Olimpíada

Maranhense Rayssa Leal é medalhista mais jovem dos Jogos Olímpicos em 85 anos

Rayssa Leal competiu na categoria street junto com a japonesa Momiji Nishiya.

Imirante Esporte, com informações da BBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
A ‘Fadinha do Skate’, como é carinhosamente conhecida por muitos, ganhou a medalha de prata na madrugada desta segunda-feira (26).
A ‘Fadinha do Skate’, como é carinhosamente conhecida por muitos, ganhou a medalha de prata na madrugada desta segunda-feira (26). (Wander Roberto / COB)

TÓQUIO (JAPÃO) – A skatista maranhense Rayssa Leal, de 13 anos, tornou-se a brasileira mais jovem a conquistar uma medalha em uma Olimpíada, em toda a história dos Jogos Olímpicos de Verão. A ‘Fadinha do Skate’, como é carinhosamente conhecida por muitos, ganhou a medalha de prata na madrugada desta segunda-feira (26).

Leia também:

Rayssa Leal faz Brasil vibrar com medalha de prata e viraliza nas redes sociais

Rayssa Leal competiu na categoria street junto com a japonesa Momiji Nishiya. A skatista do Japão se tornou a segunda medalhista de ouro mais jovem da história — um recorde que permanece intacto desde 1936.

As olimpíadas de Tóquio 2020, ficarão marcadas pela estreia do skate na modalidade dos jogos olímpicos, o esporte costuma ter atletas bastante jovens competindo desde cedo. A idade das três medalhistas na categoria street chamou atenção: as duas primeiras têm 13 anos e a medalhista de bronze (a japonesa Funa Nakayama), 16. As idades somadas de todas as atletas do pódio é 42 anos.

Nos 125 anos de Jogos Olímpicos, poucos foram os atletas que com menos de 14 anos conquistaram o pódio. Desde as Olimpíadas de Berlim, em 1936, Rayssa Leal é a brasileira, mais jovem a receber uma medalha olímpica.

Um pouco antes de Rayssa Leal, a atleta mais jovem pelo Brasil era Rosângela Santos que no revezamento 4x100m que levou bronze em Pequim 2008. Na época ela tinha 17 anos, mas só ganhou a medalha nove anos depois da prova.

Mistério

Desde os primeiros jogos olímpicos, há poucas informações sobre a idade dos atletas que participam da competição. Um dos grandes segredos, envolve a participação de um atleta da equipe holandesa de remo, nas Olimpíadas de Paris de 1900. A equipe holandesa teria recrutado uma criança da França, para sua embarcação.

Alguns afirmam que pelo peso das crianças na época, a idade delas equivaliam entre 7 e 14 anos de idade.

Atletas mais jovens

De acordo com os dados oficiais dos Jogos Olímpicos, são raros os atletas que, assim como Rayssa Leal, conquistaram medalhas antes dos 14 anos.

Segundo informações do site BBC, O mais jovem medalhista olímpico da história (que se tem registro) é Dimitrios Loundras, que fez parte da equipe de ginastas das barras paralelas da Grécia na Olimpíada de 1896, a primeira da era moderna.

Ainda de acordo com a BBC, a segunda medalhista mais jovem da história dos Jogos — e a mais jovem no feminino — é Luigina Giavotti, que aos 11 anos de idade e 302 dias ganhou prata como parte da equipe de ginastas das Itália na Olimpíada de Amsterdã de 1928.

Nos últimos anos

Rayssa Leal, com seus 13 anos, é um pouco mais jovem que outros competidores olímpicos passados como a saltadora chinesa Fu Mingxia (ouro em Barcelona 1992 na plataforma de 10 metros; aos 13 anos e 345 dias) e a ginasta americana Dominique Moceanu (medalhista de ouro em equipe em Atlanta 1996; aos 14 anos).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.