Série B

Sampaio Corrêa perde para o Grêmio e continua sem vencer como visitante na Série B

Tricolor desperdiça mais uma oportunidade de se aproximar do G4 da Segundona.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Grêmio e Sampaio Corrêa se enfrentaram na Arena.
Grêmio e Sampaio Corrêa se enfrentaram na Arena. (Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

PORTO ALEGRE - O Sampaio Corrêa teve que lidar, mais uma vez, com o seu maior pesadelo nesta edição do Campeonato Brasileiro Série B: os jogos longe de São Luís. Em duelo válido pela 13ª rodada da Segundona e disputado na manhã deste sábado (18), a Bolívia Querida não conseguiu se impor diante do Grêmio, que contou com o apoio de mais de 30 mil torcedores em sua Arena e a estrela do atacante Diego Souza para vencer por 2 a 0, resultado que aumenta o jejum de triunfos da equipe maranhense como visitante na competição nacional.

Desfalcado do atacante Pimentinha, seu principal jogador na temporada, o Sampaio Corrêa apostou em um meio-campo mais fechado e nos contragolpes para tentar surpreender o Grêmio, porém, a equipe gaúcha teve as melhores oportunidades de gol no primeiro tempo e abriu o placar aos 35 minutos, com Diego Souza, que aproveitou uma sobra de bola na pequena área, após cabeçada no travessão de Bruno Alves. Na etapa final, mesmo com o Sampaio melhorando de produção, o Grêmio não teve maiores dificuldades para sustentar o resultado e confirmou a vitória com um gol de pênalti de Diego Souza, aos 32 minutos.

O tropeço em Porto Alegre fez o Sampaio Corrêa cair para a 10ª colocação da Série B, com 15 pontos conquistados em 13 partidas disputadas. Já o Grêmio, que chegou aos 21 pontos, assumiu a quarta posição da Segundona e depende de um tropeço do Sport, que terá um clássico pernambucano contra o Náutico neste sábado, no Estádio dos Aflitos, para permanecer na zona de acesso à Primeira Divisão.

Os próximos compromissos de Sampaio Corrêa e Grêmio na Série B estão marcados para a noite desta quinta-feira (23), às 21h30. Enquanto a Bolívia Querida encara a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte, a equipe gaúcha joga contra o CSA no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

O jogo

Com duas linhas de quatro atletas e tentando encontrar espaços no contragolpe, o Sampaio Corrêa dificultou a vida do Grêmio no começo de partida na Arena, porém, longe de criar perigo no campo de ataque. A equipe gaúcha teve as primeiras chances de gol: Pedro Geromel, aos 11 minutos, mandou a bola pela linha de fundo em chute de longa distância, e Gabriel Teixeira, aos 16, foi travado por Nilson Junior após receber passe na grande área e tentar a finalização.

Diante da dificuldade do Sampaio Corrêa em avançar e pressionar, o Grêmio se manteve no campo de ataque. Aos 20 minutos, Janderson tentou o cruzamento para a grande área, a zaga do Sampaio afastou, e Villasanti, na sobra, mandou a bola para fora. Pouco depois, aos 26, Villasanti deu um passe na medida para Janderson, que bateu cruzado e parou em grande defesa de Luiz Daniel.

De tanto insistir, o Grêmio abriu o placar aos 35 minutos: após cobrança de falta de Diogo Barbosa e desvio de cabeça de Bruno Alves, a bola bateu no travessão e ficou limpa para Diego Souza, que só teve o trabalho de desviar para o gol vazio. Atrás no placar, o Sampaio Corrêa tentou uma reação rápida, com André Luiz arriscando de longa distância aos 40 minutos, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Sampaio melhora, mas Grêmio confirma vitória na Arena

Animado com a vantagem do primeiro tempo, o Grêmio voltou para a etapa final com a mesma postura agressiva no campo de ataque. Logo aos quatro minutos, Gabriel Teixeira deu um passe na medida para Jhonata Varela, que finalizou para fora. O lance acordou com o Sampaio Corrêa, que tentou pressionar em seguida: aos oito minutos, Mateusinho recebeu passe na entrada da grande área, protegeu a bola e serviu Gabriel Poveda, que bateu forte, contou com desvio da zaga e fez Gabriel Grando se esticar para mandar a bola pela linha de fundo. Em seguida, o Sampaio teve uma série de três escanteios, que foi encerrada com Mateusinho conseguindo o cabeceio e Gabriel Grando, bem posicionado, segurando firme.

Trabalhando melhor a bola e encontrando espaços, o Sampaio Corrêa conseguiu equilibrar o duelo diante do Grêmio. Aos 19 minutos, Ygor Catatau tabelou com Mateusinho, bateu da entrada da área e quase acertou o ângulo esquerdo de Gabriel Grando. Sentindo o bom momento do Tubarão, o Grêmio voltou ao ataque e perdeu uma boa chance de ampliar a vantagem aos 21 minutos, com Gabriel Teixeira, que recebeu passe de Diego Souza e bateu firme, para mais uma difícil defesa de Luiz Daniel.

No momento em que tinha esperanças de buscar o empate na Arena, o Sampaio Corrêa sofreu um duro golpe: após Nilson Junior tocar a bola com a mão na grande área aos 32 minutos, Diego Souza cobrou pênalti com perfeição e anotou o segundo gol do Grêmio. Campaz, aos 41, ainda anotou o terceiro gol, após passe de Bitello, mas a arbitragem assinalou o impedimento. Depois disso, o Grêmio apenas esperou o tempo passar, enquanto o Sampaio Corrêa não conseguia avançar em busca do gol de honra.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO: Gabriel Grando; Natã (Thiago Santos), Pedro Geromel e Bruno Alves; Jhonata Varela, Bitello, Villasanti (Lucas Silva) e Diogo Barbosa (Nicolas); Janderson (Elias), Gabriel Teixeira (Campaz) e Diego Souza. Treinador: Roger Machado

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateusinho (Gabriel Furtado), Allan Godói, Nilson Junior e Lucas Hipólito; André Luiz (Lucas Araújo), Ferreira (Rafael Costa), Maurício e Eloir; Ygor Catatau (Eron) e Gabriel Poveda (William). Treinador: Léo Condé

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.