Campeonato Maranhense

De virada, Imperatriz vence e elimina o São José de Ribamar

O Cavalo de Aço decidirá o título maranhense com o Sampaio Corrêa.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Arte: Mauricio Araya / Imirante)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – Pela segunda vez em três temporadas, o Imperatriz está na final do Campeonato Maranhense. Depois de conquistar uma vitória expressiva na primeira partida das semifinais, diante do São José de Ribamar, o Cavalo de Aço voltou a campo na noite desta quarta-feira (22), tendo que lidar com a pressão do Peixe-Pedra e do ‘caldeirão’ do Estádio Dario Santos. Os anfitriões até começaram bem e mostraram que não venderiam barato a vaga na final, mas o Imperatriz foi valente e confirmou a vaga na decisão com uma vitória, de virada, por 4 a 2.

Precisando de uma vitória por três gols de diferença, o São José de Ribamar foi ao ataque e abriu 2 a 0 em apenas 16 minutos, com Juninho Pindaré, de pênalti, e Shailison. Depois do bom momento do Peixe-Pedra, foi a vez do Imperatriz atacar e buscar o empate, através de uma cobrança de falta de Rubens e com a precisão de Júnior Chicão. Na etapa final, o Cavalo de Aço confirmou o resultado com gols de Cris e Júnior Tatu.

Com as duas vitórias na série, o Imperatriz venceu por 8 a 3 no resultado agregado e está de volta a uma decisão do Estadual. Ao lado de Bacabal e JV Lideral, o Cavalo de Aço é um dos únicos times do interior a conquistar o principal título do futebol maranhense e terá a terceira chance de conquistar o bicampeonato: em 2007 e 2013, o Imperatriz foi derrotado pelo Maranhão Atlético na decisão. Além disso, o Colorado voltará a disputar o Campeonato Brasileiro Série D, a Copa do Brasil e estreará na Copa do Nordeste em 2016. O São José de Ribamar, por sua vez, entra de férias.

Na decisão, o Imperatriz fará dois jogos contra o Sampaio Corrêa, sendo o primeiro deles neste domingo (26), no Estádio Castelão. A última partida da série será disputada no Estádio Frei Epifânio e o Cavalo de Aço terá a vantagem de jogar por um empate no placar agregado, já que terminou a primeira fase com uma campanha melhor que a do Bolivão.

O jogo

Com o apoio da torcida e precisando de três gols para se classificar, a postura do São José de Ribamar não poderia ser outra: time no ataque, pressionando o Imperatriz. Logo aos quatro minutos, o Peixe-Pedra abriu o placar: após Fábio Ricardo ser derrubado na grande área pela defesa colorada, Juninho Pindaré cobrou o pênalti e fez a festa no Dario Santos. Grande revelação do São José no Estadual, Shailison ampliou a vantagem dos anfitriões aos 16 minutos e manteve as esperanças de sua equipe, que precisava de apenas um gol para se classificar.

Acuado, o Imperatriz tentou manter a calma e não demorou a ser premiado por isso. Aos 20 minutos, Rubens cobrou falta e contou com a falha do goleiro Joanderson para descontar a favor do Cavalo de Aço. Depois disso, restou ao Imperatriz segurar a pressão do São José e buscar o empate: aos 37 minutos, Júnior Chicão teve a oportunidade e não desperdiçou, anotando o seu quinto gol no Estadual.

No segundo tempo, o Imperatriz controlou as ações e praticamente definiu a série com o gol de Cris, aos oito minutos. O São José, perdido em campo, ainda teve que lidar com a expulsão de Juninho Pindaré. Mesmo esperando o tempo passar para comemorar, o Cavalo de Aço decretou a vitória aos 36 minutos, com o gol de Júnior Tatu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.