Série D

Moto Club encerra fase de grupos da Série D com vitória em casa sobre o Castanhal

Já classificado, Papão do Norte derrotou equipe paraense no Castelão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 17/07/2022 às 18h53
O Moto Club venceu o Castanhal em duelo realizado no Estádio Castelão.
O Moto Club venceu o Castanhal em duelo realizado no Estádio Castelão. (Matheus Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Contando com o apoio da torcida rubro-negra no Estádio Castelão, o Moto Club disputou, na tarde deste domingo (17), diante do Castanhal, a sua última partida na fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D. Já classificado para a segunda fase da Quarta Divisão e com a liderança garantida no Grupo 2, o Moto teve algumas dificuldades diante da equipe paraense, que ainda lutava por vaga no G4, mas soube sofrer, mostrou eficiência no ataque e venceu por 2 a 0, resultado que aumenta a confiança do Papão do Norte para o mata-mata da competição nacional.

Atuando pela primeira vez no Castelão nesta Série D, o Moto Club não demorou a abrir o placar: Cleitinho, aos quatro minutos, balançou as redes após duas tentativas de finalização. Precisando da virada e atuando contra um Papão do Norte sem muita pressão pelo resultado, o Castanhal se lançou ao ataque e parou em uma tarde inspirada do goleiro Rodrigo Carvalho, que fez grandes defesas pela equipe rubro-negra. Já aos 48 minutos do segundo tempo, o Moto foi letal no contragolpe e garantiu a vitória com um gol de Eliomar.

A vitória no Castelão fez o Moto Club encerrar a fase de grupos da Série D com 28 pontos: além de garantir a liderança isolada do Grupo 2, com seis pontos a mais que o vice-líder Tocantinópolis, o Papão do Norte registrou a quarta melhor campanha de toda a competição, atrás apenas de Retrô (PE), Brasiliense (DF) e Amazonas (AM). Já o Castanhal, que iniciou a última rodada no G4, caiu para a sexta colocação do Grupo 2, com 17 pontos, e está eliminado da competição nacional.

Na segunda fase da Série D, o Moto Club terá como adversário o São Raimundo (RR), que se classificou para o mata-mata com a quarta colocação do Grupo 1. As datas e horários dos duelos entre o Papão do Norte e o Mundão ainda serão divulgadas pela Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas já se sabe que o jogo de ida acontecerá em Boa Vista, enquanto a segunda e decisiva partida está marcada para São Luís.

O jogo

Moto Club e Castanhal iniciaram a partida no Castelão em um ritmo intenso. Logo aos três minutos, Gui Campana arriscou o chute pelo Japiim, e Rodrigo Carvalho salvou o Papão do Norte com uma difícil defesa. A resposta do Moto foi rápida e eficiente: após receber cruzamento de Ronald aos quatro minutos, Cleitinho acertou o travessão, mas a bola bateu nele na sequência do lance e foi parar no gol.

Em vantagem, o Moto Club reduziu um pouco a pressão, enquanto o Castanhal, sem alternativa, avançou suas linhas em busca do empate. Pedrinho, aos 21 minutos, fez boa jogada individual e arriscou o chute, sem sucesso. Pouco depois, aos 27, Ruan cabeceou firme após passe de Pedrinho, e a bola passou muito perto do gol.

Após os avanços do Castanhal, o Moto Club voltou a finalizar com perigo aos 37: Ronald encontrou espaço no meio-campo e finalizou com força, pela linha de fundo. Já aos 41, foi a vez do Japiim criar outra oportunidade de gol, com Pedrinho, que cobrou falta com categoria e parou em mais uma bela defesa de Rodrigo Carvalho.

Castanhal não consegue furar marcação, e Moto confirma vitória

O cenário da partida não teve mudanças significativas na volta do intervalo: enquanto o Castanhal tentava desesperadamente a vitória, o Moto Club tentava valorizar a posse de bola e encontrar alguns espaços na defesa da equipe paraense. Rafael Tanque, aos quatro minutos, mandou um voleio, mas Rodrigo Carvalho evitou o que seria um belo gol do Japiim. O Moto respondeu aos oito minutos, com grande jogada individual de Mário Sérgio, que só parou na defesa do goleiro Axel.

Depois dessas primeiras finalizações, a velocidade do jogo teve uma queda, e as duas equipes diminuíram os avanços ao campo de ataque. Adauto, aos 16, quase fez um belo gol após tentar o levantamento para a grande área e a bola passar perto da trave. Já Eliomar, aos 18, mandou o chute de longa distância, sem perigo para Axel.

Na reta final de partida, o Castanhal foi todo ao ataque, mas o volume criado pela equipe paraense não foi suficiente para incomodar o Moto Club, que aproveitou os espaços deixados pelo Japiim para matar o jogo. Aos 48 minutos, Carioca levantou a bola para Jair, que ajeitou para Eliomar finalizar com perfeição e garantir a vitória do Papão no Castelão.

FICHA TÉCNICA

MOTO CLUB: Rodrigo Carvalho; Douglas (Negueba), Rodrigo Milanez, Dedé e Carioca; Jair, Naílson (Leal), Cleitinho (Vander), Eliomar e Ronald (Ozeias); Mário Sérgio (Anderson Cearense). Treinador: Júlio César Nunes

CASTANHAL: Axel; Ronaldo (Daelson), Dedé, Gustavo e Rodrigo (Ficha); Samuel, Fazendinha (Adauto) e Gui Campana; Pedrinho, Ruan (Pecel) e Rafael Tanque. Treinador: Robson Melo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.