Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete volta a vencer Santo André e garante vaga na final da LBF 2022

Tricolor faz grande atuação no Costa Rodrigues lotado e continua na briga pelo tricampeonato nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 15/07/2022 às 22h27
Festa tricolor no Costa Rodrigues: o Sampaio Basquete está na final da LBF 2022.
Festa tricolor no Costa Rodrigues: o Sampaio Basquete está na final da LBF 2022. (Matheus Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O Sampaio Basquete confirmou o favoritismo e garantiu, na noite desta sexta-feira (15), a classificação para a final da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022. Empurrada pela torcida tricolor, que lotou o Ginásio Costa Rodrigues no segundo jogo das semifinais, a Bolívia Querida deu um show de defesa e coletividade, derrotou Santo André por 77 a 53, fechou a série em 2 a 0 e mantém o sonho do tricampeonato nacional mais vivo do que nunca.

Determinado a garantir a segunda vitória na série e carimbar o passaporte para a final da LBF 2022, o Sampaio Basquete foi surpreendido pelo bom início de Santo André, mas conseguiu reagir rápido e abrir vantagem ainda no primeiro quarto. Aos poucos, a Bolívia Querida começou a impor seu ritmo de jogo, forçou vários erros da equipe andreense na quadra de ataque e levou uma vantagem de 13 pontos para o intervalo. No terceiro quarto, o Sampaio teve um excelente aproveitamento nos arremessos, freou qualquer possibilidade de reação do Santo André e praticamente encaminhou a vitória com uma liderança de 22 pontos no placar. Já nos 10 últimos minutos, as duas equipes foram para a trocação ofensiva, e o Sampaio Basquete apenas esperou o tempo passar para confirmar a vitória.

A MVP (jogadora mais valiosa) da vitória do Sampaio Basquete no jogo 2 das semifinais contra o Santo André foi a ala-pivô Lê Lisboa, que foi a cestinha tricolor com 15 pontos e ainda chegou perto de um duplo-duplo, após pegar oito rebotes. A Bolívia Querida também contou com ótimas atuações no perímetro: enquanto a armadora porto-riquenha Jennifer O'Neill anotou 15 pontos, a ala-armadora Tainá Paixão fez 13 pontos e distribuiu seis assistências. Na rotação, a destaque foi a ala-pivô Gabi Guimarães, com 10 pontos e seis rebotes. Pelo lado de Santo André, a pivô Sassá foi a cestinha e registrou um duplo-duplo, após marcar 20 pontos e pegar 11 rebotes.

O Sampaio Basquete aguarda agora a definição da outra semifinal da LBF 2022, entre SESI Araraquara e Vera Cruz Campinas, para saber quem será seu rival na decisão nacional. No momento, o Vera Cruz está vencendo a série por 1 a 0, e a segunda partida está marcada para a manhã deste sábado (16), às 11h30, em Araraquara: enquanto o time campineiro está a uma vitória da vaga na final, a equipe araraquarense precisa do triunfo no jogo 2 para forçar um terceiro e decisivo confronto na noite desta segunda-feira (18), às 19h30, novamente no Ginásio do SESI. Se o SESI Araraquara for o finalista, terá o mando de quadra contra o Sampaio Basquete, mas se o Vera Cruz avançar de fase, essa vantagem será da equipe maranhense.

As finais da LBF 2022 só serão disputadas após a realização do Campeonato Sul-Americano de basquete feminino, entre os dias 1º e 6 de agosto, em San Luis, na Argentina. O Sampaio Basquete tem quatro atletas convocadas pelo técnico José Neto: a armadora Alana Gonçalo, a ala-armadora Tainá Paixão, a ala Patty e a pivô Érika.

O jogo

Assim que começou a partida no Costa Rodrigues, o Sampaio Basquete tentou ditar seu ritmo, porém, foi surpreendido pelo Santo André: com Sassá inspirada na quadra de ataque e uma eficiente marcação por zona, a equipe andreense abriu vantagem no placar. Aos poucos, o Tricolor assumiu o domínio do duelo e venceu o primeiro quarto por 18 a 14, contando com boas jogadas de Tainá Paixão e Jennifer O'Neill.

No segundo quarto, o time do Sampaio Basquete impôs uma defesa sufocante ao Santo André, que cometeu vários desperdícios de bola, errou arremessos forçados e não conseguiu levar vantagem nos rebotes. Enquanto isso, no ataque, a ala-pivô dinamarquesa Sofie Tryggedsson converteu três arremessos de longa distância e foi fundamental para a Bolívia Querida abrir 13 pontos de liderança para o intervalo.

Já no terceiro quarto, Santo André tentou acelerar um pouco mais as ações ofensivas, mas continuou com baixo aproveitamento de arremessos, enquanto o Sampaio Basquete, depois de alguns erros no início, se soltou em quadra, anotou 20 pontos em 10 minutos e praticamente encaminhou a vitória no Costa Rodrigues.

Com as duas mãos na vitória, o Sampaio Basquete transformou o último quarto em mera formalidade no Costa Rodrigues. O Santo André melhorou o desempenho ofensivo, porém, a Bolívia Querida continuou com a intensidade na quadra de ataque e fez a festa da torcida tricolor, que comemorou mais uma classificação para as finais da LBF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.