Previsão do Tempo

Maranhão tem alerta de chuvas intensas e ventos de até 60 km/h

Segundo o Inmet, há perigo potencial de chuvas intensas no Leste, Norte e Oeste Maranhense.

Imirante

Atualizada em 30/05/2022 às 15h21
Previsão é de mais chuvas no Maranhão.
Previsão é de mais chuvas no Maranhão. (Foto: Paulo Sores/Grupo Mirante)

MARANHÃO -  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (30), alerta amarelo que representa perigo potencial de chuvas e ventos intensos nas próximas horas para o Leste, Norte e Oeste Maranhense.

 Nestas áreas, a chuva é esperada entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há também, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os alertas são válidos até 10h desta quarta-feira (4). 

Saiba como evitar acidentes e transtornos:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  •  Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. 
  • Em caso de alto risco, a população deve procurar ajuda junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.
  • Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios). Também não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico;

    Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo.

    Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento pelo número 116 e para o Corpo de Bombeiros da cidade.

    Em casos de alagamento, procure um local, longe de postes e árvores, e espere o nível da água baixar. Mas, se notar que o carro está sendo arrastado pela água, abandone o veículo e procure um local seguro. Por segurança e após avaliação técnica em áreas alagadas, às vezes, é necessário fazer o desligamento da energia, com o propósito de evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Logo que o nível da água baixar, a energia voltará a ser religada com segurança para todos

 

Dicas para os motoristas em período de chuva:

  • Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade.
  • Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores.
  • Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência.
  • Não fume, isso evita o embaçamento do vidro.
  • Não use as poças d’água para “lavar” seu veículo. Muitos acidentes começam assim.
  • Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir, acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.