Liga de Basquete Feminino

Em encerramento da primeira fase da LBF, Sampaio Basquete vence o Sorocaba fora de casa

Tricolor enfrentará o Sport nas quartas de final da competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

- Atualizada em 13/06/2022 às 22h50
Lance da partida entre Sorocaba e Sampaio Basquete.
Lance da partida entre Sorocaba e Sampaio Basquete. (Marina Gouvêa / Pró-Esporte Sorocaba)

SOROCABA - O Sampaio Basquete encerrou sua participação na fase classificatória da Liga de Basquete Feminino (LBF) com mais uma grande vitória como visitante na noite desta segunda-feira (13). Em partida disputada no Ginásio da Escola Portal, a Bolívia Querida voltou a apresentar seu forte jogo coletivo e defesa sólida para derrotar o Sorocaba por 96 a 59. Foi o segundo triunfo da equipe maranhense sobre o time sorocabano na LBF 2022.

Mesmo garantido na segunda posição e encarando a equipe de pior campanha da LBF 2022, o Sampaio Basquete mostrou seriedade em quadra, segurou o bom início de Sorocaba na partida e teve um excelente aproveitamento na quadra de ataque. Depois de vencer o primeiro tempo por 42 a 28, o Tricolor continuou atento na defesa, impôs um ritmo forte na transição para o ataque e confirmou o triunfo no Ginásio da Escola Portal sem maiores sustos.

As principais atletas na vitória do Sampaio Basquete sobre Sorocaba foram a ala-pivô dinamarquesa Sofie Tryggedsson, que foi a cestinha tricolor com 15 pontos, a ala-armadora Tainá Paixão, eleita MVP (jogadora mais valiosa) da partida após marcar 14 pontos e distribuir cinco assistências, e a ala-pivô Gabi Guimarães, que registrou um duplo-duplo, com 11 pontos e 10 rebotes. A ala Patty e a pivô Érika também tiveram participação decisiva pelo Sampaio, marcando 11 pontos cada uma. Pelo Sorocaba, a pivô Jennifer Nonato foi a cestinha e conseguiu um duplo-duplo após marcar 21 pontos e pegar 11 rebotes.

Com o triunfo no interior paulista, o Sampaio Basquete encerra a fase classificatória da LBF 2022 na vice-liderança: a equipe maranhense venceu 14 das 18 partidas que disputou e registrou 77.8% de aproveitamento, atrás apenas do SESI Araraquara. Já o Sorocaba, que foi derrotado em todos os seus 17 duelos na competição nacional, está na última posição e fora da briga por uma vaga nos playoffs.

Agora, o Sampaio Basquete vive a expectativa pelo início dos playoffs da LBF 2022, onde terá o Sport como adversário nas quartas de final. A organização do torneio ainda não divulgou as datas e horários dos jogos entre a Bolívia Querida e o Leão, mas já se sabe que a série será definida em "melhor de três", com o primeiro duelo marcado para o Recife e os outros dois confrontos em São Luís, já que o Sampaio tem melhor campanha. O Sorocaba, por sua vez, faz seu último jogo na LBF 2022 na tarde desta quinta-feira (16), às 16h, diante do Catanduva, no Ginásio da Escola Portal.

O jogo

O Sampaio Basquete tentou impor sua superioridade em quadra desde o começo da partida, mas Sorocaba foi valente e fez um primeiro quarto equilibrado. Mesmo com bons lances da equipe sorocabana, a Bolívia Querida conseguiu abrir quatro pontos de vantagem, contando com ótimos arremessos de Patty no perímetro e o domínio de Érika no garrafão.

Durante o segundo quarto, Sorocaba chegou a liderar o placar, porém, o Sampaio Basquete voltou a dominar as ações: com ótimo aproveitamento nos arremessos, trabalho em equipe e defesa sufocante, o Tricolor foi para o intervalo com a vitória parcial por 42 a 28.

Mesmo com a vitória encaminhada, o Sampaio Basquete manteve o ímpeto ofensivo, com Gabi Guimarães sólida no garrafão e Sofie Tryggedsson acertando arremessos importantes de longa distância. Com o ataque funcionando bem e a defesa fechando os espaços de Sorocaba, o Sampaio venceu o terceiro período por 30 a 13 e praticamente encaminhou a vitória.

Já no último quarto, o Sorocaba esboçou uma reação, liderado por Jennifer Nonato, porém, o Sampaio Basquete não se acomodou, continuou trabalhando bem a bola na quadra de ataque, ampliou a vantagem e garantiu a vitória, liderado por boas jogadas de Sofie Tryggedsson e Tainá Paixão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.