aos 21 minutos. O Cruz-maltino ainda buscou o empate aos Andrey Santos, já aos 51 minutos, mas o Sampaio, valente, arrancou a vitória fora de casa aos 54, com um gol de cabeça do zagueiro Joécio.

A vitória em São Januário colocou provisoriamente o Sampaio Corrêa na quinta posição da Série B, com 55 pontos, três a menos que o quarto colocado Bahia, que ainda joga nesta rodada da competição nacional. Já o Vasco, que desperdiçou uma grande oportunidade de confirmar matematicamente o retorno à Série A, tem 59 pontos e está em terceiro lugar na Segundona.

Agora, o Sampaio Corrêa volta as atenções para o último compromisso nesta Série B: a Bolívia Querida enfrentará o Londrina na noite do próximo domingo (6), a partir das 18h30, no Estádio Castelão, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Na mesma data e horário, o Vasco terá um confronto direto pelo acesso à Série A diante do Ituano, no Estádio Novelli Junior, em Itu.

O jogo

Assim que a bola começou a rolar em São Januário, o Sampaio Corrêa tentou segurar a pressão inicial do Vasco, porém, a equipe carioca abriu o placar em sua primeira finalização. Aos três minutos, Nenê cobrou escanteio curto para Figueiredo, que levantou a bola na grande área e encontrou Anderson Conceição livre para cabecear firme, sem chances para Matheus Inácio. O Tricolor até tentou uma resposta rápida aos oito minutos, com Ygor Catatau, que foi lançado em profundidade, bateu forte e mandou a bola perto do gol.

Cuidando bem da bola, mas sofrendo para encontrar espaços, o Sampaio Corrêa continuou com dificuldades para frear o ataque do Vasco. Figueiredo, aos 12 minutos, foi lançado por Nenê na grande área e conseguiu a finalização, que parou em grande defesa de Matheus Inácio. Depois desse lance, a Bolívia Querida conseguiu equilibrar as ações e conseguiu o empate com um golaço: após receber passe no campo de ataque aos 17 minutos, Pará passou por dois marcadores, arriscou o chute de longe e acertou o canto direito de Thiago Rodrigues.

Empolgado pelo gol de empate, o Sampaio Corrêa manteve o ritmo diante do Vasco. Pará, aos 25, chutou da entrada da área mais uma vez, e Thiago Rodrigues espalmou para escanteio. A resposta do Cruz-maltino veio aos 36: após ser lançado na grande área, Eguinaldo fez a proteção e serviu Nenê, que bateu colocado e quase acertou o ângulo direito. Já aos 39, o Sampaio teve uma chance com Gabriel Poveda, que recebeu cruzamento de Rafael Vila e desviou de cabeça, mas Thiago Rodrigues, bem posicionado, segurou firme.

Virada e gols nos acréscimos: em segundo tempo insano, Sampaio garante vitória

Precisando da vitória, o Vasco voltou agressivo para o segundo tempo e conseguiu alguns lances de perigo pelo alto. Aos nove minutos, Eguinaldo aproveitou cruzamento de Nenê, desviou de cabeça e mandou a bola para fora. Já aos 15, Nenê serviu Marlon Gomes, que ganhou disputa com Pará, cabeceou firme e tirou tinta da trave direita de Matheus Inácio.

Ao mesmo tempo em que segurava a série de levantamentos do Vasco para a grande área, o Sampaio Corrêa tentava valorizar a posse de bola e assustar a equipe carioca nos contragolpes. Em um desses avanços, aos 21 minutos, a Bolívia Querida conseguiu a virada: após ser lançado na grande área por Gabriel Poveda, Ygor Catatau chutou cruzado, Thiago Rodrigues deu rebote, e Poveda, atento ao lance, bateu firme para o gol vazio, marcando o seu 19º gol na Série B.

Na reta final de partida, o Vasco foi com tudo para o ataque, e o Sampaio Corrêa lutou para segurar a vitória. Alex Teixeira, aos 39, arriscou da entrada da área e mandou a bola por cima do gol. De tanto insistir, o Cruz-maltino conseguiu o empate aos 51 minutos: após levantamento de Edimar pela esquerda, Andrey Santos cabeceou firme e deixou tudo igual, para delírio da torcida em São Januário. Quando o placar parecia definido, o Sampaio cobrou escanteio rápido aos 53, Warley levantou a bola na grande área e Joécio subiu com estilo para decretar a vitória histórica da Bolívia Querida.

FICHA TÉCNICA

VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos (Gabriel Pec), Danilo Boza, Anderson Conceição e Edimar; Andrey Santos, Palacios (Yuri Lara), Marlon Gomes (Bruno Tubarão) e Nenê (Alex Teixeira); Figueiredo e Eguinaldo (Fábio Gomes). Treinador: Jorginho

SAMPAIO CORRÊA: Matheus Inácio (Matheus Poletine); Mateusinho (Pedro Carrerette), Joécio, Allan Godói e Pará; André Luiz (Léo Tocantins), Ferreira, Eloir (Lucas Araújo) e Rafael Vila (Warley); Ygor Catatau e Gabriel Poveda. Treinador: Léo Condé

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.