Série D

Moto Club perde para o Tocantinópolis e encerra série invicta em casa na Série D

Mesmo com o tropeço no Nhozinho Santos, Papão lidera o Grupo 2 da Série D.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 19/06/2022 às 20h29
Moto Club e Tocantinópolis se enfrentaram no Estádio Nhozinho Santos.
Moto Club e Tocantinópolis se enfrentaram no Estádio Nhozinho Santos. (Matheus Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Dono de uma grande campanha na fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D, o Moto Club encarou o Tocantinópolis na tarde deste domingo (19), em partida válida pela 10ª rodada da Quarta Divisão, com o objetivo de conquistar a quinta vitória consecutiva, ampliar a vantagem na liderança do Grupo 2 da competição nacional e fazer a festa ao lado da torcida rubro-negra, que compareceu em bom número ao Estádio Nhozinho Santos. O desempenho e o resultado, entretanto, não foram os esperados pela equipe maranhense: com dificuldades para criar jogadas e acertar suas finalizações, o Moto foi derrotado pelo TEC por 2 a 1 e perdeu os 100% de aproveitamento em casa na Série D.

Antes que o cenário da partida se desenhasse no Nhozinho Santos, o Tocantinópolis foi ao ataque e surpreendeu o Moto Club: logo aos quatro minutos, Marcinho tabelou com Jheimy e abriu o placar para o TEC com um belo chute cruzado. Depois disso, o Papão do Norte dominou as ações, mas sofreu com a forte marcação e a postura do Tocantinópolis, que retardou o duelo em vários momentos e foi vaiado pela torcida rubro-negra. Cleitinho, já aos 37 minutos do segundo tempo, ainda deixou tudo igual para o Moto, mas o time tocantinense reagiu rápido e garantiu a vitória fora de casa com um gol de Everson Bilau, aos 42.

Mesmo com o tropeço em casa, o Moto Club permanece na liderança isolada do Grupo 2 da Série D, com 21 pontos, e está perto de confirmar classificação para a segunda fase da competição nacional. O Tocantinópolis, por sua vez, chegou aos 16 pontos com a vitória no Nhozinho Santos e assumiu a vice-liderança da chave.

Sem tempo para lamentar a derrota, o Moto Club terá uma semana para virar a página e se preparar para o próximo compromisso na Série D, que será realizado na tarde do próximo domingo (26), às 17h, diante do Pacajus (CE), no Estádio Nhozinho Santos, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Já o Tocantinópolis volta a campo na noite do próximo sábado (25), às 18h30, em jogo contra o Juventude Samas, no Estádio Ribeirão.

O jogo

A ideia do Moto Club de pressionar o Tocantinópolis já no começo da partida foi por água abaixo logo no primeiro avanço da equipe visitante. Aos quatro minutos, Marcinho aproveitou erro rubro-negro na saída de bola, tabelou com Jheimy, invadiu a área e chutou cruzado, sem chances para Rodrigo Carvalho. O Papão do Norte ainda tentou uma reação rápida aos sete minutos, com Ozeias aproveitando cobrança de lateral na grande área e arriscando um chute de voleio, que saiu pela linha de fundo.

Satisfeito com o resultado parcial, o Tocantinópolis não quis saber de correr maiores riscos no campo de ataque, recuou suas linhas e truncou o jogo, para desespero do Moto Club e de sua torcida. Em um raro momento criativo no ataque, aos 25 minutos, o Rubro-Negro perdeu a chance do empate: Caio recebeu passe de Leomir, arriscou o chute, e a bola foi para fora.

O cenário do jogo não passou por maiores mudanças na reta final do primeiro tempo. Com maior posse de bola, o Moto Club tentava encontrar espaços, porém, o Tocantinópolis se segurou firme. Emerson Nike, aos 45, teve outra boa chance de deixar tudo igual pelo Papão do Norte, em chute fraco que foi defendido sem maiores sustos por Jean Silva.

Tocantinópolis reage rápido a empate do Moto e confirma vitória

Na volta do intervalo, o Moto Club apostou nas entradas de Ronald e Cleitinho para melhorar a criatividade no meio-campo, mas a equipe rubro-negra continuou com dificuldade para criar qualquer jogada diante de um Tocantinópolis fechado no campo de defesa. O Papão só criou uma boa chance aos 16 minutos, com Caio aproveitando sobra de bola após cobrança de escanteio de Ronald e finalizando pela linha de fundo.

Com o Tocantinópolis deixando de jogar para segurar o resultado, o Moto Club avançou suas linhas e manteve a pressão. Aos 23 minutos, Lucas Lino fez bela jogada individual, arriscou o chute, e a bola passou muito perto do gol. Insistente, o Papão do Norte conseguiu o empate já aos 37: após chute cruzado de Lucas Lino, Cleitinho se esticou todo, fez o desvio na pequena área e tirou a bola do alcance de Jean Silva.

Em clima de festa no Nhozinho Santos pelo gol de empate, o Moto Club continuou no campo de ataque, desta vez em busca da virada. A pressão do Papão do Norte, porém, sofreu um duro e decisivo golpe aos 42 minutos, com Everson Bilau recebendo passe na grande área, batendo firme e anotando o segundo gol do Tocantinópolis. Depois disso, o TEC voltou ao campo de defesa, afastou todas as tentativas do Moto e garantiu a vitória.

FICHA TÉCNICA

MOTO CLUB: Rodrigo Carvalho; Douglas (Negueba), Anderson Cearense, Dedé e Caio; Jair, Naílson (Lucas Hulk) e Leomir (Cleitinho); Emerson Nike (Lucas Lino), Ozeias (Ronald) e Dagson. Treinador: Júlio César Nunes

TOCANTINÓPOLIS: Jean Silva; Marcinho (Da Silva), Betão, Wanderson e Chico Bala; Pedro Dias, Alan Maia (Veraldo), Gustavo Gomes (Tiago Bagagem) e Raí (Hiltinho); Everson Bilau e Jheimy (Dedé). Treinador: Jairo Nascimento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.