Na memória

Novo Costa Rodrigues resgata lembranças de pai e filho

Tradicional ginásio marcou momentos especiais para a família Maluf.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
Alim Maluf Filho e Alim Maluf Neto relembram histórias do Costa Rodrigues.
Alim Maluf Filho e Alim Maluf Neto relembram histórias do Costa Rodrigues. (Biaman Prado/O Estado)

SÃO LUÍS – Pode até ser clichê, mas realmente é um filme que passa para quem disputou partidas no Ginásio Costa Rodrigues e hoje se depara com o ginásio completamente reformado. Muito mais do que as disputas acirradas dentro de quadra, o “renascimento” do Costa Rodrigues é um exemplo de que o esporte pode formar cidadãos de caráter, principalmente quando os pais estão presentes no dia a dia do jovem atleta.

A presença dos pais nas arquibancadas em dias de jogos de futsal era um ingrediente a mais para o hoje advogado Alim Maluf Neto. Ex-goleiro de futsal da extinta equipe do Girassol, Alim Neto é um exemplo de que ter os pais por perto foi fundamental para seu crescimento para a vida.

“Desde o começo, quando eu comecei a jogar, meu pai e minha mãe nos acompanhavam. Eles sentavam sempre no cantinho do ginásio e assistiam todos os nossos jogos, tanto os meus quanto o do meu irmão. Fica essa lembrança do acompanhamento, de eles estarem perto da gente vibrando, torcendo, na alegria e na tristeza de cada vitória e derrota. Foi isso que fez o nosso caráter, fez a nossa história como atleta e que fica realmente essa lembrança boa da nossa vida de atleta e de estudante”, disse Alim Neto.

Em dos momentos mais marcantes para o ex-goleiro de futsal foi a histórica vitória do Girassol sobre a equipe do Sumov, que tinha jogadores que formavam a base da Seleção Brasileira na época. “Passa um filme na cabeça da gente, dos momentos felizes que passamos no Costa Rodrigues. Este ginásio foi o berço de todos nós que jogamos nas décadas de 80 e 90. Ainda tem o pessoal mais antigo que fez parte desta história. E hoje ver ele reconstruído passa uma emoção muito grande de tudo que passamos aqui: ginásio lotado em finais de Jogos Escolares, campeonatos estaduais de futsal, a histórica classificação da equipe do Girassol contra o Sumov, que era a base da Seleção Brasileira, em uma partida que o Girassol venceu por 5 a 2”, destacou.

E tais lembranças também são compartilhadas pelo pai. Ex-secretário de Esportes, Alim Maluf Filho, fazia questão de estar sempre por perto dos filhos em dia de jogos. Desportista nato, Alim Maluf Filho não consegue esquecer da época em que o Costa Rodrigues pulsava nas decisões de futsal.

“Vi muitos jogos do Alim Neto e do João Paulo aqui em decisões de campeonatos de futsal. Aqui ficava lotado. A festa nas finais de campeonatos eram maravilhosas. Desde o Sub-15 eu acompanho o Alim Neto e, a cada decisão, era uma festa grande”, comentou.

“É um grande resgate que foi feito no governo da Roseana em reconstruir e ampliar o ginásio. Espero que daqui para frente os atletas, os dirigentes do Maranhão tenham mais carinho, mais cuidado com este ginásio porque ele realmente marcou uma passagem muito grande do esporte do Maranhão. Aqui se jogou JEMs, campeonatos inter-estaduais e até internacionais nesta quadra. E por isso é que eu fico muito feliz”, concluiu Alim Maluf Filho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.