Série B

Com atuação dominante, Sampaio Corrêa derrota o Náutico no Castelão

Tricolor se recupera de tropeços fora de casa e sobe na classificação da Série B.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 10/06/2022 às 21h23
Pimentinha comemora: o Sampaio Corrêa venceu o Náutico no Castelão.
Pimentinha comemora: o Sampaio Corrêa venceu o Náutico no Castelão. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Pressionado por tropeços consecutivos como visitante contra Novorizontino e Criciúma no Campeonato Brasileiro Série B, o Sampaio Corrêa deu uma bela resposta ao torcedor tricolor no Estádio Castelão e fez uma de suas melhores atuações na temporada na noite desta sexta-feira (10). Em partida válida pela 12ª rodada da Segundona, a Bolívia Querida foi dominante e não teve maiores dificuldades para derrotar o Náutico por 2 a 0, resultado que afasta a equipe maranhense da zona de rebaixamento e lhe coloca novamente na briga pelas primeiras posições da competição nacional.

Focado em se recuperar na classificação da Série B, o Sampaio Corrêa foi para cima do Náutico desde o começo da partida e acumulou chances de gol. O goleiro Lucas Perri salvou o Timbu em vários momentos, com direito a uma grande defesa em cobrança de pênalti de Gabriel Poveda aos 16 minutos, mas a pressão da Bolívia Querida surtiu efeito antes do intervalo: Pimentinha abriu o placar para o Sampaio aos 38 minutos, e Gabriel Poveda se redimiu do erro na penalidade aos 45, balançando as redes após passe de Pimentinha. Na etapa final, o Tricolor continuou desperdiçando oportunidades, mas confirmou a vitória diante de sua torcida no Castelão.

Com a vitória em casa, o Sampaio Corrêa chegou aos 15 pontos e assumiu temporariamente a sétima posição da Série B. A distância da Bolívia Querida para o Sport, equipe de pior campanha no G4, é de três pontos, mas o time pernambucano tem um jogo a menos. Já o Náutico, com 12 pontos, permanece na 15ª posição da Segundona e depende de uma combinação de resultados para não encerrar a rodada na zona de rebaixamento.

Depois de uma "maratona" de três jogos em sete dias, o Sampaio Corrêa terá uma semana de descanso e preparação para o próximo compromisso na Série B, que será na manhã do próximo sábado (18), às 11h, diante do Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Também no sábado, mas às 18h30, o Náutico encara um clássico pernambucano contra o Sport, no Estádio dos Aflitos.

O jogo

Empurrado pela torcida, o Sampaio Corrêa tentou pressionar o Náutico no começo de partida, mas o Timbu se segurou bem e ainda teve a primeira grande chance de gol no Castelão: aos nove minutos, Nascimento recebeu passe em profundidade de Amarildo e ficou cara a cara com Luiz Daniel, mas chutou a bola em cima do goleiro da Bolívia Querida. Depois do susto, o Sampaio acordou e tentou uma resposta rápida aos 11, com Allan Godói, que aproveitou cobrança de escanteio, cabeceou firme e obrigou Lucas Perri a fazer grande defesa. Pouco depois, aos 14, Nilson Junior também apareceu como elemento surpresa do Tricolor em escanteio na grande área e mandou a bola pela linha de fundo.

Dominante, o Sampaio Corrêa teve uma grande oportunidade para abrir o placar aos 16 minutos, após Mateusinho ser derrubado na grande área por Bruno Bispo e a arbitragem marcar a penalidade. Gabriel Poveda, entretanto, desperdiçou a cobrança do pênalti, que foi defendido por Lucas Perri. Em seguida, aos 21, André Luiz arriscou o chute forte da entrada da área, e Lucas Perri, bem posicionado, segurou firme e salvou o Náutico mais uma vez.

A pressão do Sampaio Corrêa sobre o Náutico teve continuidade na reta final do primeiro tempo: Ygor Catatau, aos 33 minutos, e Gabriel Poveda, aos 36, tiveram boas chances pelo Tricolor, mas não conseguiram abrir o placar. De tanto insistir, o Sampaio abriu o placar aos 38, com Pimentinha, que foi lançado na ponta-direita, passou como quis por Júnior Tavares e chutou forte, no alto, sem chances para Lucas Perri. Animado, o Tubarão continuou no ataque e ampliou a vantagem aos 45, após Pimentinha fazer nova jogada individual pela direita e dar um passe na medida para Gabriel Poveda, que bateu firme para o fundo do gol.

Sampaio perde chances, mas confirma vitória tranquila

Precisando de uma reação imediata, o Náutico avançou suas linhas e quase diminuiu o prejuízo logo aos quatro minutos: após passe em profundidade, Amarildo driblou Allan Godói e bateu firme, mas Luiz Daniel salvou o Sampaio Corrêa. O Tricolor não demorou a responder: Pimentinha, aos sete minutos, arriscou o chute cruzado pela linha de fundo, e Ygor Catatau, aos oito, mandou a bola na trave após receber cruzamento de Ferreira.

Sentindo o bom momento, o Sampaio Corrêa voltou a assustar o Náutico aos nove minutos. Após cobrança de falta de Mateusinho na grande área, André Luiz conseguiu o desvio de cabeça, e Lucas Perri salvou o Timbu mais uma vez. Depois disso, o Tricolor até reduziu o ritmo, mas a equipe pernambucana não aproveitou e só chegou com perigo aos 28 minutos, em cobrança de falta de Jean Carlos, que passou muito perto do ângulo esquerdo de Luiz Daniel.

Satisfeito com o resultado e sentindo o abatimento do Náutico, o time do Sampaio Corrêa passou a trocar passes no meio-campo, esperando o tempo passar, mas continuou criando chances quando encontrava espaços na defesa alvirrubra. Eron, aos 48, aproveitou erro da defesa do Náutico, chutou forte e obrigou Lucas Perri a fazer uma defesa em dois tempos. Já Renatinho, aos 50, teve uma boa oportunidade em cobrança de falta e mandou a bola por cima do gol, mas nada que diminuísse a alegria do Sampaio por mais uma vitória em casa na Série B.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateusinho (Maurício), Allan Godói, Nilson Junior e Lucas Hipólito; André Luiz, Ferreira (Lucas Araújo) e Rafael Vila (Renatinho); Pimentinha (Eron), Ygor Catatau e Gabriel Poveda (Rafael Costa). Treinador: Léo Condé

NÁUTICO: Lucas Perri; Thássio, Wellington, Bruno Bispo e Júnior Tavares (Robinho); Djavan, Rhaldney (Léo Passos), Nascimento (Ralph), Pedro Victor e Jean Carlos; Amarildo (Júlio). Treinador: Roberto Fernandes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.