Troféu Mirante 2021

Concentração e estratégia marcam indicados na modalidade xadrez

Fernando Medrado, Henrique Haiashi e Valéria Gonçalves são concorrentes

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h34
Programa especial do Troféu Mirante será exibido no dia 12 de fevereiro
Programa especial do Troféu Mirante será exibido no dia 12 de fevereiro

SÃO LUÍS – Os indicados desta quinta-feira (20) na série do Imirante do Esporte sobre os indicados do Troféu Mirante 2021 são do xadrez, esporte que exige muita estratégia e poder de concentração. E nesta modalidade Fernando Medrado, Henrique Haiashi e Valéria Gonçalves são os concorrentes. Lembrando que a cerimônia presencial de premiação foi adiada por causa do crescimento dos números de casos de Covid-19 e síndromes gripais no estado. Um programa especial, que será exibido no dia 12 de fevereiro, ao vivo, após o Jornal Hoje, no qual os apresentadores Heloísa Batalha e Matheus Sampaio receberão todos os atletas indicados e, no palco, os atletas de cada modalidade serão premiados.

LEIA MAIS

Vida na água e máxima concentração: os concorrentes na Natação

Conheça os indicados na modalidade Karatê

Técnica é um dos segredos dos indicados no Jiu-Jitsu

Por causa dessa mudança, o processo de votação do Troféu Mirante segue até o dia 31 de janeiro. São 27 modalidades na disputa. Para votar é só acessar o endereço grupomirantema.com/trofeumirante/2021/indicados/. No link, consta a lista dos candidatos e, abaixo da lista, em uma barra “Clique Aqui Para Votar no Seu Atleta Favorito”, é possível registrar o voto.

Fernando Medrado

Fernando Medrado domina circuitos de xadrez no maranhão
Fernando Medrado domina circuitos de xadrez no maranhão

Medrado é campeão absoluto de quatro etapas do Circuito Ludoviscense de Xadrez 2021, campeão maranhense absoluto na modalidade “21 min” e vice-campeão maranhense na modalidade “blitz (3min+2seg). E ele foi sobre suas expectativas para a premiação. “Estou muito feliz pela indicação, e, para mim, particularmente, o fato de ter sido indicado já é como se fosse uma recompensa, como se fosse um prêmio. Só é indicado aquele que teve algum tipo de destaque no ano, nas competições, isso para todos os esportes, e foi reconhecido pela federação da qual faz parte, no meu caso a Federação Maranhense Xadrez, na pessoa do Bosco Lima, que é o presidente. Então, só o fato de a gente ser reconhecido pela federação que a gente faz parte já é como se fosse uma premiação”, disse o atleta.

Henrique Haiashi

Henrique Haiashi, com apenas seis anos, tem currículo de gente grande
Henrique Haiashi, com apenas seis anos, tem currículo de gente grande

Com apenas seis anos de idade, o jovem atleta Henrique Haiashi chega com um currículo de gente grande. Em pouco tempo de carreira, o atleta acumula um título do Circuito Ludoviscense Sub-08, é campeão paulista escolar, brasileiro escolar e pan-americano blitz. Ele á foi convidado para o Projeto Futuros Olímpicos do Brasil e ganhou o título de Mestre Nacional de Xadrez. Haiashi ainda tem um vice-campeonato brasileiro “dente de leite clássico” e um vice brasileiro “dente de leite blitz”, além de um 3ª lugar V Etapa do Circuito Internacional da Cordilheira dos Andes.

“Apesar dos títulos, o mais importante foi a minha evolução no esporte. Além de entrar no projeto futuros olímpicos e me tornar mestre nacional de xadrez, acredito que mereço bastante o Troféu Mirante”, disse o Haiashi, mostrando muita personalidade.

Valéria Gonçalves

Valéria Gonçalves é destaque maranhense e nacional na modalidade
Valéria Gonçalves é destaque maranhense e nacional na modalidade

Valéria Gonçalves deixa ainda mais acirrada a disputa pelo troféu na modalidade xadrez. Ela foi “destaque feminino” na I Etapa do Circuito Ludovicense de Xadrez Escolar, “destaque feminino” na I Etapa do Circuito Q-Ball de Xadrez Blitz e também na II Etapa do Circuito Ludovicense de Xadrez Escolar. Valéria ficou ainda com um 3º lugar no IV Torneio de Xadrez Feminino CIL online é e vice-campeã brasileira de xadrez por equipe do Jogos Universitários Brasileiro 2021 – JUBS.

“Primeiramente eu gostaria de agradecer a Deus, a minha família, meus amigos e ao Circuito Ludoviscense de Xadrez Escolar, pelo apoio em todas as fases da minha caminhada. Para mim, é uma grande vitória ter sido uma das indicadas ao Troféu Mirante em meio a tantos homens. Esse é o momento impar da minha carreira no xadrez e é uma grande honra ser uma das poucas mulheres maranhenses que estão envolvidas em um esporte tão fascinante como o xadrez. É um grande orgulho representar o Maranhão nas grandes competições do Brasil. E poder carregar o título de vice-campeã brasileira de xadrez por equipes. Espero que a minha indicação sirva de incentivo para outras atletas que sonham em chegar, não só ao Troféu Mirante, mas também ao topo dos campeonatos brasileiro”, disse Valéria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.