LIMA (PERU) - Chegou a hora. Após um mês de muita expectativa, Flamengo e River Plate disputam a primeira final em jogo único da história da Copa Libertadores na tarde deste sábado (23), no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Campeão da principal competição da América do Sul em apenas uma oportunidade, nos tempos de Zico e companhia, o Rubro-Negro luta para encerrar um jejum de 38 anos e fazer a festa de uma geração inteira de torcedores, enquanto Los Millonarios, atuais campeões da Libertadores, buscam o quinto troféu na capital peruana. A decisão entre Flamengo e River Plate começa às 17h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo da rádio Mirante AM.
Dono da maior torcida do país e um dos maiores campeões nacionais, com seis conquistas da Série A e três Copas do Brasil, o Flamengo tem a Copa Libertadores entalada na garganta, como uma verdadeira obsessão. Depois da conquista de seu único título sul-americano, em 1981, o Rubro-Negro passou longe de um novo troféu e acumulou eliminações vexatórias, principalmente no Século 21. O cenário, entretanto, mudou radicalmente para o Flamengo nesta temporada, com a chegada do técnico português Jorge Jesus, que construiu uma equipe de ataque avassalador e conquistou resultados bem expressivos: além de chegar à decisão da Libertadores e encaminhar o sétimo título do Brasileirão, a equipe carioca está invicta há 25 jogos.
Classificado para a final da Copa Libertadores após passar por Emelec, Internacional e Grêmio nos mata-matas anteriores, o Flamengo chega a Lima confiante, sem qualquer lembrança dos vexames das últimas participações no torneio sul-americano. Em grande fase dentro de campo e com uma torcida eufórica, o Rubro-Negro está pronto para buscar a segunda Copa de sua história. "Será um dia muito especial para todos nós. É incrível o que estamos vivendo. Será um dia para ficar para a história. O time vem numa crescente muito grande. Temos que aproveitar esse momento", afirmou o meia uruguaio De Arrascaeta, em entrevista ao site da CBF.
Para a final no Estádio Monumental, Jorge Jesus deve lançar o Flamengo com força máxima: poupado do jogo contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, por causa de dores musculares, o zagueiro espanhol Pablo Marí está confirmado na formação titular, ao lado de Rodrigo Caio. Mais uma vez, o Rubro-Negro aposta suas fichas em sua poderosa dupla de ataque, formada por Gabriel e Bruno Henrique, que já balançaram as redes 12 vezes nesta edição da Copa Libertadores. Entre os reservas, destaque para a presença dos meias Diego e Reinier, além do atacante Vitinho.
Apesar da confiança, o Flamengo não terá vida fácil na decisão da Copa Libertadores. Do outro lado do campo, estará um River Plate que vive o melhor momento de sua história e coleciona títulos continentais nos últimos cinco anos: além de ganhar a Libertadores em 2015 e 2018, Los Millonarios conquistaram a Copa Sul-Americana em 2014 e faturaram a Recopa em três oportunidades (2015,2016 e 2019). O responsável por esse forte River Plate é Marcelo "Muñeco" Gallardo, ídolo do clube argentino como jogador e considerado o maior treinador do clube em 118 anos.
Com Marcelo Gallardo, o River Plate se tornou um time de obediência tática impressionante, que valoriza a posse de bola, cria espaços com facilidade e se adapta sem sustos a qualquer adversário. Uma prova disso foi a semifinal da Libertadores, contra o Boca Juniors, seu maior rival: adepto de uma postura ofensiva no primeiro duelo em casa, o River soube se defender bem em La Bombonera e garantiu a classificação. Contra o Flamengo, Los Millonarios devem apostar na paciência, sabendo a hora certa de defender, cadenciar e atacar.
Assim como o Flamengo, a equipe do River Plate não deve sofrer mudanças radicais para a final da Copa Libertadores. Ainda em Buenos Aires, Marcelo Gallardo testou um esquema tático com a entrada do zagueiro chileno Paulo Diaz, deixando o River com cinco homens na linha de defesa, mas a tendência é que a equipe argentina atue com a base dos últimos jogos. O ponto forte do River é o meio-campo, com o experiente Enzo Perez e o talentoso Ignacio Fernandez. No banco, os destaques dos Millonarios são os atacantes Scocco e Pratto, além do meia colombiano Juan Quintero.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Monumental (Lima - Peru)
Horário (de Brasília): 17h
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Rios (Chile)
FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e De Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel. Treinador: Jorge Jesus
RIVER PLATE: Armani; Montiel, Pinola, Martinez Quarta e Casco; Enzo Perez, Ignacio Fernandez, Palacios e De La Cruz; Borré e Suarez. Treinador: Marcelo Gallardo
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.