Série D

Juventude Samas vence o Fluminense (PI) fora de casa e avança à segunda fase da Série D

Peixe Poraquê conquistou grande resultado em Teresina e garantiu o quarto lugar no Grupo 2 da Série D.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

O Juventude Samas derrotou o Fluminense (PI) no Estádio Albertão.
O Juventude Samas derrotou o Fluminense (PI) no Estádio Albertão. (Maria Vitória Magalhães / Juventude Samas)

TERESINA - A arrancada do Juventude Samas na reta final da fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D foi coroada na tarde deste domingo (17), com uma classificação heroica para a segunda fase da competição nacional. Mesmo atuando fora de casa, no Estádio Albertão, e lidando com a pressão do Fluminense (PI), que precisava de um empate para avançar de fase na Quarta Divisão, o Juventude foi letal em suas poucas oportunidades de gol, derrotou a equipe piauiense por 2 a 1 e garantiu a vaga no G4 do Grupo 2 na última rodada, depois de passar boa parte da competição entre as piores campanhas da chave.

Precisando da vitória para se classificar, o Juventude Samas teve dificuldades para impor seu jogo diante do Fluminense (PI), que criou várias chances no campo de ataque, mas esbarrou em uma boa atuação de Anderson Testa, goleiro do Peixe Poraquê. Firme na defesa, o Juventude mostrou eficiência em um raro avanço e conseguiu abrir o placar aos 50 minutos do primeiro tempo, com Zé Artur. Na etapa final, o Fluminense (PI) teve sua insistência premiada com o gol de empate, marcado por Janeudo aos 34 minutos, porém, o Juventude Samas reagiu rápido, recuperou a vantagem com um gol de Clessione e segurou a vitória até o final.

Com a vitória em Teresina, o Juventude Samas chegou aos 20 pontos e garantiu a classificação para a segunda fase da Série D com a quarta colocação do Grupo 2. Já o Fluminense (PI), que era considerado um dos principais candidatos ao G4 na chave, permaneceu com 17 pontos, caiu para a quinta posição com a derrota diante do Peixe Poraquê e está eliminado da Quarta Divisão.

Na segunda fase da Série D, o time do Juventude Samas enfrentará o Amazonas, que se classificou com a melhor campanha do Grupo 1, conquistando 31 pontos em 14 partidas. As datas e horários dos jogos entre Amazonas e Juventude Samas ainda serão divulgados pela Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas já se sabe que o duelo de ida acontecerá no Estádio Pinheirão, em São Mateus do Maranhão, e o segundo confronto será no Estádio da Colina, em Manaus.

O jogo

Jogando em casa e precisando de um empate para se classificar, o Fluminense (PI) foi ao ataque logo no começo de partida no Albertão, enquanto o Juventude Samas recuou suas linhas, aguardando um espaço na defesa do Vaqueiro. Logo no primeiro minuto, Pio arriscou de longe, viu a bola desviar na zaga do Peixe Poraquê e sair pela linha de fundo. Pouco depois, aos cinco, Júnior Prego tentou o cruzamento para a grande área, a bola pegou curva e foi para a direção do gol, mas Anderson Testa, atento, salvou o perigo. Já aos 14, Lucão aproveitou cruzamento de Tiaguinho e cabeceou forte, para fora.

Sem conseguir trocar passes e esboçar uma reação, o Juventude Samas continuou com a postura defensiva, enquanto o Fluminense (PI) acumulava chances perdidas. Tiaguinho, aos 18, chutou de longa distância, e Anderson Testa fez grande defesa. Aos 21, foi a vez de Júnior Prego ser lançado por Tarcisio e bater cruzado, tirando tinta da trave do Peixe Poraquê.

O cenário da partida não passou por maiores alterações na reta final do primeiro tempo. Pio, aos 40 minutos, arriscou uma cobrança de falta de longe, e Anderson Testa, bem posicionado, segurou firme e evitou o gol do Fluminense (PI). Quando o empate sem gols parecia certo, o Juventude Samas foi preciso no ataque: aos 50 minutos, Cris foi lançado no ataque e fez o desvio de cabeça na bola, que sobrou limpa para Zé Artur finalizar bem e abrir o placar a favor da equipe de São Mateus.

Fluminense consegue empate, mas Juventude Samas reage rápido e confirma vitória

Surpreendido pelo gol do Juventude Samas nos acréscimos do primeiro tempo, o Fluminense (PI) voltou para o segundo tempo com uma postura mais agressiva, entretanto, o nervosismo da equipe piauiense era visível, com vários erros de último passe. Enquanto isso, o Juventude Samas tentava segurar o resultado e levar algum perigo: Gotinha, aos 17 minutos, tentou o segundo gol em cobrança de falta que saiu pela linha de fundo.

Mais na base do coração que da organização, o Fluminense (PI) pressionou o Juventude Samas em busca do empate. Tiaguinho, aos 21, mandou um chute forte para fora, e Sapé, aos 22, conseguiu um desvio de cabeça após cruzamento de Ramon, mas Anderson Testa segurou a finalização da equipe piauiense. Em um raro momento de jogada ofensiva, o Juventude quase marcou o segundo gol aos 26 minutos, com Zé Artur, que finalizou com categoria e parou em uma defesa firme de Nicolas.

Após muita insistência, o Fluminense (PI) conseguiu o gol de empate aos 34 minutos, com Janeudo, que aproveitou uma sobra de bola na grande área e bateu firme, sem chances para Anderson Testa. A festa do Vaqueiro, entretanto, durou pouquíssimo: já aos 35, Clessione foi lançado no ataque, cabeceou firme e recolocou o Juventude Samas em vantagem. Novamente no prejuízo, o Fluminense (PI) se lançou todo ao ataque em busca do empate, mas o Juventude se segurou bem e confirmou a vitória heroica em Teresina.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE-PI: Nicolas; Gean, Ramon, Lucão e Tiaguinho; Pio (Sapé), Elivelton (Mazinho), Júnior Prego (Erivelton) e Janeudo; Waldir (Patrick) e Tarcisio (Alfredo). Treinador: Marcelo Vilar

JUVENTUDE SAMAS: Anderson Testa; Roberth (Fernando), Gustavo Costa, Moisés e Gustavo Rodrigues; Codó (Magrão), Bedeu, Rodrigo Sá (Gotinha) e Zé Artur (Tiago Chulapa); Clessione e Cris. Treinador: Zé Augusto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.