Série D

Juventude Samas sofre gol no fim, perde para o Amazonas e está eliminado da Série D

Peixe Poraquê foi valente em Manaus, mas erro defensivo nos acréscimos custou a queda na Quarta Divisão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Amazonas e Juventude Samas se enfrentaram no Estádio Carlos Zamith, em Manaus.
Amazonas e Juventude Samas se enfrentaram no Estádio Carlos Zamith, em Manaus. (Jadison Sampaio / Amazonas FC)

MANAUS - Embalado por uma classificação heroica na fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D, o Juventude Samas lutou muito para manter vivo o sonho do acesso à Terceira Divisão em 2023, porém, o esforço da equipe de São Mateus do Maranhão não foi suficiente para impedir que sua participação na Quarta Divisão fosse encerrada na tarde deste domingo (31). Na partida de volta da segunda fase da Série D, disputada no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, o Juventude jogou de igual para igual diante do Amazonas, mas sofreu um gol nos acréscimos do segundo tempo, foi derrotado por 2 a 1 pelo time amazonense e está eliminado da competição nacional, já que o primeiro duelo, disputado em São Mateus do Maranhão, terminou com empate por 0 a 0.

Jogando fora de casa, o Juventude Samas teve que lidar com a pressão do Amazonas no começo da partida: logo aos 12 minutos, Ítalo foi lançado por Luizinho, driblou Anderson Testa e abriu o placar a favor da Onça. O Juventude, entretanto, não sentiu a pressão e buscou o empate aos 22 minutos, em cobrança de falta de Rodrigo Sá. Na etapa final, o Amazonas avançou suas linhas, mas o Juventude Samas se defendeu bem e ainda assustou os donos da casa nos contragolpes. Quando a decisão por pênaltis parecia certa no Carlos Zamith, o Amazonas mostrou sua força e conseguiu o gol da vitória aos 50 minutos, novamente com Ítalo, decretando a eliminação do Juventude da Série D.

Fora da Série D, o Juventude Samas ainda terá pela frente a Copa FMF nesta temporada, com a possibilidade de retornar à Quarta Divisão em 2023 ou disputar a Copa do Brasil. O Amazonas, por sua vez, enfrentará o Lagarto (SE) nas oitavas de final da Série D, com o primeiro jogo sendo disputado no Estádio Barretão e a segunda partida marcada para Manaus.

O jogo

Mesmo atuando como visitante, foi o Juventude Samas que tomou a iniciativa da partida contra o Amazonas, com o zagueiro Gustavo Costa arriscando o chute forte em cobrança de falta aos sete minutos e obrigando Luiz Henrique a fazer grande defesa. A resposta da equipe amazonense foi rápida e eficiente: aos 12 minutos, Luizinho deu um passe na medida para Ítalo, que passou por Anderson Testa e mandou a bola para o gol vazio.

O prejuízo no placar não intimidou o Juventude Samas, que manteve a partida equilibrada e não demorou a buscar o empate contra o Amazonas. Aos 22 minutos, Rodrigo Sá cobrou falta com força, a bola passou pela barreira e foi para o fundo das redes, sem chances de defesa para Luiz Henrique. Animado, o Peixe Poraquê manteve a pressão: Rodrigo Sá, aos 30, passou por dois defensores do time amazonense e finalizou com categoria, mas Luiz Henrique, atento, salvou os donos da casa.

Na reta final do primeiro turno, o Amazonas insistiu nos levantamentos para a grande área, enquanto o Juventude Samas, além de se defender bem, ameaçava nas jogadas em velocidade. Aos 43 minutos, Bedeu encontrou espaço na defesa amazonense e tentou o chute, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Juventude lida bem com pressão do Amazonas, mas é castigado no fim

Depois de um bom primeiro tempo, o Juventude Samas voltou para a etapa final com a missão de segurar a pressão do Amazonas. Aos 10 minutos, Anderson Testa fez grande defesa em finalização de Rafael Tavares na entrada da grande área, porém, Vitinho não conseguiu desviar a bola para o gol vazio e se chocou com a trave.

Com dificuldades para trocar passes no campo de ataque, restou ao Juventude Samas se defender e esperar a oportunidade do contragolpe, enquanto o Amazonas se lançava ao ataque. Rafael Tavares, aos 17, foi lançado por Ítalo e bateu forte, por cima do gol. Já aos 20, Ítalo recebeu de Rafael Tavares na grande área, protegeu a bola e passou para Ruan, que estava cara a cara com Anderson Testa, mas chutou para fora.

Empurrado pela torcida, o Amazonas foi todo ao ataque no final da partida, e o Juventude Samas, sem conseguir encaixar uma jogada de velocidade, optou por se defender e esperar a decisão por pênaltis. Vitinho teve duas grandes chances pelo time amazonense aos 38 e 39 minutos, porém, faltou capricho nas finalizações: depois de acertar a trave no primeiro chute, o atleta da equipe amazonense parou em uma defesa difícil de Anderson Testa. Mesmo com tantas chances perdidas, o Amazonas não se abateu e foi premiado aos 50 minutos, com Ítalo recebendo passe em profundidade, batendo com categoria na saída de Anderson Testa e decretando a eliminação do Juventude Samas da Série D.

FICHA TÉCNICA

AMAZONAS: Luiz Henrique; Biel Potiguar (Yuri Ferraz), Lucão, Luís Gustavo e Miliano (Vitinho); Judá (Diogo Dolem), Christian (Robertinho), Henrique Ávila e Rafael Tavares; Luizinho (Ruan) e Ítalo. Treinador: Rafael Lacerda

JUVENTUDE SAMAS: Anderson Testa; Giulinho, Gustavo Costa, Moisés e Gustavo Rodrigues; Codó, Bedeu (Fernando), Rodrigo Sá (Gotinha) e Zé Artur (Tiago Chulapa); Clessione e Cris. Treinador: Zé Augusto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.