Atividade física

Projeto de fisiculturismo leva qualidade de vida a maranhenses

"Academia ao Ar Livre" começará em Barreirinhas neste fim de semana.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

SÃO LUÍS – Ter saúde é fundamental para aguentar a cansativa rotina diária. Mas não basta querer ser saudável. É preciso ir em busca de uma melhor qualidade de vida. E isso passa muito pela realização de atividades físicas e ter uma boa alimentação. E estes dois requisitos fazem parte do “Academia ao Ar Livre”, projeto que será desenvolvido a partir deste fim de semana pela Federação Maranhense de Culturismo, Musculação e Fitness, com o patrocínio da Tim por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O objetivo do projeto é conscientizar as pessoas de nove cidades maranhenses sobre a necessidade de praticar exercícios físicos regularmente e, para isso, são montadas realmente academias ao ar livre com toda a estrutura necessária para atender a população. E a cidade de Barreirinhas recebe a primeira edição do projeto, que irá prosseguir até novembro.

“O projeto será desenvolvido a partir de uma parceria com a Tim para estarmos divulgando a nossa modalidade e proporcionar exercícios físicos para os maranhenses e, assim, dar oportunidades para que as pessoas tenham mais qualidade de vida. Esta iniciativa da Tim em apoiar o esporte maranhense é louvável porque vai levar saúde aos maranhenses. E o ‘Academia ao Ar Livre’ é fruto também do trabalho da federação. Ficamos felizes em agregar parceiros. Tenho certeza de que o projeto tem tudo para evoluir”, comentou o presidente da Federação Maranhense de Culturismo, Musculação e Fitness, Rômulo Waquim Gomes.

O “Academia ao Ar Livre” dá seu pontapé inicial na cidade de Barreirinhas neste fim de semana. O projeto é constituído por duas etapas em cada município: social e esportiva. A primeira delas, a social, consiste na divulgação e explicação dos benefícios das atividades físicas diariamente. Diversas palestras com temas variados serão ministradas à população de forma gratuita. A importância de uma boa alimentação, o treinamento para a saúde e a suplementação alimentar são alguns temas que serão abordados nestas palestras.

 Apresentações de fisiculturismo ocorrerão durante projeto. (Foto: Paulo Soares/O Estado)
Apresentações de fisiculturismo ocorrerão durante projeto. (Foto: Paulo Soares/O Estado)

Como parte das atividades, a Federação Maranhense de Culturismo, Musculação e Fitness promoverá, ainda, um concurso de fitness com os atletas de cada cidade em que o projeto “Academia ao Ar Livre” for desenvolvido. Os vencedores do concurso participarão do Campeonato Maranhense de Culturismo, Musculação e Fitness.

“Queremos estimular o surgimento de novos atletas. Concursos desta natureza são importantes para descobrirmos talentos, que irão se aperfeiçoar aos poucos. O concurso é destinado àquelas pessoas que já treinam nas academias em suas cidades e que, no futuro, possam em se tornar atletas para representar o Maranhão nas competições nacionais e internacionais”, revelou o presidente da federação.

Durante o concurso, alguns dos principais nomes do fisiculturismo maranhense estarão realizando apresentações da modalidade e participando de seções de fotos com o público de cada cidade. Ao final, haverá uma festa comandada pelo DJ Arsênio Filho.

No entanto, o “Academia ao Ar Livre” não se restringe a apenas explicar sobre os benefícios das atividades físicas à saúde. O projeto incentiva, ainda, as pessoas a realmente começarem a se exercitar. Para isso, a segunda etapa do projeto é a esportiva, que consiste na montagem de academias ao ar livre.

Em cada cidade, o projeto leva todos os equipamentos para a prática das atividades físicas. Acompanhados por profissionais capacitados, as pessoas se exercitam nestas academias que ficarão em cada localidade por um determinado período e participam de aulões de fitness.

Próximas cidades

Após a realização do “Academia ao Ar Livre” na cidade de Barreirinhas, que ocorre entre os dias 19 e 29 de julho, o projeto seguirá para São José de Ribamar entre os dias 1º e 12 de agosto. As demais cidades maranhenses que receberão o “Academia ao Ar Livre” serão São Luís, Açailândia, Pinheiro, Raposa, Caxias, Bacabal e Paço do Lumiar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.